(Enade 2018) A organização institucional do turismo brasileiro reproduz fielmente a da administração político-administrativa


Mapa do Turismo brasileiro 2017

(Enade 2018) A organização institucional do turismo brasileiro reproduz fielmente a da administração político-administrativa, dos organismos de gestão e de promoção do turismo, privilegiando exclusivamente seus limites territoriais (Estados e municípios). Entretanto, o território turístico é diferente do território administrativo.

Ele é, acima de tudo, um território funcional: ele segue a lógica do mercado, que não conhece as demarcações político-administrativas. Os turistas passam de uma região a outra, de um município a outro. Não raro, um destino engloba vários municípios ou duas regiões diferentes.
VIOLIER, P. (Org.). L’espace local et les acteurs du tourisme.
Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 1999 (adaptado).

Com base no mapa e no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Apesar de haver, na gestão pública, ênfase na descentralização administrativa e na cooperação entre os municípios, em relação ao turismo, o Mapa representa a lógica territorial político-administrativa, no nível de estruturação e de alocação de recursos.

PORQUE

II. Os destinos turísticos são organizados limitando-se a territórios municipais determinados pela administração política do Brasil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O novo Plano Nacional de Turismo (PNT, 2018-2022) mantém a gestão descentralizada como princípio norteador das políticas públicas de turismo no Brasil, com vistas a incrementar a maior participação e representatividade dos agentes produtivos nas diferentes instâncias de governança federal, estadual, regional e local.

GABARITO:
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Conforme o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Serra da Barriga, localizada no município de União dos Palmares (AL), foi reconhecida em 1988 como Patrimônio Cultural Brasileiro e, recentemente, em maio de 2017, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Mercosul.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários