FGV-SP 2019: O prefixo que entra na formação do verbo “tresjuram” expressa ideia de

Texto para as questões de 21 a 24.

Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro; temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um só, e neste caso não é o primeiro, é o último. O último é que é o verdadeiro, porque é o único que não muda. As leitoras que não concordarem com esta doutrina convençam-me do contrário, se são disso capazes.

Isto tudo vem para dizermos que Maria-Regalada tinha um verdadeiro amor ao major Vidigal; o major pagava-lho na mesma moeda. Ora, D. Maria era uma das camaradas mais do coração de Maria-Regalada. Eis aí por que falando dela D. Maria e a comadre se mostraram tão esperançadas a respeito da sorte do Leonardo.

Já naquele tempo (e dizem que é defeito do nosso) o empenho, o compadresco eram uma mola real de todo o movimento social.
Manuel Antônio de Almeida,
Memórias de um sargento de milícias.

QUESTÃO 24
FGV-SP 2019: O prefixo que entra na formação do verbo “tresjuram” expressa ideia de

a) precisão.
b) intensificação.
c) contradição.
d) atenuação.
e) negação.

QUESTÃO ANTERIOR:
FGV-SP 2019: A interpelação direta do leitor, tingida de ironia, tal como praticada pelo narrador no excerto, assemelha-se sobretudo ao que fará, mais tarde, também o narrador de

RESOLUÇÃO:
O prefixo “tres”, de uso comum no dialeto nordestino, expressa ideia de intensidade.

GABARITO:
b) intensificação.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FGV-SP 2019: Ao descrever e comentar aspectos da pintura que contempla, o poeta institui um procedimento recorrente, que permeia todo o poema e, finalmente, se revela compatível com o tom mais geral do livro como um todo. Tal procedimento é o de

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FGV-SP 2019; Questões com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários