(DINÂMICA 2019) Leia o trecho a seguir retirado de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

(DINÂMICA 2019) Leia o trecho a seguir retirado de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

“O despropósito fez-me perder outro capítulo. Que melhor não era dizer as coisas lisamente, sem todos estes solavancos! Já comparei o meu estilo ao andar dos ébrios. Se a ideia vos parece indecorosa, direi que ele é o que eram as minhas refeições com Virgília, na casinha da Gamboa, onde às vezes fazíamos a nossa patuscada, o nosso luncheon. Vinho, frutas, compotas. Comíamos, é verdade, mas era um comer virgulado de palavrinhas doces, de olhares ternos, de criancices, uma infinidade desses apartes do coração, aliás o verdadeiro, o ininterrupto discurso do amor. Às vezes vinha o arrufo temperar o nímio adocicado da situação. Ela deixava-me, refugiava-se num canto do canapé, ou ia para o interior ouvir as denguices de Dona Plácida. Cinco ou dez minutos depois, reatávamos a palestra, como eu reato a narração, para desatá-la outra vez. Note-se que, longe de termos horror ao método, era nosso costume convidá-lo, na pessoa de Dona Plácida, a sentar-se conosco à mesa; mas Dona Plácida não aceitava nunca.”
(ASSIS, Machado de. Obra Completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.)

No trecho do primeiro romance realista brasileiro é possível identificar as seguintes características em sua narrativa:

(A) Realização dos ideais estéticos românticos como liberdade de criação, entrega total ao subjetivismo e à imaginação.

(B) Utilização de tom irônico, quebra da linearidade narrativa por constantes digressões, metalinguagem e conversas com o leitor.

(C) Registro de uma linguagem tipicamente brasileira com marcas constantes de oralidade, reafirmação da independência literária.

(D) Transbordamento emocional de pessimista aproximando-se do irracionalismo romântico, chegando o egocentrismo aos extremos da morbidez.

QUESTÃO ANTERIOR:
(DINÂMICA 2019) A introdução do discurso de autoridades em relação ao assunto tratado no desenvolvimento do texto tem por objetivo

RESPOSTA:
(B) Utilização de tom irônico, quebra da linearidade narrativa por constantes digressões, metalinguagem e conversas com o leitor.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (DINÂMICA 2019) Leia o poema a seguir “Congresso internacional do medo” escrito por Carlos Drummond de Andrade.

Questão disponível em:
Prova Faculdade Dinâmica 2019.1; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários