FGV-SP 2019: Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política

FGV-SP 2019: Costuma-se dizer que a religião deve ser separada da política e que o mundo eclesiástico não se deve imiscuir nos assuntos de Estado. Proclama-se que as altas autoridades eclesiásticas muçulmanas não devem intervir nas decisões sociais e políticas do governo. Tais afirmações só emanam dos ateus: são ditadas e espalhadas pelos imperialistas. A política estava separada da religião no tempo do Profeta (...)?
AIATOLÁ KHOMEINI, O Livro Verde dos princípios políticos,
sociais e religiosos. Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 27.

O Aiatolá Khomeini foi um dos líderes da Revolução Iraniana de 1979, que derrubou o regime do Xá Reza Pahlevi. A esse respeito, afirma-se:

I. A Revolução Iraniana provocou a substituição de um regime imperial democrático por um Estado republicano de caráter autoritário.

II. Dirigido pelos xiitas, o movimento instaurou um governo fundamentalista que articulava os interesses do Estado a concepções religiosas muçulmanas.

III. A ascensão do regime dos aiatolás foi patrocinada pelos governos dos Estados Unidos, interessados em estimular o conflito entre Irã e Iraque, dirigido, na época, por Saddam Hussein.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) II, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: Em junho de 1979, guerrilheiros sandinistas tomavam a cidade de Manágua, capital da Nicarágua, estabelecendo o fim do governo ditatorial de Anastacio Somoza Debayle.

RESOLUÇÃO:
A afirmação I é incorreta porque o regime imperial do xá Mohamed Reza Pahlevi não era democrático. A afirmação III é incorreta porque os Estados Unidos não só eram apoiadores do xá como foram violentamente hostilizados pelo regime dos aiatolás instalado no Irã em 1979.

GABARITO:
e) II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Houve movimentos militares em 1945, 1954, 1964, uma tentativa frustrada em 1961 e um outro movimento em 1955, que precipitou um contramovimento em defesa das autoridades constitucionais.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários