(DINÂMICA 2019) No contexto do mundo atual, tecnológico e globalizado, as questões envolvendo temas ambientais ganham repercussão mundial

“O Brasil ainda engatinha quando o assunto é divulgar o conceito e avançar nos estudos voltados para o cálculo da dívida ecológica. Para a belo-horizontina Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da organização Auditoria Cidadã da Dívida e integrante das comissões de auditoria da dívida pública do Equador e da Grécia, os responsáveis pela exploração predatória das riquezas naturais e geração de danos ambientais e sociais irreparáveis envolvem, principalmente, empresas transnacionais e instituições financeiras que viabilizam a comercialização das matérias-primas com lucros exorbitantes e ocultos, por meio do uso de paraísos fiscais.”
(Disponível em: http://revistaecologico.com.br/revista/edicoes-
anteriores/edicao-110/somos-credores-da-divida-ecologica/.)

(DINÂMICA 2019) No contexto do mundo atual, tecnológico e globalizado, as questões envolvendo temas ambientais ganham repercussão mundial. É o caso da “dívida ecológica”. Sobre esse assunto é correto afirmar que:

(A) Remete-se às dívidas públicas dos estados e às nações soberanas, ligadas unicamente ao uso indiscriminado de energias não renováveis e ao descaso com o descarte dos resíduos sólidos.

(B) Insere-se originalmente nas questões ambientais, mas diz respeito apenas aos casos específicos de tragédias de grande porte, a exemplo do caso de Mariana, no Brasil ou Fukushima, no Japão.

(C) Refere-se, segundo muitos autores, ao débito dos países do Norte para com os do Hemisfério Sul, devido à exploração de matérias-primas nos últimos cinco séculos, provocando danos ambientais.

(D) Trata-se especificamente do débito acumulado pelos estados, em relação ao não cumprimento das orientações da “Agenda 21”, que preconiza as ações ecológicas obrigatórias a todas as nações do planeta.

QUESTÃO ANTERIOR:
(DINÂMICA 2019) Observe o quadro a seguir e complete-o adequadamente.

RESPOSTA:
(C) Refere-se, segundo muitos autores, ao débito dos países do Norte para com os do Hemisfério Sul, devido à exploração de matérias-primas nos últimos cinco séculos, provocando danos ambientais.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (DINÂMICA 2019) Um dado alarmante preocupa autoridades de saúde no país. Metade dos jovens brasileiros tem o HPV, o vírus que pode causar diferentes tipos de câncer.

Questão disponível em:
Prova Faculdade Dinâmica 2019.1; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários