(FATEC 2019) A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos

(FATEC 2019) A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios.

Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas.

A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.

A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.

Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres.
<https://tinyurl.com/y3elt26u>
Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.

Em relação a essa doença, é correto que

(A) pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39 °C e 40 °C, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos vírus no sangue.

(B) pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.

(C) é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos.

(D) é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos.

(E) caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Trypanosoma.

QUESTÃO ANTERIOR:
(FATEC 2019) No heredograma, os símbolos preenchidos representam pessoas afetadas por uma doença hereditária. Os homens são representados pelos quadrados e as mulheres, pelos círculos.

RESOLUÇÃO:
A leishmaniose, causada por protozoários do gênero Leishmania, pode ser prevenida pelo uso de mosquiteiros nas camas e telas nas portas e janelas. O agente etiológico é transmitido pela picada de fêmeas do mosquito – palha (ou birigui), pertencente ao gênero Lutzomya.

GABARITO:
(B) pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (FATEC 2019) O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FATEC 2019.2; Questões com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários