FGV-SP 2019: No excerto, o narrador apresenta uma cena que contém uma conversa entre Fabiano e sinha Vitória

Texto para as questões de  28  a  30 . Fabiano esfregou as mãos satisfeito e empurrou os tições com a ponta da alpercata. As brasas estala...
Texto para as questões de 28 a 30.

Fabiano esfregou as mãos satisfeito e empurrou os tições com a ponta da alpercata. As brasas estalaram, a cinza caiu, um círculo de luz espalhou-se em redor da trempe de pedras, clareando vagamente os pés do vaqueiro, os joelhos da mulher e os meninos deitadosDe quando em quando estes se mexiam, porque o lume era fraco e apenas aquecia pedaços deles. Outros pedaços esfriavam recebendo o ar que entrava pelas rachaduras das paredes e pelas gretas da janela.

Por isso não podiam dormir. Quando iam pegando no sono, arrepiavam-se, tinham precisão de virar-se, chegavam-se à trempe e ouviam a conversa dos pais. Não era propriamente conversa, eram frases soltas, espaçadas, com repetições e incongruências.

Às vezes uma interjeição gutural dava energia ao discurso ambíguo. Na verdade nenhum deles prestava atenção às palavras do outro: iam exibindo as imagens que lhes vinham ao espírito, e as imagens sucediam-se, deformavam-se, não havia meio de dominá-las.
Graciliano Ramos, Vida secas.

QUESTÃO 28
FGV-SP 2019: No excerto, o narrador apresenta uma cena que contém uma conversa entre Fabiano e sinha Vitória. Entre as frases transcritas abaixo, extraídas do mesmo capítulo em que se encontra a referida cena, a que contém uma informação de maior valor explicativo em relação às características dessa conversa é a que está em:

a) “No campo, seguindo uma rês, ele [Fabiano] se esgoelava demais. Natural. Mas ali, à beira do fogo, para que tanto grito?”

b) “O menino mais velho estava descontente. Não podendo perceber as feições do pai, cerrava os olhos para entendê-lo bem.”

c) “Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.”

d) “Fabiano contava façanhas. Começara moderadamente, mas excitara-se pouco a pouco e agora via os acontecimentos com exagero e otimismo”.

e) “Aquele homem era assim mesmo, tinha o coração perto da goela”.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: No último verso do poema (“é a vida um suspiro sem paixão”), realça-se o sujeito por meio de sua posposição ao verbo.

RESOLUÇÃO:
Fabiano e família são personagens tão subumanos e marginalizados por vários fatores que chegam a ser desprovidos de linguagem articulada. Os recursos expressivos dos seres dessa família são poucos e fragmentários, " frases soltas e espaçadas", às vezes preenchidas com interjeições guturais.

GABARITO:
c) “Como os recursos de expressão eram minguados, tentavam remediar a deficiência falando alto.”

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Na construção da cena apresentada no excerto, a ênfase nas alternâncias de claridade e escuridão, de quente e frio, entra em correspondência mais direta com o caráter

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo