(UEMG 2019) Em relação ao Texto 2, assinale a alternativa CORRETA

INSTRUÇÃO: As questões 4 e 5 referem-se ao Texto 2 a seguir. Leia-o com atenção para respondê-las.

TEXTO 2

Pesquisa estuda relação entre alimentos e câncer nas redes sociais

Artigo publicado no periódico inglês Future Science AO examina se as postagens em uma mídia social são modismo ou se há evidência científica quando o assunto é o câncer associado a alimentos funcionais.

Uma das autoras do artigo, Claudia Jurberg, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), explica que foram analisados alimentos funcionais relacionados ao câncer no Pinterest (rede social de compartilhamento de fotos) e se havia evidência científica ou não no portal de periódicos do PubMed, que é um motor de busca de livre acesso à base de dados MEDLINE de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina. O Pinterest foi a mídia de escolha porque está em franca ascensão no mundo e no Brasil.

"Foram analisados 507 Pins, sendo 75 de alimentos associados ao câncer, compartilhados mais de 27 mil vezes, e encontramos mais de 80 mil artigos científicos sobre esses alimentos e câncer no PubMed. Em 90% dos alimentos mencionados como funcionais para o câncer, encontramos literatura científica. Os Pins são ideias que as pessoas encontram e salvam de toda a Web", esclarece a pesquisadora.

Claudia informa que existem cerca de 50 bilhões de pins sobre comida no Pinterest, e que o objetivo principal era investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas. "Surpreendentemente, 90% dos alimentos citados nessa mídia social também aparecem na literatura científica". No entanto, apesar desse paralelo entre conteúdo publicado em mídia social e evidência científica, a pesquisadora diz que não foi possível identificar a exata relação dos alimentos com o câncer: se previnem, curam ou tratam. [...]
Coordenação de Comunicação Social do CNPq. Ter, 21 Ago.
2018. Disponível em: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-
/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/6333171. Acesso:
11 dez. 2018. [Fragmento. Adaptado].

QUESTÃO 04
(UEMG 2019) Em relação ao Texto 2, assinale a alternativa CORRETA:

A) O periódico inglês Future Science AO examina postagens em uma mídia social para verificar a relação entre o câncer e alimentos funcionais.

B) A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas.

C) A autora do artigo analisou alimentos funcionais relacionados ao câncer sob orientação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

D) A pesquisa se baseia em alimentos funcionais divulgados nas mídias sociais porque estariam em franca ascensão no mundo e no Brasil.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEMG 2019) Leia o cartum a seguir

GABARITO:
B) A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a relação entre postagens sobre comida e câncer no Pinterest e as evidências científicas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEMG 2019) Em relação ao emprego dos sinais de pontuação na construção do Texto 2, assinale a alternativa CORRETA

Questão disponível em:
Prova UEMG 2019 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários