(Enade 2018) Os molhos na cozinha asiática são muito utilizados na produção dos pratos tradicionais

(Enade 2018) Os molhos na cozinha asiática são muito utilizados na produção dos pratos tradicionais e acrescentam um toque de sabor umami nas produções. Entre os molhos mais utilizados, encontram-se alguns considerados como elementos emblemáticos especialmente associados a determinadas cozinhas asiáticas.
mundo em 40 cozinhas. 1. ed. Rio de Janeiro:
Casa da Palavra, 2015 (adaptado).


Em relação ao tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O tarê é um molho clássico à base de manga e especiarias, associado especialmente à cozinha chinesa nas produções feitas na wok.

II. O molho de soja é um molho fermentado muito utilizado em países como China, Japão e Coreia, sendo empregado como substituto para o sal.

III. O dashi é um caldo originário da fermentação do camarão e de uma fruta, como a ameixa, sendo utilizado como base das sopas japonesas.

IV. O molho de ostra é um molho à base de extrato de ostra, levemente adocicado, associado à cozinha indiana na preparação dos curries.

V. O nam-pla é um molho fermentado de peixe, muito utilizado nos países asiáticos, em especial na Tailândia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) I e V.
C) II e III.
D) II e V.
E) III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Tendo como referência o assunto tratado nos quadrinhos, avalie as afirmações a segui

GABARITO:
D) II e V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Paul Bocuse (1926-2018) fez importantes e definitivas contribuições para a gastronomia, poisfoi um dos criadores do movimento da Nouvelle Cuisine, que entre o final da década de 1960 e a década de 1970, apareceu como uma espécie de revolta contra o que vinha acontecendo com a culinária francesa.

Questão disponível em:
Prova Gastronomia ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários