(Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga



(Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares (AL), foi reconhecida em 1988 como Patrimônio Cultural Brasileiro e, recentemente, em maio de 2017, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Conforme consta nas diretrizes de gestão do dossiê de candidatura a Patrimônio Cultural do Mercosul, uma das ações previstas para o fomento do desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades é a criação de um projeto de turismo de base comunitária. Além disso, há propostas para proteção do patrimônio natural e cultural e para a implantação do Centro de Interpretação da Cultura Negra, com a finalidade de dinamizar ações de valorização e promoção dessa cultura e fortalecer as iniciativas de comunidades tradicionais quilombolas residentes entorno da Serra da Barriga.
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/>.
Acesso em: 14 jul. 2018 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que

A) o projeto de turismo na comunidade Serra da Barriga evidencia um processo de mercantilização e espetacularização da cultura quilombola.

B) a valorização do patrimônio cultural na Serra da Barriga favorece o desenvolvimento do projeto de turismo de base comunitária.

C) a busca do engajamento da comunidade da Serra da Barriga no desenvolvimento do turismo constitui forma de superação das atividades tradicionais.

D) o desenvolvimento do turismo de base comunitária depende do apoio das organizações governamentais externas e fundamentalmente de um grande fluxo de demanda turística.

E) as oficinas de sensibilização e as discussões que vêm ocorrendo sobre a implementação do turismo isentam a comunidades de riscos, ameaças e conflitos potenciais associados à atividade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A organização institucional do turismo brasileiro reproduz fielmente a da administração político-administrativa, dos organismos de gestão e de promoção do turismo, privilegiando exclusivamente seus limites territoriais (Estados e municípios). Entretanto, o território turístico é diferente do território administrativo.

GABARITO:
B) a valorização do patrimônio cultural na Serra da Barriga favorece o desenvolvimento do projeto de turismo de base comunitária.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A favela de Santa Marta, que já foi palco de videoclipes de cantores internacionais famosos, constitui um reconhecido local turístico do Rio de Janeiro. Em 2010, o programa Rio Top Tour, organizado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, criou ali o primeiro projeto público de Turismo de Base Comunitária em uma favela, trazendo avanços no turismo local, definindo que as atividades passariam a ser conduzidas pela própria comunidade do Santa Marta.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários