FGV-SP 2019: A montadora norte-americana Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo


Manifestação contra o fechamento da fábrica da Ford em Bordeaux
Protesto contra o fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo

FGV-SP 2019: A montadora norte-americana Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista, como parte de seu plano de reestruturação global, para enxugar suas operações e preparar-se para uma nova gestão de sua cadeia de produção.

Segundo analistas do setor, os carros do futuro serão celulares sobre rodas e não poluentes, razão pela qual as fábricas mais antigas, que demandariam muito investimento para atualizarem sua capacidade produtiva, tendem a ser fechadas.

Com relação à reestruturação do setor automobilístico, em escala mundial e sobre seus efeitos no Brasil, analise as afirmações a seguir.

I. A reestruturação estratégica da Ford exemplifica a busca por maior eficiência e lucratividade, com corte de custos operacionais, priorizando regiões que oferecem melhor escoamento da produção, mão de obra mais barata e boas redes de fornecedores.

II. O fechamento de fábricas da Ford na França e no Brasil exemplifica a transformação global do modelo de produção de veículos, incentivada por mercados que exigem requisitos de sustentabilidade, como carros elétricos e híbridos.

III. Os protestos contra o fechamento das fábricas da Ford mostram a dificuldade de sindicatos, gestores e Estado de controlar e regulamentar o impacto regional dos fluxos de capital e tecnologia da atual globalização.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: O gráfico a seguir mostra a relação entre a porcentagem do PIB gasto com a Previdência Social e a porcentagem da população acima de 65 anos, ou seja, economicamente dependente do sistema previdenciário, em vários países, em 2017.

RESOLUÇÃO:
A questão do fechamento de unidades fabris em diversas partes do mundo é um exemplo das transformações dos sistemas produtivos num mundo cada vez mais voltado para redução do consumo de matérias primas e a robotização, que prescindirá mais e mais do uso da mão de obra especializada, típica do sistema fordista de produção.

GABARITO:
a) I, II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Em janeiro de 2019, o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente interino da Venezuela, desencadeando a escalada de uma crise política interna e internacional: o país possuía dois presidentes reconhecidos internacionalmente.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários