FGV-SP 2019: Analise a tabela a seguir, que representa as taxas médias de crescimento anual (%) das cidades brasileiras

FGV-SP 2019: Analise a tabela a seguir, que representa as taxas médias de crescimento anual (%) das cidades brasileiras, segundo as classes de tamanho da população urbana, entre 2000 e 2012.

classes de tamanho das cidades

Sobre a dinâmica demográfica das cidades brasileiras, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) Os centros regionais e sub-regionais – com popu - lação entre 100.001 e 500.000 habitantes – apresentaram as maiores taxas de crescimento demográfico, porque, graças a uma eficiente base logística, mantiveram-se como “ilhas de prosperidade”.

( ) Os centros metropolitanos globais - as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro – apresentaram taxas de crescimento demográfico baixas em relação às décadas anteriores, o que indica um movimento de desconcentração territorial.

( ) As metrópoles regionais – cidades com população entre 1.000.001 e 5.000.000 de habitantes – apresentaram taxas de crescimento demográfico ainda elevadas, porque o movimento de convergência para as metrópoles se dá, agora, em escala regional.

( ) As cidades locais – cidades com até 20.000 habitantes – apresentaram taxas de crescimento baixas, porque o índice de natalidade tem decrescido, em função do chamado bônus demográfico.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

a) V, V, V e F.
b) V, F, F e V.
c) F, F, V e V.
d) V, V, F e V.
e) F, V, V e F.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo e que retiraram o mundo capitalista da estagflação (estagnação da produção de bens e inflação de preços).

RESOLUÇÃO:
Na primeira afirmativa, as cidades de população entre 100 mil e 500 mil habitantes crescem sua população por oferecer aos seus possíveis imigrantes atrativos como melhor qualidade de vida e não por se constituírem em “ilhas de prosperidade”; na última afirmativa, o baixo crescimento das cidades pequenas se dá pela saída de sua população, em busca de trabalho em cidades de maior porte.

GABARITO:
a) V, V, V e F.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Sobre o espaço urbano de São Paulo, leia os versos a seguir.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários