(Enade 2018) É injusto reservar somente ao vinho toda a “brincadeira” da harmonização com comida

(Enade 2018) É injusto reservar somente ao vinho toda a “brincadeira” da harmonização com comida. Afinal, o vinho não possui uma variedade tão ampla de estilos quanto a cerveja.

O país que mais possui tradições em harmonizar cerveja com comida é a Bélgica. Graças à sua enorme variedade de estilos, a harmonização com cervejas tornou-se há muito tempo uma obsessão nacional. A partir das experiências dos belgas, hoje uma miríade de chefs internacionais criam pratos especiais para harmonizar com um estilo ou até mesmo com um rótulo de cerveja específico. Cada vez mais, há restaurantes disponibilizando cartas de cervejas pensadas para a harmonização com as preparações.

Para se tirar maior proveito da cerveja harmonizada com o prato, devemos identificar os ingredientes presentes na receita e as características básicas da cerveja, combinando-os de três formas: por corte, contraste e semelhança.
BELTRAMELLI, M. Cervejas, brejas e birras. 1. ed.
São Paulo: Ed. Leya, 2012 (adaptado).


Considerando o texto acima, assinale a opção correta.

A) A harmonização de cervejas com comida é um procedimento gastronômico que privilegia cervejas belgas e alemãs.

B) A harmonização por contraste, por exemplo, consiste em combinar uma cerveja gelada com um prato quente.

C) As cervejas em cuja composição haja alto teor de malte, em geral, não são recomendáveis para harmonização com comida.

D) A harmonização de cervejas IPA com comida é mais difícil, visto que esse tipo de cerveja apresenta aromas e sabores suaves.

E) A harmonização de cerveja por semelhança envolve, por exemplo, combinar uma cerveja considerada doce com um prato também doce.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A evolução do mercado tem exigido maior conhecimento e competência dos empreendedores de restaurantes e gestores de negócios em alimentação, de forma a garantir que esses profissionais sejam capazes de criar, desenvolver e controlar todas as atividades e processos operacionais.

GABARITO:
E) A harmonização de cerveja por semelhança envolve, por exemplo, combinar uma cerveja considerada doce com um prato também doce.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) A área de gastronomia está em constante adaptação para atender necessidades de mercado constantemente criadas e recriadas, o que evidencia os desafios dos cursos de formação superior para a área.

Questão disponível em:
Prova Gastronomia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários