FGV-SP 2019: Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua

FGV-SP 2019: Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua, estabelecendo o fim do governo ditatorial de Anastacio Somoza Debayle.

Acerca desse movimento, é correto afirmar:

a) Representou o fim dos conflitos internos na Nicarágua e deu início a um período de normalidade democrática, em sintonia ao que se estabelecia em toda a América Latina.

b) O apoio dos Estados Unidos foi decisivo para a vitória dos sandinistas e, posteriormente, para a integração da economia nicaraguense aos interesses norteamericanos.

c) O assassinato do jornalista Pedro Joaquin Chamorro, em 1978, contribuiu para a aliança entre liberais e sandinistas contra o regime de Anastacio Somoza.

d) Marcou a introdução da tática do foquismo e da luta armada nos conflitos sociais e políticos da América Latina.

e) A Revolução Sandinista permitiu uma reaproximação entre os governos dos Estados Unidos e da União Soviética, o que resultaria no fim das tensões políticas da Guerra Fria.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: Nas vésperas dos Descobrimentos e no próprio momento das viagens de Colombo, de Vasco da Gama e de Vespúcio, nenhuma das cinco representações da Terra descritas por Crates, Aristóteles, Parmênides (as zonas), Lactâncio e Ptolomeu parece prevalecer.

RESOLUÇÃO:
Anastasio Somoza Debayle foi o terceiro de uma família de ditadores que governou a Nicarágua desde 1936. Combatido pela guerrilha marxista intitulada “Movimento Sandinista de Libertação Nacional”, apoiada por Cuba, foi responsabilizado pelo assassinato de Pedro Joaquín Chamorro, diretor do jornal liberal La Prensa.

A morte de Chamorro (sucedido na direção do jornal por sua viúva Violeta Chamorro) fez com que setores das classes média e alta nicaraguenses, até então refratários ao MSLN, se unissem à guerrilha para derrubar Somoza, deposto em 1979.

GABARITO:
c) O assassinato do jornalista Pedro Joaquin Chamorro, em 1978, contribuiu para a aliança entre liberais e sandinistas contra o regime de Anastacio Somoza.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política e que o mundo eclesiástico não se deve imiscuir nos assuntos de Estado.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários