(Enade 2018) A governança, definida como uma ação de governar, deixa de ser conduzida

(Enade 2018) A governança, definida como uma ação de governar, deixa de ser conduzida exclusivamente pelo Estado, levando a um processo de descentralização e de gestão participativa, incluindo atores estatais e não estatais. No Plano Nacional de Turismo (2018-2022), o Programa de Regionalização do Turismo passa a uma nova etapa: os municípios turísticos brasileiros poderão agora ser alvos de financiamentos do Governo Federal.

Contudo, o Ministério do Turismo, juntamente com os órgãos estaduais do setor, definiu critérios mais rígidos para que municípios e regiões participassem do Mapa do Turismo Brasileiro, condição para poder receber recursos destinados à organização e à estruturação setorial.

São eles: destinar, anualmente, recursos orçamentários para o turismo do município; constituir ou reativar o conselho municipal; elaborar ou atualizar o planejamento estratégico, integrando-o ao da região turística; e participar da Instância de Governança Regional, em conjunto com os outros municípios da região turística de que participa.
BRASIL. Plano Nacional de Turismo 2018-2022:
mais emprego e renda para o Brasil.
Brasília: MTur, 2018 (adaptado).

Considerando o texto e as políticas públicas de turismo, avalie as afirmações a seguir.

I. A governança do turismo manifesta-se na política nacional pela ênfase na iniciativa local, na cooperação regional e no processo decisório no âmbito de colegiados ou conselhos.

II. Apesar de a política nacional do turismo visar promover a governança regional, o fato de as diretrizes emanarem da esfera pública federal contradiz seu princípio básico.

III. Apesar da ênfase à descentralização e à livre iniciativa na política do turismo, os destinos indutores continuarão a ser os alvos prioritários dos investimentos previstos no Programa de Regionalização do Turismo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Com relação à prestação não regular dos serviços de transporte ferroviário de passageiros, o Ministério do Turismo preceitua que o objetivo dos trens turísticos é agregar valor aos destinos.

GABARITO:
C) I e II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O conceito de Destinos Turísticos Inteligentes tem sua origem na ideia de Cidades Inteligentes. Porém, há algumas diferenças relacionadas aos limites geográficos, ao público-alvo e à interação com os visitantes.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários