(Enade 2018) Conhecer uma cidade histórica envolve todos os sentidos do ser humano

(Enade 2018) Conhecer uma cidade histórica envolve todos os sentidos do ser humano. Para isso, é fundamental conhecer as ruas e o casario, os costumes, as tradições, as festas, as igrejas e a gastronomia do lugar. Visitar esses locais implica conhecer sua dinâmica e seus significados e compreender porque aquele espaço pode ser um importante símbolo da história e da cultura nacional.
Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br>.
Acesso em: 13 ago. de 2018 (adaptado).

Baseando-se nessa reflexão sobre o turismo em cidades históricas, avalie as afirmações a seguir.

I. A concentração dos investimentos públicos na recuperação de monumentos e edifícios históricos deve ser prioritária, dado o objetivo principal do turismo de gerar renda para as localidades visitadas.

II. Os atrativos culturais das cidades históricas vão além dos seus monumentos e edificações, incluindo também aspectos do modo de vida da população no passado e no presente.

III. A percepção e a valorização do patrimônio de uma cidade histórica se dão quando o visitante se propõe a vivenciar as características do lugar, por meio do contato e interação com seu povo e sua cultura.

IV. A encenação de aspectos históricos é fundamental para atrair visitantes às cidades tradicionais, ao mesmo tempo em que contribui para a valorização da cultura local.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Um dos objetivos principais do turismo de base comunitária é ser um instrumento de desenvolvimento local e sustentável para as comunidades e de valorização das riquezas naturais e culturais das localidades, bem como do conhecimento que a população local possui em relação ao meio em que vive.

GABARITO:
B) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Dos mais de 1,3 bilhão de consumidores do turismo internacional no mundo, menos de 0,5% escolhem o Brasil como destino. Enquanto os brasileiros gastaram US$ 19 bilhões no exterior em 2017, os turistas estrangeiros deixaram US$ 5,8 bilhões na economia nacional.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários