FGV-SP 2019: Em janeiro de 2019, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente

FGV-SP 2019: Em janeiro de 2019, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino da Venezuela, desencadeando a escalada de uma crise política interna e internacional: o país possuía dois presidentes reconhecidos internacionalmente.

As afirmações a seguir caracterizam corretamente consequências dessa crise na Venezuela, à exceção de uma. Assinale-a.

a) O presidente autoproclamado foi imediatamente apoiado pelos Estados Unidos, que pressionaram pela queda do governo de Maduro.

b) Representantes do Brasil e do Chile reconheceram a legitimidade de Juan Guaidó, em detrimento da política bolivariana do governo de Maduro.

c) A Rússia e a China apoiaram a permanência de Maduro, em função de seus interesses em salvaguardar os investimentos feitos no país.

d) Juan Guaidó buscou apoio, para sua presidência, na Organização dos Estados Americanos (OEA), solicitando que supervisione as novas eleições.

e) Guaidó foi apoiado pela maior parte das Forças Armadas e de segurança de seu país, que sustentam o pleito para a redemocratização da Venezuela.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: A montadora norte-americana Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, como parte de seu plano de reestruturação global, para enxugar suas operações e preparar-se para uma nova gestão de sua cadeia de produção.

RESOLUÇÃO:
Ao contrário do que afirma na alternativa E, Juan Guaidó não conta com o apoio dos militares, cujo comando foi quase todo cooptado pelo governo de Nicolás Maduro.

GABARITO:
e) Guaidó foi apoiado pela maior parte das Forças Armadas e de segurança de seu país, que sustentam o pleito para a redemocratização da Venezuela.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: O economista Amartya Sen, preocupado em medir qualidade de vida, propôs um novo índice de bem-estar social: quanto maior a renda média e menor a desigualdade, maior o bem-estar da sociedade, e viceversa.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários