Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos

I. Há 33 anos, o trabalho de dois jornalistas ajudou a desvendar um escândalo nas eleições dos Estados Unidos. O então presidente Richard Nixon se reelegia com 60% dos votos. Mas as investigações daqueles profissionais garantiram que a história americana tomasse outros rumos.

Em 1974, Nixon renunciou. Foram encontros com uma fonte especial o que os ajudou a desmascarar a corrupção da reeleição de Nixon. Apelidado de Garganta Profunda nas matérias, sempre trazia informações determinantes para o sucesso das denúncias de Bob Woodward e Carl Bernstein, repórteres do jornal Washington Post. Apenas em 2005 o mundo ficou sabendo quem era Garganta Profunda. Aos 91 anos, E. W. Mark Felt, que na década de 70 era o principal dirigente do FBI, abaixo do diretor da Agência, apresentou-se ao mundo.

II. Sete razões para votar NÃO, esta foi a capa da revista Veja na semana do dia 5 de outubro de 2005. Será que foi ético ter deixado explícita a opinião sobre desarmamento na capa? Pode-se afirmar que essas questões referem-se, respectivamente

a) ao jornalismo opinativo.
b) a situações de risco e ética jornalística.
c) a ética no jornalismo.
d) a parcialidade e ética jornalística.
e) a informação off e imparcialidade jornalística

QUESTÃO ANTERIOR:
Eugênio Bucci, no seu livro Sobre Ética e Imprensa, fala do que chama os pecados cometidos diariamente pelos jornalistas e cria uma lista do que considera pecados capitais. Entre eles não podemos citar

GABARITO:
e) a informação off e imparcialidade jornalística

PRÓXIMA QUESTÃO:
- "Talvez caiba perguntar: por que a ética se tornou um assunto tão importante na contemporaneidade? Uma coisa é certa: é uma peculiaridade do homem a não indiferença. Segundo, a possibilidade do discurso ético se mostra como uma possível realidade de fuga, na medida em que procuramos escapar às ilusões da modernidade que não se concretizaram na práxis social".

Questão disponível em:
Questões A Ética na Contemporaneidade com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários