UCB 2019: O transporte de materiais no interior dos animais é realizado pelo sistema circulatório

UCB 2019: O transporte de materiais no interior dos animais é realizado pelo sistema circulatório, cuja função é permitir a distribuição de nutrientes, gases e substâncias reguladoras, como os hormônios, a todas as células do corpo, além de remover os resíduos do metabolismo celular e hidratar os tecidos. Entretanto, muitas são as diferenças observadas nos sistemas circulatórios dos diferentes grupos de animais.

Quanto às características do sistema circulatório dos animais, assinale a alternativa correta.

(A) No sistema circulatório aberto (ou lacunoso), a hemolinfa, impulsionada pelas contrações do coração, passa para os vasos sanguíneos, que terminam em lacunas ou cavidades do corpo, onde a hemolinfa se mistura com os líquidos intercelulares, os quais realizam as trocas diretas de substâncias com as células. Das lacunas, a hemolinfa volta ao coração nos artrópodes e anelídeos.

(B) Fazem parte do sistema circulatório dos moluscos vasos longitudinais, um ventral e um dorsal, interligados por vasos transversais. Alguns desses vasos transversais são contráteis e funcionam como corações laterais, cinco ou quatro pares desses.

(C) Pelo coração dos peixes só passa sangue venoso, e a circulação é considerada simples, pois, em um circuito completo, o sangue passa uma única vez pelo coração.

(D) No sistema circulatório fechado, o sangue circula por uma rede de vasos que se intercomunicam com os órgãos. Nesse tipo de sistema circulatório, não ocorre a mistura do sangue venoso com o arterial, e é o tipo de circulação sanguínea encontrada nos anelídeos, moluscos e vertebrados.

(E) Os peixes têm o coração semelhante ao dos anfíbios, o coração em forma de cone, com dois átrios e um ventrículo. Ambos possuem circulação considerada dupla por possuir dois circuitos: o pulmonar ou branquial e o corporal.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: Um sistema de gases hospitalares faz uso de nitrogênio líquido para entregar gás nitrogênio nos leitos.

GABARITO:
(C) Pelo coração dos peixes só passa sangue venoso, e a circulação é considerada simples, pois, em um circuito completo, o sangue passa uma única vez pelo coração.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões da Universidade Católica de Brasília.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários