(FATEC 2019) A Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que elaborou as novas leis do Brasil

Leia o texto e considere a charge do cartunista Henfil para responder às questões 17 e 18.

Em outubro de 2018, a Constituição brasileira completou trinta anos.

Promulgado após quase dois anos de trabalho, o texto que lançava as bases para a nova legislação máxima do país foi resultado do grande envolvimento da sociedade – que enviou cartas, organizou-se em movimentos sociais e realizou eventos – e dos parlamentares eleitos após o término do regime militar.

As demandas da população foram consideradas para a construção de uma Constituição que ampliou direitos e liberdades, o que contribuiu para que ela fosse chamada de “Cidadã”.

constituinte

QUESTÃO 18
(FATEC 2019) A Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988, que elaborou as novas leis do Brasil, foi representada por Henfil, na charge, como

(A) a retomada da consciência de proteção ambiental, que existia nas Constituições anteriores e que foi deixada de lado durante o regime militar.

(B) a reelaboração dos símbolos nacionais, como a bandeira, cujas cores foram alteradas para remeter às riquezas naturais.

(C) o ressurgimento dos estados, que voltaram a ter governadores e não interventores federais escolhidos pelo presidente.

(D) a reconstrução do país por sua população, após um período autoritário que deixou marcas negativas.

(E) o resultado do trabalho científico e racional, representado pelos intelectuais que elaboraram o novo texto.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FATEC 2019) A Constituição Federal de 1988 revogou a de 1967 que, ao lado dos Atos Institucionais, serviu de base legal para as ações do regime militar.

RESOLUÇÃO:
O cartum de Henfil reflete a euforia e a esperança suscitadas pela promulgação da Constituição democrática de 1988, que veio substituir a legislação ditatorial imposta ao País a partir de 1964 (legislação essa designada pejorativamente, durante a redemocratização, como sendo o “entulho autoritário”).

GABARITO:
(D) a reconstrução do país por sua população, após um período autoritário que deixou marcas negativas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FATEC 2019) As condições ideais para o triunfo do nazifascismo foram um Estado com os seus mecanismos dirigentes não mais funcionando

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FATEC 2019.2; Questões com Gabarito e Resolução


PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários