UNIFAMINAS: A soma dos menores coeficientes inteiros nas duas etapas de reação para a formação do ácido sulfúrico é

O trecho a seguir contextualiza as questões 31 e 32. Leia-o atentamente.

“Fenômenos naturais podem gerar uma forte diminuição no pH da água da chuva, isto é, aumentar consideravelmente sua acidez. Por exemplo:

A – dióxido de enxofre reage com gás oxigênio gerando trióxido de enxofre que, por sua vez, reage com a água formando o ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico, como é forte, ioniza uma grande parte de suas moléculas, resultando, assim, em um grande aumento na acidez da água da chuva.

B – o gás nitrogênio reage com o gás oxigênio formando o monóxido de nitrogênio; exposto à atmosfera, o óxido reage com o gás oxigênio formando o dióxido de nitrogênio; em seguida, o dióxido de nitrogênio reage com a umidade do ar, produzindo ácido nítrico e monóxido de nitrogênio. O ácido nítrico é forte e ioniza grande parte das suas moléculas, resultando, assim, em uma chuva bastante ácida.”

QUESTÃO 32
UNIFAMINAS: A soma dos menores coeficientes inteiros nas duas etapas de reação para a formação do ácido sulfúrico é:

(A) 6.
(B) 8.
(C) 10.
(D) 11.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFAMINAS: De acordo com o exposto, indique a alternativa que corresponde corretamente à quantidade de massa, em g, do monóxido de nitrogênio da segunda reação quando 3,5 kg de gás nitrogênio reagiram com 2,9 kg de oxigênio

GABARITO:
(B) 8.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFAMINAS: Certo composto tem como composição centesimal 87,5% de nitrogênio e 12,5% de hidrogênio. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a fórmula mínima deste composto.

Questão disponível em:
Prova UNIFAMINAS 2019.1; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários