(Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU

(Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU (Organização das Nações Unidas) nas viagens e sofria quando a ONU sofria. Na sua longa carreira, viu extremistas religiosos e militantes refugiarem-se em campos da ONU, onde vendiam os alimentos a eles enviados para comprar armas com o dinheiro arrecadado. Viu chefes guerreiros se transformarem em mercadores de carros usados, vendendo Land Cruisers roubados da ONU (repintados, mas ainda com matrícula da ONU).

Viu orgulhosos soldados britânicos e franceses da tropa de paz serem privados das suas armas, algemados em postes e transformados em escudos humanos. Mas o que mais o chateava eram as feridas que a ONU se autoinfligia. Enquanto os vilões nas zonas da guerra eram previsivelmente maus, ele, muitas vezes, se sentia frustrado com os pecados dos supostos “bonzinhos” que tinham passaportes da ONU ou ostentavam as suas boinas.
uma biografia de Sérgio Vieira de Mello.
Alfragide: Casa das Letras, 2010, p. 30 (adaptado).

Considerando esse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A prestação de contas sobre crimes cometidos durante Missões de Paz, como, por exemplo, o abuso sexual, é uma responsabilidade compartilhada entre a ONU e os Estados-membros integrantes das forças militares.

PORQUE

II. As Missões de Paz são forças multinacionais organizadas pela ONU, com aprovação e objetivos designados pelo Conselho de Segurança, para desenvolver atividades pacíficas e humanitárias, tais como monitoramento de cessar fogo, supervisão de retirada de tropas e reassentamento de refugiados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O quadro a seguir apresenta informações sobre as três culturas da anarquia.

GABARITO:
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Nos Estados desenvolvimentistas, a parceria é tão importante quanto a autonomia. A parceria, da forma aqui usada, implica um grupo concreto de conexões que ligam o Estado íntima e agressivamente a grupos sociais particulares com os quais o Estado compartilha projetos conjuntos de transformação.
(Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU (Enade 2018) Vieira de Mello carregava uma cópia encadernada a couro da Carta da ONU Reviewed by Redação on fevereiro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.