(Enade 2018) O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes tem sua origem na ideia de Cidades Inteligentes

(Enade 2018) O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes tem sua origem na ideia de Cidades Inteligentes. Porém, há algumas diferenças relacionadas aos limites geográficos, ao público-alvo e à interação com os visitantes.

As cidades levam em conta competitividade, capital humano e social, participação, mobilidade, recursos naturais, qualidade de vida. Os destinos turísticos inteligentes são estruturas turísticas diferenciadas, que facilitam a interação e integração do visitante, antes, durante e depois da viagem, e incrementam a qualidade de sua experiência com o destino, por meio do uso de metodologias e tecnologias inovadoras. A figura a seguir destaca os pilares e os benefícios dos destinos turísticos inteligentes.


A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O gestor público deve estabelecer parcerias público-privadas para fomento da infraestrutura tecnológica local bem como estimular a pesquisa e desenvolvimento por meio de parcerias com universidades para valorização do capital humano e do conhecimento.

II. O gestor público deve atribuir às instâncias de governança local a responsabilidade de investigação sobre as mudanças que vem ocorrendo nas relações e no comportamento dos turistas, cujas necessidades conferem maior complexidade aos procedimentos de reserva, operação dos passeios e/ou no pagamento dos serviços contratados.

III. O gestor público deve promover a comunicação vertical, de cima para baixo, para facilitar o entendimento de toda a população sobre o seu papel na transformação do destino turístico em conformidade com as regras da sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A governança, definida como uma ação de governar, deixa de ser conduzida exclusivamente pelo Estado, levando a um processo de descentralização e de gestão participativa, incluindo atores estatais e não estatais.

GABARITO:
A) I, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O Turismo é um dos instrumentos mais importantes de impulso da economia de diversos países; no Brasil não é diferente.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários