(UEMG 2019) Em relação à composição estrutural e/ou aos elementos linguísticos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA

TEXTO 1

Como evitar ou tratar a depressão? Com exercício físico, oras
A ciência confirma o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, um mal que se alastra em proporções epidêmicas

É triste dizer, mas a depressão está no ar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com o problema atualmente – houve um aumento de 18% entre 2005 e 2015. E a tendência é que esse número não pare de crescer. Alarmada, a própria OMS lançou um apelo aos países: é hora de todos incluírem o tema em suas políticas públicas de saúde. Acontece que não basta dar remédio a esse montão de gente que está com a mente em apuros. A solução, tanto em matéria de prevenção como no tratamento, engloba outros ajustes, como mudanças de hábito. Nesse sentido, pode apostar: teremos de suar a camisa para reverter a situação. Literalmente.

Novos estudos reforçam o poder da atividade física para o bem-estar psicológico. A ponto de o exercício virar prescrição para pessoas deprimidas (ao lado da psicoterapia e dos medicamentos). “Hoje, em toda especialidade, qualquer médico vai listar uma série de benefícios das atividades esportivas. Na psiquiatria, isso se aplica à depressão”, diz o psiquiatra Marcelo Fleck, chefe do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Embora os impactos do esforço físico na esfera mental sejam um campo de pesquisa novo, multiplicam-se evidências de que caminhar, pedalar e malhar melhoram a qualidade de vida de quem anda pra baixo. “É provável que o efeito do exercício se aproxime muito ao dos antidepressivos”, conta Fleck.

Sabe-se que os esportes promovem a liberação de endorfina, o hormônio do prazer, e de outros neurotransmissores por trás da sensação de bem-estar. Experimentos recentes mostram que suar a camisa também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor. Um alento e tanto se você pensar que essa estrutura costuma ser menor entre os sujeitos deprimidos.

Esse estímulo aos neurônios é o que ajuda a entender os reflexos positivos de longo prazo – vai muito além, portanto, da sensação imediata de prazer e dever cumprido após a academia. “A liberação de hormônios não é o que faz a pessoa melhorar. A superação da doença tem a ver com a regeneração neuronal”, revela o educador físico e doutor em psiquiatria Felipe Schuch, do Centro Universitário La Salle, em Canoas (RS). Só que esse efeito terapêutico depende de regularidade.
BRUM, Maurício; ORTIZ, Juan; KANITZ, Henrique. Como evitar ou tratar a depressão?
Com exercício físico, oras. Disponível em:
https://saude.abril.com.br/fitness/como-evitar-ou-tratar-a-depressao-com-exercicio/.
Acesso: 11 dez. 2018.

QUESTÃO 02
(UEMG 2019) Em relação à composição estrutural e/ou aos elementos linguísticos do Texto 1, assinale a alternativa CORRETA:

A) Em “Só que esse efeito terapêutico depende de regularidade.”, a expressão destacada pertence à classe dos advérbios e serve para sinalizar a relação semântica de oposição existente entre as ideias contidas nos enunciados que une.

B) Em “Um alento e tanto se você pensar que essa estrutura costuma ser menor entre os sujeitos deprimidos”, a expressão em destaque é usada como um termo substituto que retoma a referência feita pelo nome “cérebro” empregado no período anterior.

C) No texto, as falas de autoridades no assunto tratado, o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, são apresentadas por meio do discurso direto, marcado pelo uso de aspas e de verbos de elocução.

D) Uma característica do estilo predominantemente informal no texto é o uso de frases nominais, de períodos interrompidos e de expressões coloquiais, como “montão de gente”, “um alento e tanto” ou “anda pra baixo”, por exemplo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UEMG 2019) Em relação a esse texto, é CORRETO afirmar que ele

GABARITO:
C) No texto, as falas de autoridades no assunto tratado, o papel da atividade física na prevenção e no controle da depressão, são apresentadas por meio do discurso direto, marcado pelo uso de aspas e de verbos de elocução.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UEMG 2019) Leia o cartum a seguir

Questão disponível em:
Prova UEMG 2019 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários