(FATEC 2019) As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado

(FATEC 2019) As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mais funcionando; uma massa de cidadãos desencantados, desorientados e descontentes, não mais sabendo a quem ser leais; a possibilidade de uma revolução social e movimentos socialistas fortes, mas que não estavam de fato em posição de realizá-la; e uma inclinação do ressentimento nacionalista contra os tratados de paz de 1918–1920. Sob essas condições, as velhas elites governantes sentiram-se tentadas a aliar-se aos ultrarradicais: os liberais italianos se aliaram aos fascistas de Mussolini e os alemães aos nazistas de Hitler.
HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos: o breve
século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo:
Companhia das Letras, 1995, p.130. Adaptado.

De acordo com o texto e com o contexto ao qual o autor se refere, é correto afirmar que

(A) as economias europeias viveram um período de prosperidade após os tratados de paz que puseram fim à Primeira Guerra Mundial.

(B) os grupos ultranacionalistas nazistas e fascistas aliaram-se a socialistas e comunistas para governar Alemanha e Itália.

(C) a chamada “grande depressão” foi causada pelo descontentamento da sociedade com os grupos de ultradireita.

(D) o pleno funcionamento das instituições fortaleceu o nacionalismo alemão e contribuiu para a queda do nazismo.

(E) a Segunda Guerra Mundial e o holocausto estão entre as principais consequências do processo descrito.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FATEC 2019) A Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que elaborou as novas leis do Brasil, foi representada por Henfil, na charge, como

RESOLUÇÃO:
O enunciado enumera os principais fatores que levaram ao poder, respectivamente na Itália e na Alemanha, duas ideologias com grandes afinidades: o fascismo e o nazismo. Considerando que o regime de Hitler foi o principal responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial e pela matança de judeus durante aquele conflito, é basicamente correto considerar tais eventos como resultado das condições que permitiram a ascensão dos governos de extrema-direita na Europa.

GABARITO:
(E) a Segunda Guerra Mundial e o holocausto estão entre as principais consequências do processo descrito.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FATEC 2019) A produção do aço ocorre nas usinas siderúrgicas em ___I___, e tem como principais matérias-primas minérios de ___II___ e ___III___.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FATEC 2019.2; Questões com Gabarito e Resolução


PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários