Prova UEMG 2019 com Gabarito

Prova UEMG 2019 com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUÇÃO: As questões 1 e 2 referem-se ao Texto 1 a seguir. Leia-o com atenção p...
uemg-logotipo
Prova UEMG 2019 com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA

INSTRUÇÃO: As questões 1 e 2 referem-se ao Texto 1 a seguir. Leia-o com atenção para respondê-las.

TEXTO 1

Como evitar ou tratar a depressão? Com exercício físico, oras
A ciência confirma o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, um mal que se alastra em proporções epidêmicas

É triste dizer, mas a depressão está no ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com o problema atualmente – houve um aumento de 18% entre 2005 e 2015. E a tendência é que esse número não pare de crescer. Alarmada, a própria OMS lançou um apelo aos países: é hora de todos incluírem o tema em suas políticas públicas de saúde. Acontece que não basta dar remédio a esse montão de gente que está com a mente em apuros. A solução, tanto em matéria de prevenção como no tratamento, engloba outros ajustes, como mudanças de hábito. Nesse sentido, pode apostar: teremos de suar a camisa para reverter a situação. Literalmente.

Novos estudos reforçam o poder da atividade física para o bem-estar psicológico. A ponto de o exercício virar prescrição para pessoas deprimidas (ao lado da psicoterapia e dos medicamentos). “Hoje, em toda especialidade, qualquer médico vai listar uma série de benefícios das atividades esportivas. Na psiquiatria, isso se aplica à depressão”, diz o psiquiatra Marcelo Fleck, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Embora os impactos do esforço físico na esfera mental sejam um campo de pesquisa novo, multiplicam-se evidências de que caminhar, pedalar e malhar melhoram a qualidade de vida de quem anda pra baixo. “É provável que o efeito do exercício se aproxime muito ao dos antidepressivos”, conta Fleck.

Sabe-se que os esportes promovem a liberação de endorfina, o hormônio do prazer, e de outros neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar. Experimentos recentes mostram que suar a camisa também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor. Um alento e tanto se você pensar que essa estrutura costuma ser menor entre os sujeitos deprimidos.

Esse estímulo aos neurônios é o que ajuda a entender os reflexos positivos de longo prazo – vai muito além, portanto, da sensação imediata de prazer e dever cumprido após a academia. “A liberação de hormônios não é o que faz a pessoa melhorar. A superação da doença tem a ver com a regeneração neuronal”, revela o educador físico e doutor em psiquiatria Felipe Schuch, do Centro Universitário La Salle, em Canoas (RS). Só que esse efeito terapêutico depende de regularidade.
BRUM, Maurício; ORTIZ, Juan; KANITZ, Henrique. Como evitar ou tratar a depressão?
Com exercício físico, oras. Disponível em:
https://saude.abril.com.br/fitness/como-evitar-ou-tratar-a-depressao-com-exercicio/.
Acesso: 11 dez. 2018.

QUESTÃO 01
(UEMG 2019) Em relação a esse texto, é CORRETO afirmar que ele:

A) Tem por finalidade explicar que a endorfina, o hormônio do prazer, e outros neurotransmissores que estão por trás da sensação de bem-estar são liberados quando as pessoas saem às ruas para praticar atividades, como caminhar, pedalar e malhar.

B) Objetiva principalmente mostrar que a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas no mundo e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um apelo aos países, convocando todos a incluírem esse tema em suas políticas públicas de saúde.

C) Revela que experimentos científicos recentes confirmam o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão ao estimular o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor.

D) Defende a ideia de que os impactos do esforço físico na esfera mental constituem um campo de pesquisa inovador e que, por isso, ainda prevalece, na maior parte dos países, o tratamento de pacientes com a mente em apuros por meio de remédios.

GABARITO.

QUESTÃO 02
(UEMG 2019) Em relação à composição estrutural e/ou aos elementos linguísticos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA:

A) Em “Só que esse efeito terapêutico depende de regularidade.”, a expressão destacada pertence à classe dos advérbios e serve para sinalizar a relação semântica de oposição existente entre as ideias contidas nos enunciados que une.

B) Em “Um alento e tanto se você pensar que essa estrutura costuma ser menor entre os sujeitos deprimidos”, a expressão em destaque é usada como um termo substituto que retoma a referência feita pelo nome “cérebro” empregado no período anterior.

C) No texto, as falas de autoridades no assunto tratado, o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, são apresentadas por meio do discurso direto, marcado pelo uso de aspas e de verbos de elocução.

D) Uma característica do estilo predominantemente informal no texto é o uso de frases nominais, de períodos interrompidos e de expressões coloquiais, como “montão de gente”, “um alento e tanto” ou “anda pra baixo”, por exemplo.

GABARITO.

QUESTÃO 03
(UEMG 2019) Leia o cartum a seguir:


Sobre o cartum, assinale a alternativa CORRETA.

A) A construção perifrástica “Vai passando” é formada pelo verbo auxiliar “ir” seguido do verbo principal “passar” no gerúndio, e o valor veiculado por ela é de possibilidade ou probabilidade.

B) A fala do assaltado contribui para a sua identificação como habitante do interior do país, por apresentar formas de expressão usuais em regiões menos urbanizadas.

C) A fala do assaltante se distancia da fala do assaltado pelo fato de trazer formas de expressão reservadas a ocasiões determinadas, em que os falantes incluem pessoas de outras comunidades linguísticas para sua comunicação.

D) As diferenças linguísticas exemplificadas no cartum tanto ocorrem em função da idade dos personagens quanto acontecem devido à influência do grupo social a que pertencem.

GABARITO.

INSTRUÇÃO: As questões 4 e 5 referem-se ao Texto 2 a seguir. Leia-o com atenção para respondê-las.

TEXTO 2

Pesquisa estuda relação entre alimentos e câncer nas redes sociais

Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais.

Uma das autoras do artigo, Claudia Jurberg, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), explica que foram analisados alimentos funcionais relacionados ao câncer no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos) e se havia evidência científica ou não no portal de periódicos do PubMed, que é um motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina. O Pinterest foi a mídia de escolha porque está em franca ascensão no mundo e no Brasil.

"Foram analisados 507 Pins, sendo 75 de alimentos associados ao câncer, compartilhados mais de 27 mil vezes, e encontramos mais de 80 mil artigos científicos sobre esses alimentos e câncer no PubMed. Em 90% dos alimentos mencionados como funcionais para o câncer, encontramos literatura científica. Os Pins são ideias que as pessoas encontram e salvam de toda a Web", esclarece a pesquisadora.

Claudia informa que existem cerca de 50 bilhões de pins sobre comida no Pinterest, e que o objetivo principal era investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas. "Surpreendentemente, 90% dos alimentos citados nessa mídia social também aparecem na literatura científica". No entanto, apesar desse paralelo entre conteúdo publicado em mídia social e evidência científica, a pesquisadora diz que não foi possível identificar a exata relação dos alimentos com o câncer: se previnem, curam ou tratam. [...]
Coordenação de Comunicação Social do CNPq. Ter, 21 Ago.
2018. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-
/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/6333171. Acesso:
11 dez. 2018. [Fragmento. Adaptado].

QUESTÃO 04
(UEMG 2019) Em relação ao Texto 2, assinale a alternativa CORRETA:

A) O periódico inglês Future Science AO examina postagens em uma mídia social para verificar a relação entre o câncer e alimentos funcionais.

B) A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas.

C) A autora do artigo analisou alimentos funcionais relacionados ao câncer sob orientação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

D) A pesquisa se baseia em alimentos funcionais divulgados nas mídias sociais porque estariam em franca ascensão no mundo e no Brasil.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UEMG 2019) Em relação ao emprego dos sinais de pontuação na construção do Texto 2, assinale a alternativa CORRETA:

A) Em [...] “no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos)”, o uso dos parênteses se deve à necessidade do texto de separar o trecho que indica uma interrupção do pensamento da autora da pesquisa realizada.

B) Em “Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais”, não há vírgulas separando orações porque o período é composto por coordenação.

C) Em “Claudia informa que existem cerca de 50 bilhões de pins sobre comida no Pinterest, e que o objetivo principal era investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas”, o uso da vírgula é facultativo já que as orações subordinadas coordenadas entre si se ligam pela conjunção “e”.

D) Em “‘Os Pins são ideias que as pessoas encontram e salvam de toda a Web’, esclarece a pesquisadora”, o uso da vírgula é obrigatório, uma vez que ela precede uma oração apositiva.

GABARITO.

Leia estes textos.

TEXTO I

Boato virou um gênero da comunicação

O boato insiste em ser um gênero da comunicação.

Um rumor pode nascer da má-fé, do malentendido ou de uma atrapalhada qualquer. O significado do rumor é uma conclusão precipitada, é algo que nem é verdade, mas que acaba ganhando popularidade. Falar mal de alguém é falar bem de si e de nosso ouvinte.

O primeiro impulso é acreditar, porque: 1) confiamos em quem o transmite; 2) é fisicamente impossível verificar se é verdadeiro ou falso; 3) os meios de comunicação são sistematicamente relapsos com a verificação de seus conteúdos – e se eles fazem isso, o que nos impede?

O boato não informa, mas ensina: mostra como uma sociedade se prepara para tomar uma posição.

A nossa tem se aplicado na tarefa de desmantelar equipes de jornalistas e dar nome de “informação” a todo tipo de “copia e cola” difundido pela internet como se fosse um fato verificado.

Sem tantos profissionais ocupados na verificação e com o bombardeio tão grande de dados em rede, o futuro da comunicação atual, depende, cada vez mais, do modo como vamos lidar com os rumores.
PEREIRA Jr., Luiz Costa. Revista Língua Portuguesa.
Ano 8. n. 93, jul. 2013, p.19 [Fragmento. Adaptado]

TEXTO II
noticias falsas circulam 70 mais do que as verdadeiras na web

QUESTÃO 06
(UEMG 2019) Considere as características do boato e das notícias falsas, abordadas nos textos I e II, respectivamente. No Texto II, a recomendação apresentada no diálogo, pelo mestre – em resposta à pergunta a ele dirigida – está diretamente relacionada com o seguinte argumento defendido no Texto I.

A) A crença em boatos parte da confiança naquilo que é veiculado pelos meios de comunicação e acessado pelos usuários.

B) A ignição do rumor é a conclusão precipitada, o veneno sem origem, a possibilidade que ganhou popularidade.

C) Os boatos não informam, ao contrário, são essenciais para o aprendizado daquelas pessoas que desejam ser mais sábias.

D) Os rumores, que geram boatos, têm origem na má-fé, no mal-entendido ou em quaisquer trapalhadas.

GABARITO.

LITERATURA BRASILEIRA

INSTRUÇÃO: As questões 7 e 8 referem-se à obra “A barca dos amantes” de Antônio Barreto.


QUESTÃO 07
(UEMG 2019) O livro de Antônio Barreto, “A barca dos amantes”, compreende quatro partes: 1) O homem que trazia o mar, 2) Livro das figurações, 3) Os deuses disfarçados e 4) Mar de mármore, nas quais

A) É narrada a história de amor, que culmina em um final feliz, entre o poeta Tomás Antônio Gonzaga e, sua eterna musa, Maria Dorotéia Joaquina de Seixas.

B) Há citações de trechos de poesia árcade de incógnita autoria, ao longo de uma recriação ficcional que remonta o ciclo do Ouro no final do século XVIII.

C) É construída uma “colcha de retalhos romanceada”, envolvendo personagens literárias e históricas que viveram o período da insurreição mineira.

D) Há remissão a fatos da história colonial barroca em um romance sobre a vida na capital do Império em que nobres desejavam ter experiências marítimas.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UEMG 2019) NÃO há na composição da obra “A barca dos amantes”:

A) Referência a uma lenda nórdica, ingrediente mítico que evidencia o caráter intertextual literário do romance.

B) Notas e bibliografia consultadas que remetem a fontes de pesquisa e de confirmação de informações presentes na narrativa.

C) Bases históricas sobre a Inconfidência e sobre Tomás Antônio Gonzaga que favorecem a verossimilhança do enredo.

D) Registro do lamento de pessoas que perderam entes queridos em naufrágios, denominadas pelo autor de “órfãos do mar”.

GABARITO.

Leia este poema.

DIALÉTICA
É claro que a vida é boa
E a alegria, a única indizível emoção
É claro que te acho linda
Em ti bendigo o amor das coisas simples
É claro que te amo
E tenho tudo para ser feliz
Mas acontece que eu sou triste...
MORAES, Vinícius. Disponível em:
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesiasavulsas/dialetica.
Acesso: 11 dez. 2018.

QUESTÃO 09
(UEMG 2019) Em relação a esse texto, escrito pelo poeta e compositor Vinícius de Moraes, é CORRETO afirmar que:

A) O eu-lírico emprega, no primeiro verso, a palavra “claro” que, nesse contexto, expressa a ideia de incerteza.

B) O elemento linguístico que confirma que a vida é realmente boa está presente no terceiro verso do poema.

C) A repetição em três versos, na sequência da estrutura do poema, reforça a ideia apresentada no sexto verso.

D) As expectativas são confirmadas, no último verso, pois o eu-lírico revela uma tristeza que ele consegue superar.

GABARITO.

INSTRUÇÃO: As questões 10 e 11 referem-se à obra “O Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto.


Leia estes fragmentos da adaptação em quadrinhos do livro “Triste fim de Policarpo Quaresma”.


As⋆ reproduzem os textos das imagens dos quadrinhos:

⋆“A INDIGNAÇÃO, A CONVICÇÃO PATRIÓTICA E O AMOR AO IDIOMA NATIVO SE MISTURAM EM SUA FEBRE, E ELE NEM PERCEBEU QUE SE PÔS A REDIGIR O RELATÓRIO NAQUELA LÍNGUA.”

⋆⋆“ANTES QUE PERCEBESSE O QUE TINHA FEITO, CHAMARAM-NO PARA RESOLVER UM PROBLEMA EM OUTRA SALA, E O OFÍCIO SE JUNTOU A OUTROS, SEGUINDO O CURSO NORMAL DA BUROCRACIA...”

⋆⋆⋆“...PASSOU PELO DIRETOR QUE, COMO SEMPRE, NÃO REPAROU NO QUE ASSINAVA...”

⋆⋆⋆⋆“...E FOI PARAR NO MINISTÉRIO, ONDE CAUSOU PERPLEXIDADE...”


As⋆ reproduzem os textos das imagens dos quadrinhos:

⋆“QUARESMA FOI AO ENTERRO, ANTES DE PARTIR EM SUA MISSÃO. CONTEMPLANDO AQUELES TRISTES RESTOS, PENSAVA QUE A MOÇA IA PARA O BURACO ESCURO SEM DEIXAR TRAÇO MAIS FUNDO DE SUA PESSOA, DE SEUS SENTIMENTOS, DE SUA ALMA...”

⋆⋆“OS HOMENS DENTRO EM POUCO ESTÃO AQUI... O GOVERNO ESTÁ EXAUSTO!”

⋆⋆⋆“SE EU FOSSE VOCÊ, COMPRAVA TUDO NO BONHEUR DES DAMES, TEM ÓTIMAS PECHINCHAS.”

QUESTÃO 10
(UEMG 2019) Nesses trechos, há referência a missões que Policarpo Quaresma desejava realizar. Considerando o enredo da obra “Triste fim de Policarpo Quaresma”, são projetos malogrados do protagonista:

I- Defender o tupi-guarani como língua oficial do país, por ser esse o idioma que expressa a brasilidade em contraposição ao europeísmo representado pela língua portuguesa.

II- Propor uma reforma da agricultura, pedindo suporte governamental aos pequenos produtores agrícolas, por reconhecer que lhes faltava mais de dedicação e organização.

III- Apoiar o governo na defesa da ordem republicana ameaçada e entregar a Floriano Peixoto um documento com as medidas a serem tomadas para resolver os problemas do país.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A) I e II apenas.
B) II e III apenas.
C) I e III apenas.
D) I, II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(UEMG 2019) O enredo do romance “Triste fim de Policarpo Quaresma” gira em torno do personagem-título, funcionário público que:

A) É avesso à xenofobia e vive em um mundo bem ajustado com a realidade que o circunda.

B) Dedica amor intenso ao Brasil, sendo ridicularizado por seu idealismo e ufanismo exacerbado.

C) Não se identifica com as causas indígenas, desprezando as raízes históricas nacionais.

D) Visita a ilha das cobras para redigir um protesto em defesa de soldados presos injustamente

GABARITO.

QUESTÃO 12
(UEMG 2019) Gênero literário é a categoria à qual pertence uma obra com base em suas características predominantes que possibilitam o agrupamento por semelhanças.

Considerando a classificação dos gêneros literários, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Gênero lírico caracteriza-se pela manifestação do eu-interior do poeta e pela exposição de sua subjetividade de sentimentos e emoções vivenciados em seu mundo íntimo.

( ) Gênero dramático caracteriza-se pela narração (em versos) de grandes feitos históricos em textos em que a presença de um herói representa a força do coletivo.

( ) Gênero épico caracteriza-se por textos escritos para serem encenados em que o autor utiliza o discurso direto e dá voz a seus personagens sem a intermediação de um narrador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V V V.
B) V F F.
C) F V V.
D) F F F.

GABARITO.

FÍSICA

QUESTÃO 13
(UEMG 2019) Após estudar física exaustivamente para as provas de vestibular, Lívia sentiu-se mal e precisou receber a visita de um médico.

Após estudar física exaustivamente para as provas de vestibular, Lívia sentiu-se mal e precisou receber a visita de um médico

Com base nas informações do diálogo apresentado e considerando uma roda que gire em torno do seu próprio eixo com velocidade angular (ω) constante, o período de rotação dessa roda é dado por:

A) 2. (ω.π)ˉ¹
B) 2.π.ωˉ¹
C) ω.2.π
D) ω.(2.π)ˉ¹

GABARITO.

QUESTÃO 14
“Fundado em 2002 pelo Prêmio Nobel Carl Wieman, o projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder (EUA) cria simulações interativas gratuitas de matemática e ciências. As simulações PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através da exploração e da descoberta”.
Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/.
Acesso: 11 dez. 2018.

figura a seguir foi obtida pelo PhET, sendo que duas partículas A e B

A figura a seguir foi obtida pelo PhET, sendo que duas partículas A e B, eletricamente carregadas, foram colocadas em uma determinada região do espaço. As setas indicam a direção e o sentido das linhas de força do vetor campo elétrico do sistema.

(UEMG 2019) A respeito das cargas elétricas A e B, é CORRETO afirmar que:

A) Ambas são eletricamente positivas.
B) Ambas são eletricamente negativas.
C) B é eletricamente positiva e A é negativa.
D) A é eletricamente positiva e B é negativa.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(UEMG 2019) Para calcular o preço do consumo elétrico de seu banho, Roberta utiliza suas aulas de física para a realização dessa tarefa. Primeiramente, ela verifica que, no manual de instruções de seu chuveiro, a potência é de 5.000W quando ligado em 127V. Além disso, ela verifica em sua conta de energia que o preço de 1kWh é igual a R$ 0,70.

Supondo que Roberta tome um banho de 15 minutos por dia, assinale a alternativa que apresenta o custo aproximado de cada banho.

(Considere que o chuveiro esteja ligado corretamente em 127V.)

A) R$ 0,47.
B) R$ 0,75.
C) R$ 0,88.
D) R$ 1,25.

GABARITO.

QUESTÃO 16
(UEMG 2019) Antes de viajar, o motorista calibrou os pneus do seu carro a uma pressão de 30psi quando a temperatura dos pneus era de 27ºC. Durante a viagem, após parar em um posto de gasolina, o motorista percebeu que os pneus estavam aquecidos. Ao conferir a calibragem, o motorista verificou que a pressão dos pneus era de 32psi.

Considerando a dilatação do pneu desprezível e o ar dentro dos pneus como um gás ideal, assinale a alternativa que MELHOR representa a temperatura mais próxima dos pneus.

A) 29ºC.
B) 38ºC.
C) 47ºC.
D) 52ºC.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UEMG 2019) Ao posicionar a mão à frente de um espelho esférico, Alice verificou a imagem da sua mão conforme a figura a seguir:

Ao posicionar a mão à frente de um espelho esférico, Alice verificou a imagem da sua mão conforme a figura

O tipo de imagem formada da mão e o espelho utilizado são, respectivamente:

A) Virtual e côncavo.
B) Virtual e convexo.
C) Real e convexo.
D) Real e côncavo.

GABARITO.

QUESTÃO 18
(UEMG 2019) Leia o trecho a seguir:

O efeito fotoelétrico foi descoberto em 1886 pelo físico alemão Heinrich Hertz (1857-1894). Na ocasião, Hertz percebeu que a incidência da luz ultravioleta em chapas metálicas auxiliava a produção de faíscas. A explicação teórica para o efeito fotoelétrico, entretanto, só foi apresentada pelo físico alemão Albert Einstein em 1905.

A dúvida que existia na época estava relacionada com a energia cinética dos elétrons que eram ejetados do metal: essa grandeza não dependia do(a) ................... da luz incidente. Einstein percebeu que o agente responsável pela ejeção de cada elétron era um único fóton, uma partícula de luz que transferia aos elétrons uma parte de sua energia, ejetando-o do material, desde que seu(sua) ..................... fosse grande o suficiente para tal.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-efeitofotoeletrico.htm
Acesso: 11 dez. 2018. (Fragmento: Adaptado).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

A) frequência – comprimento de onda.
B) comprimento de onda – intensidade.
C) intensidade – frequência.
D) comprimento de onda – frequência.

GABARITO.

HISTÓRIA

QUESTÃO 19
Leia o fragmento a seguir:

“Desde o início de 1964, em torno das propostas de reformas de base, intensificavam-se as manifestações de apoio e de repulsa ao governo de João Goulart. Em 31 de março, um alto escalão de oficiais do Exército, com o apoio de vários governantes, como Magalhães Pinto, de Minas Gerais, Carlos Lacerda, da Guanabara, e Adhemar de Barros, de São Paulo, rebelou-se contra o governo de Jango. O golpe teve um desfecho rápido e bem-sucedido. Culminou com a deposição do presidente João Goulart, que deixou Brasília e se dirigiu para o Rio Grande do Sul. Era o início da ditadura comandada pelos militares também chamada de ‘Anos de Chumbo’”.
FONTE: Vicentino, Cláudio. Projeto Radix: História. 2ª ed. – São
Paulo: Scipione, 2012. [Fragmento: Adaptado]


(UEMG 2019) Sobre o período a que se refere o fragmento apresentado, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na área econômica, os governos militares promoveram a abertura do mercado ao capital e às empresas estrangeiras, ampliando a internacionalização da economia.

( ) A ditadura militar formou um eficiente serviço de propaganda, que buscava despertar o sentido de patriotismo na população com slogans como “Este é um país que vai pra frente”; “Ninguém segura esse país”; “Brasil, ame-o ou deixe-o”.

( ) A junta formada após a deposição de Jango teve como primeira medida a decretação do Ato Institucional nº 1 (AI-1) que estabeleceu eleições indiretas para Presidência da República.

( ) Ainda no governo de Castelo Branco foi decretado o Ato Institucional nº 4 (AI-4) que definiu as orientações que nortearam a elaboração da nova Constituição, outorgada em janeiro de 1967.

( ) No governo Costa e Silva, políticos cassados pela ditadura, estudantes e trabalhadores de diversas categorias aliaram-se para formar a “Frente Ampla”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) V F V F F.
B) V V F V V.
C) F F V F V.
D) F V V V F.

GABARITO.

QUESTÃO 20 / ANULADA

QUESTÃO 21
Observe a imagem a seguir:

A imagem faz parte de um anúncio publicitário de refrigerador, publicado na revista feminina estadunidense McCall’s no ano de 1952

(UEMG 2019) A imagem faz parte de um anúncio publicitário de refrigerador, publicado na revista feminina estadunidense McCall’s no ano de 1952, que buscava evidenciar que, EXCETO:

A) A economia dos Estados Unidos sinalizava um pequeno crescimento durante a Segunda Guerra Mundial e, de forma não tão arrojada, continuaria a crescer nas décadas seguintes.

B) A fartura de alimentos, a geladeira cheia de produtos e a atmosfera de alegria denotavam a satisfação causada pela compra do refrigerador, padrão novo que podia ser desfrutado pelos trabalhadores daquele país à época.

C) Os bens, que antes eram restritos a uma pequena parcela da população estadunidense, passaram a ser acessíveis à maioria das pessoas daquele país.

D) A representação sugeria um ideal de felicidade baseado no consumismo e na posse de bens como prova de sucesso social e econômico, que foi disseminado na sociedade do Estados Unidos e de seus parceiros econômicos, incluindo o Brasil.

GABARITO.

QUESTÃO 22
Durante a Conferência de São Francisco, realizada em junho de 1945 nos Estados Unidos, representantes de 50 países redigiram a carta das Nações Unidas, que daria origem, no mesmo ano, à Organização das Nações Unidas (ONU).

(UEMG 2019) Sobre a ONU e sua atuação, é INCORRETO afirmar que:

A) Os anos da Guerra Fria, sucessores aos da criação da ONU, por dividirem o mundo em dois polos de influência distintos, limitaram o papel da organização no campo de segurança internacional.

B) A ação da ONU, devido à influência da Guerra Fria, se restringiu a intervenções de paz apenas quando estas não colidiam com os interesses das grandes potências que a manipulavam, assistindo passivamente, devido aos vetos do Conselho de Segurança, a conflitos que resultaram em milhares de mortos.

C) A primeira e maior missão de observação da ONU, que pedia um cessar-fogo em 1948, ocorreu na região da Coreia do Sul e da Coreia do Norte.

D) O Conselho de Segurança da ONU é atualmente composto por cinco membros permanentes e dez membros eleitos de dois em dois anos. Os membros permanentes são: Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China.

GABARITO.

QUESTÃO 23
(UEMG 2019) Com o fim do governo de Floriano Peixoto, em 1894, o Brasil passou a ser governado por uma Oligarquia. Durante a República Oligárquica, o Partido Republicano Mineiro (PRM) e o Partido Republicano Paulista (PRP) indicavam e sustentavam o presidente de acordo com seus interesses, afora algumas exceções.

Sobre essas exceções, relacione a COLUNA I que apresenta o nome do presidente com a descrição de sua atuação da COLUNA II.

COLUNA I

1- Afonso Pena (1906 – 1909).

2- Nilo Peçanha (1909- 1910).

3- Venceslau Brás (1914 – 1918).

4- Artur Bernardes (1922 – 1926).

5- Washington Luís (1926 – 1930).

COLUNA II

( ) Último presidente da oligarquia, fluminense, conhecido como “paulista de Macaé”, seu lema foi “governar é abrir estradas”.

( ) Esse mineiro sucedeu Hermes da Fonseca, restabelecendo a política do “café com leite”, seu governo foi marcado por uma grande guerra.

( ) O governo desse mineiro foi marcado pela oposição dos militares de baixa patente, o que o levou a decretar estado de sítio inúmeras vezes.


( ) Presidente mineiro que pôs em prática a política de valorização do café estabelecida no Convênio de Taubaté. Não concluiu seu governo devido à morte súbita.

( ) Afiliado ao Partido Republicano Fluminense, assumiu a presidência após disputa acirrada entre candidato gaúcho e baiano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) 5 3 4 1 2.
B) 3 2 1 4 5.
C) 4 1 5 2 3.
D) 2 4 3 5 1.

GABARITO.

QUESTÃO 24
(UEMG 2019) Leia o fragmento a seguir:

“Então, quando o cabo do braçalote gemeu, encapelando-se no Cais da verga até os cotovelos do horizonte sem fim, sua memória também rangeu com os dentes da catraca, e pôde lembrar-se de quando estourara a notícia da prisão [...]: o outrora arguto Conde de Oeiras fora considerado traidor e condenado à morte. Subira ao trono [...] e com ela todo o desencanto com a monarquia.”
Fonte: BARRETO, Antônio. A barca dos amantes. 4ª ed.
Belo Horizonte[MG]: Lê, p. 27. 2018. [Fragmento: Adaptado]


O fragmento de Antônio Barreto, na obra “A barca dos amantes”, em suas lacunas, retrata personagens históricos como, EXCETO:

A) Sebastião José de Carvalho e Melo, vulgo Marquês de Pombal, pertencente à pequena nobreza portuguesa, homem que mudou o destino de Portugal e que foi preso conforme disposto no fragmento.

B) Maria Francisca Isabel Josefa Antónia Gertrudes Rita Joana, vulgo D. Maria I a louca, primeira mulher a assumir o trono Português.

C) D. José I, rei de Portugal, que teve um reinado glorioso, graças aos esforços, à iniciativa enérgica e à notável persistência de Sebastião José de Carvalho na administração de que se encarregara.

D) Marquês de Pombal que muito conseguiu com sua administração enérgica, a despeito dos inimigos, da nobreza e da poderosa Companhia de Jesus que, por meio de muitas intrigas, tentavam acabar com seu prestígio junto ao rei.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 25
(UEMG 2019) No ano de 2018, foi realizada uma pesquisa, utilizando-se questionários sobre educação. Nessa pesquisa, João, Alfredo e Enéias tabularam as respostas dos questionários, respondidos pelos usuários de uma determinada universidade. Sabendo-se que João tabulou um quarto do total de questionários, Alfredo tabulou três quintos do que sobrou e Enéias tabulou os 1020 questionários restantes, a diferença entre os números de questionários tabulados por Enéias e João foi de:

A) 170.
B) 150.
C) 120.
D) 100.

GABARITO.

QUESTÃO 26
(UEMG 2019) Em uma apresentação na escola, oito amigos, entre eles Carlos, Timóteo e Joana, formam uma fila.

Calcule o número de diferentes formas que esta fila de amigos pode ser formada de modo que Carlos, Timóteo e Joana fiquem sempre juntos:

A) 8!
B) 5! .3!
C) 6! .3!
D) 8! .3!

GABARITO.

QUESTÃO 27
(UEMG 2019) Em um novo projeto de iniciação científica, o estudante de designer João está fabricando uma peça para exposição, na qual ele utiliza uma placa quadrada de um metal cuja densidade é de 9000Kg/m³, com 5000mm de lado. Sabe-se que essa chapa tem a espessura de 2,5cm e que inicialmente o profissional recorta um círculo de diâmetro máximo. Em seguida, ele recorta desse círculo um quadrado de dimensão máxima.

A massa em toneladas desse quadrado recortado é de aproximadamente:

A) 2,66ton.
B) 2,71ton.
C) 2,76ton.
D) 2,81ton.

GABARITO.

QUESTÃO 28
(UEMG 2019) O preço do litro de determinado produto de limpeza é igual a R$ 0,32. Se um reservatório industrial tem a forma de um paralelepípedo retângulo reto, medindo internamente 1,2dam × 125cm × 0,08hm, então o preço que se pagará para encher esse reservatório com o referido produto de limpeza será igual a:

A) R$32.450,00.
B) R$35.400,00.
C) R$38.400,00.
D) R$40.450,00.

GABARITO.

QUESTÃO 29
(UEMG 2019) Joaquim, um jovem empreendedor, estuda duas possibilidades para investir R$10.000,00. A primeira opção é aplicar durante meio ano a uma taxa de juros simples de 0,5% a.m. e a segunda, aplicar o mesmo montante a uma taxa de juros compostos.

Assinale a alternativa que apresenta a taxa de juros compostos ao mês para que, com a mesma duração e com o mesmo montante inicial, Joaquim obtenha o mesmo rendimento da primeira possibilidade:


A) 2,797% a.m.
B) 1,555% a.m.
C) 0,352% a.m.
D) 0,4939% a.m.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(UEMG 2019) Durante o período de final de ano, determinado lojista decidiu aumentar o preço original de um produto em 12,5% e, no início de janeiro, decidiu liquidar e dar um desconto de 12,5% sobre o preço reajustado. Então, relativamente ao preço original, o preço final do produto sofreu uma redução aproximada de:

A) 0%.
B) 1%.
C) 1,5%.
D) 2%.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 31
(UEMG 2019) Observe o aparelho esquematizado a seguir:

Observe o aparelho esquematizado a seguir

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a substância que, quando adicionada em quantidade adequada à água, poderia provocar um brilho muito intenso na lâmpada.

A) AgCl.
B) CaSO⁴.
C) NaNO³.
D) FeS.

GABARITO.

QUESTÃO 32
(UEMG 2019) Vinagre é uma mistura homogênea cujo principal constituinte é o ácido acético. Um estudante de química analisou uma amostra de uma garrafa de 500mL de vinagre de maçã, em que, no rótulo, há a informação de que o teor do ácido acético presente na solução é de 4,2% m/v.

Considerando que o ácido acético é o único composto de caráter ácido do vinagre, analise as proposições sugeridas pelo estudante após as análises.

I- A molaridade do ácido acético na amostra analisada é 0,7mol/L.
II- Ao titular 20mL desse vinagre com hidróxido de sódio 1mol/L, foram gastos 50mL da base.
III- Uma cozinheira que utiliza 6,3g de vinagre por dia, durante 30 dias, irá utilizar 9 garrafas.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):

A) I apenas.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I e III apenas.

GABARITO.

QUESTÃO 33
(UEMG 2019) Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas que são utilizados na aromaterapia devido às suas propriedades analgésicas, relaxantes e estimulantes.

As fórmulas estruturais de alguns componentes dos óleos essenciais são apresentadas a seguir:

linalol eugenol citronelal anetol

Considerando as fórmulas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

A) A reação de oxidação da hidroxila do linalol com KMnO4 em meio ácido produzirá cetona.

B) Um teste apropriado para diferenciar o citronelal e o anetol é o reagente de Tollens.

C) Um teste apropriado para diferenciar o eugenol e o anetol é o teste da solução de bromo (Br2/CH4).

D) A reação de oxidação da hidroxila do eugenol com KMnO4 em meio ácido produzirá cetona.

GABARITO.

QUESTÃO 34
(UEMG 2019) Uma fábrica de sucos realizou analises físico-químicas em um laboratório de controle de qualidade do suco de limão com manjericão e do suco de tomate e obteve os seguintes resultados:

* Suco de limão com manjericão: pH = 2,3.
* Suco de tomate: pH = 4,3.

Dados: log 5= 0,7

Com base nos resultados, é CORRETO afirmar que:

A) O suco de limão com manjericão é 2 vezes mais ácido que o suco de tomate.

B) A concentração de OH ˉ nos dois sucos é igual a zero.

C) No suco de tomate a [ H⁺]/[ OHˉ] = 1.

D) A concentração de H⁺ no suco de limão com manjericão é igual a 5 X 10ˉ³ mol/L.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(UEMG 2019) Nicotina, um dos principais constituintes do cigarro, é um alcaloide, encontrado nas folhas do tabaco (Nicotiana tabacum), planta originária das Américas, sendo a molécula responsável pela dependência. Sua composição porcentual, em massa, é 74,1% de carbono, 8,6% de hidrogênio e 17,3% de nitrogênio.

Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a fórmula mínima da nicotina.

A) C5H7N
B) C3H3N
C) C10H14N2
D) C6H8N

GABARITO.

QUESTÃO 36
(UEMG 2019) Medicamento é um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. A química orgânica é fundamental para o desenvolvimento de novos fármacos e o crescimento da indústria farmacêutica.

Dois dos princípios ativos de medicamentos mais utilizados pelos brasileiros são ilustrados a seguir:

Sildenafil

Fluoxetina

Em relação aos compostos apresentados, assinale a alternativa CORRETA:

A) A fluoxetina não possui atividade óptica.

B) As funções orgânicas presentes no sildenafil são amina, amida, éter e tiol.

C) A fórmula molecular da fluoxetina é C17H18F3NO.

D) A fórmula molecular do sildenafil é C22H28N6O4S.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 37
(UEMG 2019) Na espécie humana existem algumas características que obedecem à primeira lei de Mendel. Dentre essas características, é possível citar: a polidactilia e as sardas no rosto.

Clarício, que apresenta polidactilia e sardas no rosto, casa-se com Josefina, cujo fenótipo é igual ao do seu marido. Depois de uma análise genética de seus pais, foi determinado que o casal em questão é diíbrido para os dois fenótipos citados.

Considerando essas informações, determine a probabilidade de o casal ter uma filha com os mesmos fenótipos citados:

A) 1/32.
B) 9/32.
C) 9/16.
D) 1/16.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(UEMG 2019) O sistema urinário humano ou aparelho urinário é encarregado pela preservação da homeostasia corpórea. Esse controle se dá através da identificação da condição do organismo: se, por exemplo, há uma queda ou um aumento da pressão sanguínea, o Sistema Nervoso Central (SNC) ativa mecanismos renais que trabalharão com a finalidade de normalizá-la. Os órgãos que compõem o sistema urinário são os rins e as vias urinárias. As vias urinárias compreendem a uretra, a bexiga e o ureter.

Sobre o sistema urinário humano, é INCORRETO afirmar que:

A) Os ureteres são dois tubos de aproximadamente 20cm de comprimento cada, que conduzem a urina dos rins para a bexiga.

B) A uretra é o canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo. Ela termina no pênis ou na vulva.

C) A bexiga urinária recebe e armazena temporariamente a urina com uma quantidade que pode variar de 400ml até 500ml.

D) Os rins funcionam como um filtro que retém as impurezas do sangue venoso e o deixa em condições de circular pelo organismo.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(UEMG 2019) As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis.

Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.

O tamanho de uma população pode ser avaliado pela sua densidade.

A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.
Disponível em:
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia16.
php Acesso: 11 de dez. 2018.

O gráfico a seguir representa a curva de crescimento de uma população a partir de um pequeno número de indivíduos:


Sobre o gráfico, é INCORRETO afirmar que:

A) A curva I representa o crescimento intrínseco que é a capacidade teórica de crescimento de uma população biológica.

B) A linha II representa o tamanho populacional máximo suportado pelo ambiente ou carga biótica máxima do meio.

C) A curva III representa o crescimento populacional que é o resultado da interação entre a taxa de crescimento intrínseco e a resistência do meio.

D) A área IV representa a resistência ambiental, trata-se meramente dos fatores abióticos que limitam o crescimento populacional.

GABARITO.

QUESTÃO 40
(UEMG 2019) Há mais de 100 anos, em 1904, aconteceu a primeira campanha de vacinação em massa feita no Brasil. Idealizada por Oswaldo Cruz, o fundador da saúde pública no país, a campanha tinha o objetivo de controlar a varíola, que então dizimava boa parte da população do Rio de Janeiro. Porém, as ações de imunização eram caracterizadas pela descontinuidade e pela baixa área de cobertura.

Atualmente, são oferecidas à população brasileira 19 vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). São mais de 300 milhões de doses, por ano, todas adquiridas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos estados e municípios visando à imunização de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocaoda-saude/
Acesso: 11 dez. 2018 (Fragmento: Adaptado).

Os cientistas estão em constante pesquisa para desenvolverem vacinas para a imunização da população humana contra diversos agentes causadores que podem ser vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros.

Relacione os agentes causadores enumerados na COLUNA I com as doenças apresentados na COLUNA II:

COLUNA I
1- Protozoários.
2- Fungos.
3- Bactérias.
4- Vírus.

COLUNA II
( ) Tracoma.
( ) Hidrófobia.
( ) Hanseníase.
( ) Histoplasmose.
( ) Toxoplasmose.
( ) Caxumba .

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) 4 3 4 2 1 3.
B) 3 4 4 1 2 4.
C) 3 4 3 2 1 4.
D) 4 4 3 2 1 2.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(UEMG 2019) Os vegetais multicelulares são formados por um grupamento de células diferenciadas que exercem uma mesma função. Esses conjuntos celulares são designados como tecidos e a divisão da Biologia que os estuda é denominada de Histologia.

Nesses tecidos, existem células que possuem celulose em sua parede celular, vacúolos e cloroplastos em seu interior.

Assinale a alternativa que apresenta o tecido vegetal formado por células mortas, alongadas e de parede celular lignificada.

A) Xilema.
B) Floema.
C) Colênquima.
D) Meristema.

GABARITO.

QUESTÃO 42
(UEMG 2019) O Reino Animal, Animalia ou Metazoa é constituído por espécimes heterótrofos que necessitam ingerir ou absorver moléculas orgânicas pré-formadas de outros seres vivos para aquisição de energia e síntese das moléculas de que precisam. Os seres que pertencem ao Reino Animal são eucariontes e pluricelulares. Eles possuem capacidade de locomoção e de reprodução sexuada. Os animais vertebrados (que possuem vértebras) e os animais invertebrados (que não possuem vértebras) são classificados em diversos filos.

Sobre os animais invertebrados e os vertebrados, analise as afirmativas a seguir:

I- Nos artrópodes e na maioria dos moluscos, o sistema circulatório é aberto (lacunar), ou seja, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais.

II- Nos artrópodes e na maioria dos insetos, a respiração é traqueal; nos aracnídeos, além da traqueal, também é observada a filotraqueal; e os crustáceos em geral respiram por brânquias.

III- Nos anelídeos e nos vertebrados, o sistema circulatório é fechado, o sangue circula por uma grande rede de vasos pelos quais ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e os tecidos.

IV- Nos vertebrados, o sistema respiratório pode ser pulmonar ou branquial, ou seja, os processos de trocas gasosas ocorrem nos pulmões ou nas brânquias.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A) I, II, III e IV.
B) I e II apenas.
C) I, II e III apenas.
D) I, II e IV apenas.

GABARITO.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 43
Leia o fragmento a seguir:

“Consiste na continuidade da área continental emersa e pode atingir uma profundidade de cerca de 200m. Caracteriza-se por ser uma planície submersa que margeia todos os continentes, em uma extensão que varia de 70 a 1000km”.
Fonte: MARTINS, DADA et. al. Geografia no cotidiano: ensino
médio. Curitiba. Base Editorial. 2016. p. 118.

(UEMG 2019) O fragmento se refere à forma de relevo submarino, cujo nome é:

A) Planície Abissal.
B) Fossa Oceânica.
C) Talude Continental.
D) Plataforma Continental.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(UEMG 2019) Sabemos que ao longo de bilhões de anos, a Terra passou por diferentes transformações que vão desde o resfriamento e solidificação das camadas até os resultados das transformações antrópicas.

Nesse contexto, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Era Pré-Cambriana caracterizou-se pela inexistência da vida no planeta e pela constituição das primeiras rochas magmáticas.

( ) A Era Paleozoica caracterizou-se pela formação das grandes cadeias de montanha, tais como os Andes e os Alpes.

( ) A Era Mesozoica foi marcada pela fragmentação do continente Gondwana, que resultou na formação dos continentes africano e sul-americano e do oceano Atlântico.

( ) A Era Cenozoica foi marcada pelo grande soterramento de florestas em diversas partes do globo, que resultou na formação da jazidas de carvão mineral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) F V F V.
B) V F V F.
C) V V F V.
D) V F F F.

GABARITO.

QUESTÃO 45
(UEMG 2019) São acontecimentos do período entre guerras e oriundos da Segunda Guerra Mundial, EXCETO:

A) No período entre guerras ocorreu, na Itália, a ascensão do fascismo que foi marcado por um nacionalismo exacerbado, uma política de controle sindical e uma perseguição à imprensa.

B) No decorrer da Segunda Guerra Mundial, o Japão, que tinha a intenção de ampliar seu poder na Ásia, formou um bloco com França e Inglaterra, denominado bloco dos Aliados.

C) Durante a década de 1920, a Alemanha teve uma crise econômica de grandes proporções, que resultou na diminuição da arrecadação do Estado e no aumento do desemprego.

D) Os alemães invadiram o território francês em 1940, forçando os franceses a assinarem um armistício que foi extremamente desastroso para a França.

GABARITO.

QUESTÃO 46
Leia o fragmento a seguir:

“[Essa] é uma fonte de energia limpa, simples de ser obtida e que pode solucionar também parte do problema da quantidade de lixo que é descartado. Trata-se de uma mistura gasosa de metano e dióxido de carbono a partir da decomposição de restos orgânicos. Uma das formas de acelerar esse processo biológico é por meio de uso de biodigestores”.
Fonte: BALDRAIS, André. Ser protagonista – geografia. São
Paulo. Edições SM. 2016. p. 66.


(UEMG 2019) O trecho se refere a um tipo de energia alternativa denominada:

A) Biogás.
B) Eólica.
C) Solar.
D) Nuclear.

GABARITO.

QUESTÃO 47
Leia o fragmento a seguir:

“[Esse grupo é formado por] países emergentes de grande expressão populacional e territorial, que, por apresentarem grande crescimento econômico e recursos produtivos, passaram a participar com maior intensidade da dinâmica global [especialmente, na primeira década do século XXI]. (...). Esse grupo já demonstrou que tem força econômica capaz de impor seus interesses no cenário global [pois] dispõem de consideráveis recursos econômicos, humanos e naturais e têm obtido maior protagonismo político diante de organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial. [Visando ampliar a cooperação entre seus membros foi criado um banco de reservas emergenciais para socorro econômico entre os participantes, se necessário] ”.
Fonte: BALDRAIS, André. Ser protagonista – geografia. São
Paulo. Edições SM. 2016. p. 115. Adaptado.

(UEMG 2019) O trecho descreve o grupo, cuja sigla é:

A) SADC.
B) ASEAN.
C) BRICS.
D) APEC.

GABARITO.

QUESTÃO 48
Leia o fragmento a seguir:

“A revolta já tinha mais de quatro meses de vida e as vantagens do governo eram problemáticas. No Sul, a insurreição chegava às portas de São Paulo, e só a Lapa resistia tenazmente, uma das poucas páginas dignas e limpas de todo aquele enxurro de paixões. A pequena cidade tinha dentro de suas trincheiras o Coronel Gomes Carneiro, uma energia, uma vontade, verdadeiramente isso, porque era sereno, confiante e soube tornar verdade a gasta frase grandiloquente: resistir até a morte.

A ilha do Governador tinha sido ocupada e Magé tomado; os revoltosos, porém, tinham a vasta baía e a barra apertada, por onde saíam e entravam, sem temer o estorvo das fortalezas.

As violências, os crimes que tinham assinalado esses dois marcos de atividade guerreira do governo, chegavam ao ouvido de Quaresma e ele sofria. Da ilha do Governador fez-se uma verdadeira mudança de móveis, roupas e outros haveres. O que não podia ser transplantado era destruído pelo fogo e pelo machado.

A ocupação deixou lá a mais execranda memória e até hoje os seus habitantes ainda se recordam dolorosamente de um capitão, patriótico ou da guarda nacional, Ortiz, pela sua ferocidade e insofrido gosto pelo saque e outras vexações”.
Fonte: BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio
de Janeiro. Bestbolso. 2013. p. 211.


(UEMG 2019) O trecho expressa elementos que fazem parte das diferentes formas de produção e organização do espaço brasileiro ao longo de sua construção histórica e humana. A partir de uma perspectiva da geografia humana, é CORRETO afirmar que o trecho ressalta a Revolta da

A) Chibata.
B) Armada.
C) Cabanagem.
D) Vacina.

GABARITO.

INGLÊS

Read the text to answer questions 49 to 53.

Fire Devastates Brazil's Oldest Science Museum

The overnight inferno likely claimed fossils, cultural artifacts, and more irreplaceable collections amassed over 200 years.

By Michael Greshko
______________________________________
PUBLISHED September 6, 2018

Major pieces of Brazil's scientific and cultural heritage went up in smoke on September 2, as a devastating fire ripped through much of Rio de Janeiro's Museu Nacional, or National Museum. Founded in 1818, the museum is Brazil's oldest scientific institution and one of the largest and most renowned museums in Latin America, amassing a collection of some 20 million scientifically and culturally invaluable artifacts.

The Museu Nacional's holdings include Luzia, an 11,500-year-old skull considered one of South America's oldest human fossils, as well as the bones of uniquely Brazilian creatures such as the long-necked dinosaur Maxakalisaurus. Because of the auction tastes of Brazil's 19th-century emperors, the Museu Nacional also ended up with Latin America's oldest collection of Egyptian mummies and artifacts.

Even the building holds historical importance: It housed the exiled Portuguese royal family from 1808 to 1821, after they fled to Rio de Janeiro in 1807 to escape Napoleon. The complex also served as the palace for Brazil's post-independence emperors until 1889, before the museum collections were transferred there in 1902.

In an September 5 email, Museu Nacional curator Débora Pires wrote that the entomology and arachnology collections were completely destroyed, as was most of the mollusk collection. However, technicians had braved the fire to save 80 percent of the mollusk holotypes—the specimens that formally serve as the global references for a given species. The museum's vertebrate specimens, herbarium, and library were housed separately and survived the fire.

(…)

An Irreplaceable Loss

It's not yet clear how the fire started, but it did begin after the museum was closed to the public, and no injuries have yet been reported. Firefighters worked through the night to douse the burnt-out shell of the main building, but it seems the blaze has already seared a gaping hole in many scientists' careers.

“The importance of the collections that were lost couldn't be overstated,” says Luiz Rocha, a Brazilian ichthyologist now at the California Academy of Sciences who has visited the Museu Nacional several times to study its collections. “They were unique as it gets: Many of them were irreplaceable, there's no way to put a monetary value on it.”

“In terms of [my] life-long research agenda, I'm pretty much lost,” says Marcus Guidoti, a Brazilian entomologist finishing up his Ph.D. in a program co-run by Brazil's Federal University of Rio Grande do Sul. Guidoti studies lace bugs, an insect family with more than 2,000 species worldwide. The Museu Nacional held one of the world's largest lace bug collections, but the fire likely destroyed it and the rest of the museum's five million arthropod specimens. “Those type specimens can't be replaced, and they are crucial to understand the species,” he says by text message. “If I was willing to keep working on this family in this region of the globe, this was definitely a big hit.”

Paleontologist Dimila Mothé, a postdoctoral researcher at the Federal University of the State of Rio de Janeiro, adds that the blows to science extend beyond the collections themselves. “It's not only the cultural history, the natural history, but all the theses and research developed there,” she says. “Most of the laboratories there were lost, too, and the research of several professors. I'm not sure you can say the impact of what was lost.”

Brazil’s indigenous knowledge also has suffered. The Museu Nacional housed world-renowned collections of indigenous objects, as well as many audio recordings of indigenous languages from all over Brazil. Some of these recordings, now lost, were of languages that are no longer spoken.

“I have no words to say how horrible this is,” says Brazilian anthropologist Mariana Françozo, an expert on South American indigenous objects at Leiden University. “The indigenous collections are a tremendous loss … we can no longer study them, we can no longer understand what our ancestors did. It’s heartbreaking.”

On Monday, The Brazilian publication G1 Rio reported that ashes of burned documents—some still flecked in notes or illustrations—have rained down from the sky more than a mile away from the Museu Nacional, thrown aloft by the inferno.

(…)

Editor's Note: This story was updated on September 6, 2018, with new details about which artifacts survived the fire.
Taken from:
https://www.nationalgeographic.com/science/2018/09/news-museunacional-fire-rio-de-janeiro-natural-history/. Access: 11 dez. 2018

QUESTÃO 49
(UEMG 2019) In the excerpt “Founded in 1818, the museum is Brazil's oldest scientific institution and one of the largest and most renowned museums in Latin America” we have 3 (three) occurrences of:

A) The superlative of inferiority of adjectives.
B) The superlative of superiority of adjectives.
C) The comparative of inferiority of adjectives.
D) The comparative of superiority of adjectives.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(UEMG 2019) In the excerpt “Even the building holds historical importance: It housed the exiled Portuguese royal family from 1808 to 1821, after they fled to Rio de Janeiro in 1807 to escape Napoleon”, the word IT refers to:

A) The building.
C) Royal family.
B) Importance.
D) Rio de Janeiro.

GABARITO.

QUESTÃO 51
(UEMG 2019) According to the text about the Brazilian National Museum, the fire

A) burned vertebrate specimens, herbarium and library.

B) destroyed entomology and arachnology collections.

C) provoked the exile of the Portuguese royal family.

D) reached renowned museums in Latin America.

GABARITO.

QUESTÃO 52
(UEMG 2019) The fire caused damages and losses in different areas of the National Museum, EXCEPT in:

A) Paleontology.
B) Entomology.
C) Herbology.
D) Anthropology.

GABARITO.

QUESTÃO 53
(UEMG 2019) The correct reported speech form for the sentence “Most of the laboratories there were lost, too, and the research of several professors. I'm not sure you can say the impact of what was lost”, said by Dimila Mothé, is:

A) Dimila Mothé said that most of the laboratories there were lost, too, and the research of several professors and she is not sure one can say the impact of what was lost.

B) Dimila Mothé said that most of the laboratories there had been lost, too, and the research of several professors and she was not sure one could say the impact of what had been lost.

C) Dimila Mothé said that most of the laboratories there were lost, too, and the research of several professors and she was not sure one could say the impact of what was lost.

D) Dimila Mothé said that most of the laboratories there are lost, too, and the research of several professors and she was not sure one can say the impact of what was lost.

GABARITO.

QUESTÃO 54
(UEMG 2019) Lima Barreto’s work (Sad End of Policarpo Quaresma) describes a man who acted in some areas along his life. Check the alternative that shows the area that it was NOT active.

A) Agriculture.
B) Music.
C) Medicine.
D) Politics.

GABARITO.

ESPANHOL

Texto 1

La contaminación de la Ciudad de México ¿por qué no disminuye aún con contingencias ambientales?

La contaminación atmosférica es un tema que preocupa al gobierno y a los habitantes de la Zona Metropolitana del Valle de México desde hace más de tres décadas. Para hacerle frente al creciente problema, se han implementado diferentes medidas que parecen nunca ser suficientes.

Entre ellas encontramos la reformulación de las gasolinas, la verificación obligatoria, el programa Hoy No Circula, la reubicación de industrias, campañas de educación vial, programas de restauración y conservación de áreas verdes y cambios a la normatividad, entre otros.

Como bien sabemos, los esfuerzos para reducir la contaminación ambiental están enfocados principalmente en las fuentes móviles por dos motivos: son causantes del 60% del consumo energético de la Ciudad de México y son los que generan el 78% de partículas de óxido de nitrógeno, contaminante que junto con los compuestos orgánicos volátiles son los precursores de la formación de ozono.

La principal medida implementada por el gobierno en el afán de reducir la contaminación del aire, es el programa Hoy No Circula, que desde 1989 se ha aplicado en la Ciudad de México y que consiste en impedir la circulación del 20% de los vehículos en determinados días de acuerdo al color de su engomado, un programa que con el paso de los años se ha ampliado y endurecido, pero del que se pone en duda su efectividad.

En entrevista para Xataka México, el Dr. Héctor Riveros Rotgé, investigador del Instituto de Física de la UNAM, nos señala una importante falla en la implementación del programa Hoy No Circula así como de las medidas de contingencia ambiental que hemos vivido en los últimos días: las miles de personas cuyo vehículo queda fuera de circulación encuentran como forma de traslado el uso del transporte público, principalmente el de taxis y microbuses, mismos que al ser de uso intensivo y no estar correctamente regulados, generan más contaminación.

El Dr. Riveros nos recuerda que en lo referente a transporte público, es mejor el uso de las redes de Metro y Metrobús que usar taxis y microbuses, por lo que considera es necesario incentivar el uso y expansión de ambos sistemas de transporte, garantizando que tengan una frecuencia adecuada a las necesidades de los usuarios.
Disponível em: https://www.xataka.com.mx/otros-1/lacontaminacion-de-la-ciudad-de-mexico-por-que-no-disminuye-auncon-contingencias-ambientales . Acesso: 11 dez. 2018. (Adaptado)

QUESTÃO 49
(UEMG 2019) De acuerdo con el texto, es CORRECTO afirmar que:

A) El Dr. Riveros concedió una entrevista a la UNAM.

B) El Dr. Riveros considera necesario incentivar el uso y expansión de Metro y de Metrobús.

C) El Dr. Riveros nos recuerda que es mejor el uso de los taxis y microbuses.

D) El Dr. Riveros señala la eficacia en la implementación del programa Hoy No Circula.

GABARITO.

QUESTÃO 50
(UEMG 2019) El texto afirma que la principal medida implementada por el gobierno en el afán de reducir la contaminación del aire, es:

A) El programa Hoy No Circula.
B) La reformulación de las gasolinas.
C) La verificación obligatoria.
D) La reubicación de industrias.

GABARITO.

QUESTÃO 51
(UEMG 2019) Para hacerle frente al creciente problema, se han implementado diferentes medidas que parecen nunca ser suficientes.

En el trecho arriba, entresacado del Texto 1, el pronombre en negrita le se refiere a:

A) Diferentes medidas.
B) Creciente problema.
C) Los habitantes.
D) Zona Metropolitana del Valle de México.

GABARITO.

QUESTÃO 52
(UEMG 2019) Las palabras DEL y AL, destacadas en el texto, son respectivamente:

A) La junción de las preposiciones DE y A más el artículo masculino LO.

B) La junción de las preposiciones DE y A más el artículo femenino LA.

C) La junción de las preposiciones DE y A más el artículo masculino ÉL.

D) La junción de las preposiciones DE y A más el artículo masculino EL.

GABARITO.

QUESTÃO 53
(UEMG 2019) Los verbos destacados en el texto han implementado y hemos vivido están conjugados en el:

A) Pretérito indefinido.
B) Pretérito imperfecto.
C) Pluscuamperfecto.
D) Pretérito perfecto.

GABARITO.

Texto 2

El arte perdido de las cartas escritas a mano
Teclado dejó en el olvido la escritura de puño y letra a
la hora de comunicarse a través del papel.

Hasta avanzados los 90 la gente aún conservaba la costumbre de enviarse cartas, postales y tarjetas desde remotos lugares o como simple muestra de afecto. Pero con el cambio de milenio, el auge de Internet trajo de la mano la masificación del correo electrónico y, luego de la mensajería instantánea, plataformas que redujeron esas grandes historias escritas a mano y pequeños detalles a piezas de colección. Aun así, todavía persisten quienes burlan los designios de la era digital y siguen aferrándose a las sutilezas de la caligrafía.
Disponível em:
https://www.eltiempo.com/archivo/documento/CMS-12576833 .
Acesso: 11 dez. 2018. (Adaptado)

QUESTÃO 54
(UEMG 2019) Podemos sustituir las palabras AÚN y PERO, destacadas en el texto, respectivamente por:

A) Aun y más.
B) Todavía y más.
C) Todavía y sin embargo.
D) Mientras y sin embargo.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UEMG 2019 com Gabarito
Prova UEMG 2019 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQGxMLht-DG20kgjUd0HNMOpjTlsfurcShL-o-5l-3c23cKy98haAWVmincLo4HNzoZ9DEJ-zvBz6jWOm7IcMpdASm5EgAXzdRjMoB0gWM5qNJulT64bMQtjvbg3iXlKE4Xcce1vYa_w8/s320/uemg-logotipo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQGxMLht-DG20kgjUd0HNMOpjTlsfurcShL-o-5l-3c23cKy98haAWVmincLo4HNzoZ9DEJ-zvBz6jWOm7IcMpdASm5EgAXzdRjMoB0gWM5qNJulT64bMQtjvbg3iXlKE4Xcce1vYa_w8/s72-c/uemg-logotipo.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/03/prova-uemg-2019-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/03/prova-uemg-2019-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo