(UEMG 2019) Considere as características do boato e das notícias falsas, abordadas nos textos I e II, respectivamente

Leia estes textos. TEXTO I Boato virou um gênero da comunicação O boato insiste em ser um gênero da comunicação. Um rumor ...
Leia estes textos.

TEXTO I

Boato virou um gênero da comunicação

O boato insiste em ser um gênero da comunicação.

Um rumor pode nascer da má-fé, do malentendido ou de uma atrapalhada qualquer. O significado do rumor é uma conclusão precipitada, é algo que nem é verdade, mas que acaba ganhando popularidade. Falar mal de alguém é falar bem de si e de nosso ouvinte.

O primeiro impulso é acreditar, porque: 1) confiamos em quem o transmite; 2) é fisicamente impossível verificar se é verdadeiro ou falso; 3) os meios de comunicação são sistematicamente relapsos com a verificação de seus conteúdos – e se eles fazem isso, o que nos impede?

O boato não informa, mas ensina: mostra como uma sociedade se prepara para tomar uma posição.

A nossa tem se aplicado na tarefa de desmantelar equipes de jornalistas e dar nome de “informação” a todo tipo de “copia e cola” difundido pela internet como se fosse um fato verificado.

Sem tantos profissionais ocupados na verificação e com o bombardeio tão grande de dados em rede, o futuro da comunicação atual, depende, cada vez mais, do modo como vamos lidar com os rumores.
PEREIRA Jr., Luiz Costa. Revista Língua Portuguesa.
Ano 8. n. 93, jul. 2013, p.19 [Fragmento. Adaptado]

TEXTO II
noticias falsas circulam 70 mais do que as verdadeiras na web

QUESTÃO 06
(UEMG 2019) Considere as características do boato e das notícias falsas, abordadas nos textos I e II, respectivamente. No Texto II, a recomendação apresentada no diálogo, pelo mestre – em resposta à pergunta a ele dirigida – está diretamente relacionada com o seguinte argumento defendido no Texto I.

A) A crença em boatos parte da confiança naquilo que é veiculado pelos meios de comunicação e acessado pelos usuários.

B) A ignição do rumor é a conclusão precipitada, o veneno sem origem, a possibilidade que ganhou popularidade.

C) Os boatos não informam, ao contrário, são essenciais para o aprendizado daquelas pessoas que desejam ser mais sábias.

D) Os rumores, que geram boatos, têm origem na má-fé, no mal-entendido ou em quaisquer trapalhadas.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEMG 2019) Em relação ao emprego dos sinais de pontuação na construção do Texto 2, assinale a alternativa CORRETA:

GABARITO:
A) A crença em boatos parte da confiança naquilo que é veiculado pelos meios de comunicação e acessado pelos usuários.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEMG 2019) O livro de Antônio Barreto, “A barca dos amantes”, compreende quatro partes: 1) O homem que trazia o mar, 2) Livro das figurações, 3) Os deuses disfarçados e 4) Mar de mármore, nas quais

Questão disponível em:
Prova UEMG 2019 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo