FGV-SP 2019: A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo

FGV-SP 2019: A recessão de 1973, acentuada pelo choque do petróleo, colocou em movimento processos que solaparam o fordismo e que retiraram o mundo capitalista da estagflação (estagnação da produção de bens e inflação de preços). Em razão disso, novas experiências na organização da indústria e na vida social e política começaram a tomar forma. Essas experiências representam a passagem para um regime de acumulação inteiramente novo – a acumulação flexível.
Adaptado de Harvey, David. Condição Pós-Moderna. Edições
Loyola. São Paulo. 1990.

As opções a seguir apresentam características da acumulação flexível, à exceção de uma. Assinale-a.

a) Gerou um movimento de compressão do espaçotempo, graças às comunicações via satélite e à queda dos custos dos transportes.

b) Desestruturou os processos de trabalho e os padrões de consumo, devido à eliminação da produção uniformizada e dos grandes estoques.

c) Regulamentou a distribuição de componentes e subcontratantes em escala mundial, devido à difusão do consumo de massa por redes eletrônicas.

d) Permitiu que os empregadores exerçam maior pressão sobre o mundo do trabalho, devido ao aumento do desemprego e do enfraquecimento dos movimentos sindicais.

e) Estimulou as mudanças tecnológicas, a automação e a busca de novas linhas de produtos, devido à valorização do conhecimento como fator estratégico para o crescimento econômico.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: A emergência da consciência ambientalista, nas últimas décadas do século XX, mudou o entendimento sobre a ecologia urbana.

RESOLUÇÃO:
Ao contrário, a acumulação flexível, uma característica cada vez mais presente no processo da globalização, se aprimorou em desregulamentar as atividades como a distribuição de componentes e subcontratantes em escala mundial.

GABARITO:
c) Regulamentou a distribuição de componentes e subcontratantes em escala mundial, devido à difusão do consumo de massa por redes eletrônicas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Analise a tabela a seguir, que representa as taxas médias de crescimento anual (%) das cidades brasileiras, segundo as classes de tamanho da população urbana, entre 2000 e 2012.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários