(Enade 2018) O governador de determinado estado da Federação, tendo verificado que, no bimestre

(Enade 2018) O governador de determinado estado da Federação, tendo verificado que, no bimestre, não foi alcançada a arrecadação necessária ...
(Enade 2018) O governador de determinado estado da Federação, tendo verificado que, no bimestre, não foi alcançada a arrecadação necessária para o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias, editou decreto de contingenciamento, pelo prazo de 2 meses ou até o restabelecimento da meta fiscal, com as seguintes medidas:

1) suspensão de aumentos salariais dos servidores estaduais, concedidos por lei;

2) redução de 30% na concessão de diárias aos servidores;

3) proibição da concessão de afastamento de servidores públicos para a realização de cursos de aperfeiçoamento ou outros que demandem substituição;

4) supressão de 25% no montante de folha de papel adquirido pelo Executivo estadual de um contrato administrativo específico.

Nessa situação hipotética, em face da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n◦ 101/2000) e da legislação relacionada à Administração Pública, o decreto de contingenciamento é

A) legal em sua totalidade, visto que o chefe do Poder Executivo possui poderes amplos para o restabelecimento da meta fiscal do ente federativo.

B) legal em sua totalidade e exequível, desde que o ato do Poder Executivo de contingenciamento de gastos seja aprovado pelo Poder Legislativo.

C) ilegal em parte, visto que a redução unilateral de contratos administrativos é proibida no direito brasileiro, sendo legais os demais contingenciamentos.

D) ilegal em parte, visto que não é possível o contingenciamento do aumento salarial dos servidores estaduais, por ser uma obrigação decorrente de lei, sendo legais os demais contingenciamentos.

E) ilegal em sua totalidade, visto que o chefe do Poder Executivo não tem poderes para contingenciar os gastos que foram aprovados pelo Poder Legislativo na Lei Orçamentária Anual.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A principal finalidade da atuação do poder público nas diferentes esferas, é promover o bem comum, proporcionando os meios necessários para que os cidadãos possam realizar suas aspirações e viver dignamente.

GABARITO:
D) ilegal em parte, visto que não é possível o contingenciamento do aumento salarial dos servidores estaduais, por ser uma obrigação decorrente de lei, sendo legais os demais contingenciamentos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Uma universidade estadual, que é uma autarquia especial, em razão da criação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária em campus urbano, decidiu adquirir, por dispensa de licitação, um imóvel rural contíguo ao terreno da sede do campus. As justificativas para a dispensa de licitação estão listadas a seguir.

Questão disponível em:
Prova Gestão Pública ENADE 2018 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo