(Enade 2018) A Rede Tucum, criada em 2008, é uma articulação formada por grupos de comunidades

(Enade 2018) A Rede Tucum, criada em 2008, é uma articulação formada por grupos de comunidades da zona costeira que realizam o turismo comunitário no Ceará. Viajar pela Rede Tucum representa uma oportunidade de convívio com ambientes preservados, de conhecer os modos de vida de comunidades tradicionais e de realizar intercâmbios culturais.

Respeitando os modos de vida e ambientes locais, os grupos comunitários que planejam e promovem essas trocas culturais constroem uma forma de turismo que valoriza as diversidades culturais e fortalece atividades tradicionais como a agricultura e a pesca artesanais.

O movimento da Rede Tucum busca, dessa maneira, ampliar a mobilização comunitária por meio da garantia de permanência das populações costeiras em seus territórios tradicionais, ancorada nos princípios de justiça socioambiental e autonomia econômica.
Disponível em: <http://www.tucum.org/rede-tucum/quem-somos/>.
Acesso em: 27 jul. 2018 (adaptado).

A partir da experiência da Rede Tucum, assinale a opção em que se apresenta uma situação coerente com os fundamentos do turismo comunitário.

A) Uma operadora de Turismo faz parceria com a comunidade com a finalidade de enviar turistas para a região, por poucas horas ou para estadia.

B) Um investidor e a comunidade assinam um contrato, legalmente aprovado, sob a forma de uma parceria de negócios.

C) Uma empresa privada se instala ou realiza atividades turísticas no entorno territorial de uma comunidade que lhe fornece o trabalhador assalariado.

D) Uma operadora privada solicita a uma comunidade o uso e o desfruto temporário dos recursos naturais de seu território e alguns serviços culturais.

E) Uma comunidade decide, por iniciativa própria, criar um negócio turístico, mobilizando, nessa autogestão, seus recursos patrimoniais naturais, culturais e humanos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) Considerando a importância das normas e certificações voltadas ao desenvolvimento da atividade turística, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

GABARITO:
E) Uma comunidade decide, por iniciativa própria, criar um negócio turístico, mobilizando, nessa autogestão, seus recursos patrimoniais naturais, culturais e humanos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) Conforme o Fórum Econômico Mundial (2017), o Brasil apresenta o maior potencial do mundo em recursos naturais para o turismo.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários