Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que

Analise a charge.


Sobre o processo de produção do espaço urbano e o acesso à moradia no Brasil, é correto afirmar que:

a) ao longo de nossa história não houve necessidade de políticas específicas para a habitação, visto que o processo natural de produção do espaço urbano brasileiro vem criando oportunidade de moradia para todos.

b) as políticas sociais de assistência à moradia promovidas pelo Estado vêm historicamente garantindo acesso à moradia à população brasileira de alta renda.

c) a dinâmica de oferta de moradia, comandada pelo mercado imobiliário, vem proporcionando acesso à moradia para todas as classes sociais, inclusive aquelas de baixa renda.

d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.

e) os movimentos sociais que lutam por moradia nas cidades reivindicam um direito que não é previsto pela Constituição do país.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FUVEST) A charge apresentada, satirizando uma situação problemática, comum às grandes cidades, sugere a

RESOLUÇÃO:
O processo de urbanização do Brasil foi desordenado, marcado por uma profunda desigualdade social e pela influência das corporações privadas, como as empreiteiras e as companhias imobiliárias. A especulação imobiliária elevou os valores dos terrenos, imóveis e aluguéis em muitas cidades, dificultando o acesso à moradia de parcelas mais carentes da população. Este processo, somado ao investimento insuficiente do Estado em moradias populares, levou à crise habitacional e à expansão de moradias precárias, como favelas, cortiços, além da significativa população de rua.

GABARITO:
d) o processo de urbanização, ao ser dado sob a lógica capitalista, produziu uma intensa especulação imobiliária, que vem restringindo o acesso à moradia para a população pobre.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- As previsões de especialistas para 2015 projetam que cerca de 33 cidades do mundo terão, pelo menos, 8 milhões de habitantes ocupando 0,4% da área do planeta.

Questão disponível em:
Atividade sobre Vida Urbana - exclusão social e hierarquia - (Geografia) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários