(Enade 2018) O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia

(Enade 2018) O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia.

O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia

Considerando o quadro apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas às aproximações entre a Escola Inglesa e o Construtivismo.

I. Trata-se de abordagens teóricas de middle ground (de via média), uma vez que estabelecem pontos de diálogo entre abordagens teóricas e epistemológicas tomadas como antagônicas: as perspectivas do primeiro grande debate e o debate entre o positivismo e pós-positivismo, respectivamente.

II. Ambos apoiam-se na construção de conceitos que servem como ferramentas de interpretação da complexidade do internacional: os conceitos de sistema internacional, sociedade internacional e sociedade mundial estão para a Escola Inglesa assim como as noções de culturas de anarquia estão para o Construtivismo.

III. A noção de sistema internacional tal como definida pela Escola Inglesa está para a cultura hobbesiana de anarquia assim como a concepção de sociedade internacional definida pelos britânicos está para a cultura kantiana de anarquia.

IV. A identificação de uma sociedade de Estados na cultura lockeana de anarquia corresponde, em boa medida, à concepção estadocêntrica de sociedade internacional presente na literatura da Escola Inglesa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Se a ascensão dos partidos da classe trabalhadora foi um importante subproduto da democratização, a ascensão do nacionalismo na política foi outro.

GABARITO:
E) I, II e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU (Organização das Nações Unidas) nas viagens e sofria quando a ONU sofria.

Comentários