(Enade 2018) Um dos objetivos principais do turismo de base comunitária é ser um instrumento

(Enade 2018) Um dos objetivos principais do turismo de base comunitária é ser um instrumento de desenvolvimento local e sustentável para as comunidades e de valorização das riquezas naturais e culturais das localidades, bem como do conhecimento que a população local possui em relação ao meio em que vive. O Turismo, neste contexto, é um veículo para que o modo de vida dessas coletividades seja preservado e fortalecido.

No Brasil, há vários exemplos desse modelo, cuja implementação e gerência são lideradas pela própria comunidade. O Projeto Bagagem na Amazônia bem como a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário (TURISOL) são iniciativas nesse sentido.

Dadas as informações do texto, é correto afirmar que o turismo de base comunitária é uma proposta que

A) procura valorizar a diversidade das diferentes comunidades, adaptando-as aos modelos tradicionais de gestão, para colocá-las em condições de igualdade no mercado turístico global.

B) busca criar comunidades que desejam engajar-se na atividade turística por meio de uma gestão centralizada e focada em resultados para que estas façam bom uso de suas potencialidades e diferenciais.

C) procura valorizar as características de determinadas comunidades tradicionais que estão dispostas a adequar seus modos de vida a fim de tornar o turismo sua principal fonte de renda.

D) visa promover a autogestão, a inclusão e a autonomia de comunidades em relação ao planejamento, implantação e operacionalização da atividade turística.

E) prioriza a busca constante por novos mercados consumidores, a fim de fortalecer as comunidades tradicionais e melhorar sua qualidade de vida.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) O Ministério do Turismo, em conjunto com outras organizações, desenvolveu o Projeto Economia da Experiência, com o objetivo de aplicar e disseminar esse conceito em vários empreendimentos turísticos brasileiros, a fim de auxiliá-los na inovação dos seus atrativos e propor aos empresários uma reflexão sobre os desejos, as necessidades e as exigências do turista contemporâneo.

GABARITO:
D) visa promover a autogestão, a inclusão e a autonomia de comunidades em relação ao planejamento, implantação e operacionalização da atividade turística.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Conhecer uma cidade histórica envolve todos os sentidos do ser humano. Para isso, é fundamental conhecer as ruas e o casario, os costumes, as tradições, as festas, as igrejas e a gastronomia do lugar. Visitar esses locais implica conhecer sua dinâmica e seus significados e compreender porque aquele espaço pode ser um importante símbolo da história e da cultura nacional.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários