(Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga

(Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga, localizada no município de U...


(Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares (AL), foi reconhecida em 1988 como Patrimônio Cultural Brasileiro e, recentemente, em maio de 2017, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Conforme consta nas diretrizes de gestão do dossiê de candidatura a Patrimônio Cultural do Mercosul, uma das ações previstas para o fomento do desenvolvimento socioeconômico e cultural das comunidades é a criação de um projeto de turismo de base comunitária. Além disso, há propostas para proteção do patrimônio natural e cultural e para a implantação do Centro de Interpretação da Cultura Negra, com a finalidade de dinamizar ações de valorização e promoção dessa cultura e fortalecer as iniciativas de comunidades tradicionais quilombolas residentes entorno da Serra da Barriga.
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/>.
Acesso em: 14 jul. 2018 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que

A) o projeto de turismo na comunidade Serra da Barriga evidencia um processo de mercantilização e espetacularização da cultura quilombola.

B) a valorização do patrimônio cultural na Serra da Barriga favorece o desenvolvimento do projeto de turismo de base comunitária.

C) a busca do engajamento da comunidade da Serra da Barriga no desenvolvimento do turismo constitui forma de superação das atividades tradicionais.

D) o desenvolvimento do turismo de base comunitária depende do apoio das organizações governamentais externas e fundamentalmente de um grande fluxo de demanda turística.

E) as oficinas de sensibilização e as discussões que vêm ocorrendo sobre a implementação do turismo isentam a comunidades de riscos, ameaças e conflitos potenciais associados à atividade.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A organização institucional do turismo brasileiro reproduz fielmente a da administração político-administrativa, dos organismos de gestão e de promoção do turismo, privilegiando exclusivamente seus limites territoriais (Estados e municípios). Entretanto, o território turístico é diferente do território administrativo.

GABARITO:
B) a valorização do patrimônio cultural na Serra da Barriga favorece o desenvolvimento do projeto de turismo de base comunitária.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A favela de Santa Marta, que já foi palco de videoclipes de cantores internacionais famosos, constitui um reconhecido local turístico do Rio de Janeiro. Em 2010, o programa Rio Top Tour, organizado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, criou ali o primeiro projeto público de Turismo de Base Comunitária em uma favela, trazendo avanços no turismo local, definindo que as atividades passariam a ser conduzidas pela própria comunidade do Santa Marta.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo