(Enade 2018) Conforme o Fórum Econômico Mundial (2017), o Brasil apresenta o maior potencial do mundo em recursos naturais para o turismo



(Enade 2018) Conforme o Fórum Econômico Mundial (2017), o Brasil apresenta o maior potencial do mundo em recursos naturais para o turismo. Contudo, os resultados obtidos com atividades de visitação em Unidades de Conservação (UC) no país estão aquém da magnitude de seu potencial. Para aumentar a visitação nesses locais, instituições públicas e organizações não governamentais têm incentivado a implementação do Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso que tem por objetivo conectar as diferentes unidades de conservação do país. Destaca-se que investimentos adicionais em uso público nestas áreas estimularão o crescimento da visitação e, consequentemente, a expansão das economias locais.
SOUZA, T. V. S. B.; THAPA, B.; RODRIGUES, C. G. O.; IMORI, D.
Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais para a
Economia Brasileira - Efeitos dos Gastos dos Visitantes em 2015.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Ministério do Meio Ambiente, 2017 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto e no mapa, avalie as afirmações a seguir.

I. A maior visitação de áreas naturais protegidas, por meio da utilização das trilhas de longo curso, contribuirão para promover a distribuição de fluxos turísticos e recursos, estimular o aproveitamento da potencialidade dos atrativos regionais e reduzir a desigualdade econômica inter-regional.

II. A maior visitação de áreas naturais protegidas tende a promover o aumento dos impactos ambientais e dos custos operacionais nessas áreas e inviabilizar a salvaguarda do patrimônio.

III. A maior visitação de áreas naturais protegidas promove o desenvolvimento do lazer e do turismo, sensibilizando visitantes e moradores para a conservação de recursos ecológicos e oportunizando melhor qualidade de vida para a população local.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Enade 2018) A Rede Tucum, criada em 2008, é uma articulação formada por grupos de comunidades da zona costeira que realizam o turismo comunitário no Ceará.

GABARITO:
C) I e III, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Enade 2018) O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) tem o propósito de analisar e informar previamente à gestão municipal possíveis repercussões associadas à implantação de empreendimentos e atividades impactantes, privadas ou públicas, em áreas urbanas.

Questão disponível em:
Prova Turismo ENADE 2018 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários