(Enade 2018) O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas

(Enade 2018) O que mais penso, testo e explico: todo-o-mundo é louco. O senhor, eu, nós, as pessoas todas. Por isso é que se carece principalmente de religião: para se desendoidecer, desdoidar. Reza é que salva da loucura. No geral. Isso é que é a salvação da alma… Muita religião, seu moço! Eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio… Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue.

Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardeque. Mas quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, lê alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca. Mas é só muito provisório. Eu queria rezar o tempo todo.
São Paulo: Círculo do Livro, 1984.


Considerando o texto acima, assinale a opção correta.

A) Percebe-se, no personagem narrador, tensão entre a dimensão existencial e institucional da religião, manifestada em sua busca por um resultado imanente de proteção e salvação da alma.

B) O texto evidencia que a religião é a pulsão que mais se afasta do desejo humano de liberdade à medida que impõe um caminho único para se alcançar felicidade e se evitar o sofrimento, reduzindo a vida a um único valor – Deus.

C) A perspectiva presente no trecho “Reza é que salva da loucura” está associada ao aconselhamento pastoral, que interpreta a prática religiosa como a organizadora da psique.

D) O segmento “Muita religião, seu moço! Eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio…” faz referência ao diálogo entre as igrejas cristãs.

E) A integração sistêmica e constante entre psicologia e religião é representada, no texto, pelo desejo do personagem narrador, quando profere: “Eu queria rezar o tempo todo.”

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998.

GABARITO:
A) Percebe-se, no personagem narrador, tensão entre a dimensão existencial e institucional da religião, manifestada em sua busca por um resultado imanente de proteção e salvação da alma.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Com base na relação entre cultura e religião, conclui-se que a letra da música Eternas ondas, um exercício de liberdade poética aplicado à narrativa do Dilúvio, demonstra que

Questão disponível em:
Prova Teologia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários