Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito - Vestibular de Medicina 2019.2 - - Universidade Católica de Brasília - GABARITO PROVA TIP...
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito
- Vestibular de Medicina 2019.2 -
- Universidade Católica de Brasília -

GABARITO PROVA TIPO A:

-
-
-
-

QUESTÕES:

QUESTÃO 01
UCB 2019: O chamado totalitarismo é um regime político marcado por um Estado forte, absoluto, isto é, que estende seu poder sobre todos os setores da sociedade, supondo alcançar a completa submissão dos indivíduos.
COTRIM, Gilberto. História global. Brasil e geral. 3º ano. 2. ed.
São Paulo: Saraiva, 2013.

Acerca dos distintos elementos que podem caracterizar o totalitarismo, assinale a alternativa correta.

(A) Pluripartidarismo: eleições controladas pelo Estado e a existência de vários partidos políticos.

(B) Ideologias de Estado: a oficial e outra de oposição consentida.

(C) Defesa da liberdade: o Estado defende o direito de escolha.

(D) Propaganda estatal: divulgar a ideologia oficial e promover o culto à personalidade dos líderes do regime.

(E) Liberalização econômica: livre concorrência entre as empresas.

GABARITO.

QUESTÃO 02
UCB 2019: As proteínas são compostos orgânicos complexos, formados por carbono, oxigênio e nitrogênio. Suas unidades básicas são os aminoácidos, que se ligam em cadeias, os polipeptídeos. Na natureza, existem 20 tipos diferentes de aminoácidos que participam da formação de proteínas que, por sua vez, exercem inúmeras funções no corpo dos seres vivos.
PEZZI, A. C. et al. Biologia. 1. ed.,
São Paulo: FTD, 2010, com adaptações.

Considerando o texto, a respeito das diferentes proteínas e das respectivas funções, assinale a alternativa correta.

(A) O fibrinogênio é um hormônio que atua na regulação do metabolismo dos açúcares.

(B) A elastina é uma proteína que atua na coagulação do sangue, prevenindo a perda deste em caso de ferimento.

(C) As hemoglobinas defendem os organismos contra a ação de patógenos, sendo especializadas no reconhecimento e na neutralização de invasores, como bactérias e vírus.

(D) A elastina é um componente das cartilagens e dos tendões. Faz parte do grupo de proteínas queparticipam da organização celular, como citoplasma e membrana celular, e fornece proteção ou resistência a estruturas biológicas.

(E) A elastina é uma proteína que atua durante a contração muscular, habilitando células e organismos com a capacidade de mudarem de forma ou de se deslocarem no ambiente.

GABARITO.

QUESTÃO 03

estrutura química da nicotina

UCB 2019: A estrutura química da nicotina, que tem base em dois anéis ligados de piridina e pirrolidina, foi elucidada por Adolf Pinner e Richard Wolffenstein.

Tal substância é o princípio ativo do tabaco, principal responsável pela potencial dependência nesse material. A nicotina é estimulante em doses baixas. Em doses médias, contudo, leva a um efeito relaxante. O fenômeno da mudança de atividade dependente da dose foi descrito como paradoxo de Nesbitt. Com relação a essas informações, assinale a alternativa correta.

(A) A ação da nicotina no organismo é um bom exemplo de como as substâncias químicas têm um papel nocivo à saúde humana.

(B) O nitrogênio no anel de 5 membros liga-se aos 3 carbonos vizinhos, em uma geometria trigonal planar.

(C) Os dois anéis repousam sobre o mesmo plano.

(D) A molécula de nicotina tem um caráter levemente ácido, por causa da presença dos nitrogênios.

(E) O anel piridínico é planar e aromático, pois segue a regra de Hückel.

GABARITO.

QUESTÃO 04
UCB 2019: Uma pedra é solta de uma passarela e, depois de cair por 10 m, atinge um carro que se desloca a 72 km/h. Admitindo-se que a resistência do ar é desprezível e que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s², assinale a alternativa que indica o módulo da velocidade aparente, para o motorista, com que a pedra tocará o carro.

(A) 10√6m/s
(B) 60m/s
(C) 10√2m/s
(D) 20m/s
(E) 10√3m/s

GABARITO.

Texto 1 para responder às questões de 5 a 7.

Especificidade dos trabalhos especializados “versus”
flexibilidade da divisão do trabalho

O trabalho em equipe na área de saúde não pressupõe abolir as especificidades dos trabalhos, pois as diferenças técnicas expressam a possibilidade de contribuição da divisão do trabalho para a melhoria dos serviços prestados, à medida que a especialidade permite aprimoramento do conhecimento e do desempenho técnico em determinada área de atuação, bem como maior produção.

Os profissionais de saúde destacam a necessidade de preservar as especificidades de cada trabalho especializado, o que implica manter as diferenças técnicas correlatas. No entanto, também expressam a necessidade de flexibilizar a divisão do trabalho. Entende-se por flexibilidade a coexistência de ações privativas das respectivas áreas profissionais e ações que são executadas, indistintamente, por agentes de diferentes campos de atuação.

Ou seja, os profissionais realizam intervenções próprias de suas respectivas áreas, mas também executam ações comuns, nas quais estão integrados saberes provenientes de distintos campos como: recepção, acolhimento, grupos educativos, grupos operativos e outros.

Assim, o trabalho em equipe multiprofissional consiste em uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. Por meio da comunicação, ou seja, da mediação simbólica da linguagem, dá-se a articulação das ações multiprofissionais e a cooperação.
Disponível em: <http://www.scielo.br>.
Acesso em: 9 maio 2019, com adaptações.

QUESTÃO 05
UCB 2019: Com relação à tipologia textual, assinale a alternativa correta.

(A) O terceiro parágrafo desenvolve argumentos apresentados no primeiro parágrafo do texto argumentativo, em que se expõe um ponto de vista quanto ao trabalho em saúde no Brasil.

(B) O texto apresenta características de texto injuntivo, uma vez que possui a intenção discursiva de convencer o leitor acerca da vulnerabilidade do trabalho multidisciplinar na área de saúde.

(C) O primeiro parágrafo corresponde à introdução de um texto narrativo, em que se apresenta, por meio de linguagem concisa, explicação a respeito do trabalho em equipe na área de saúde no País.

(D) O texto é predominantemente descritivo, visto que objetiva caracterizar o trabalho em equipe na área de saúde, bem como as respectivas vantagens e desvantagens na preservação das especificidades de cada trabalho especializado.

(E) O texto é dissertativo-argumentativo, uma vez que apresenta posicionamento acerca da relação entre as especificidades de cada especialidade e a atuação em conjunto no trabalho em equipe multiprofissional na área de saúde.

GABARITO.

QUESTÃO 06
UCB 2019: No primeiro período do texto, a locução “à medida que” (linhas 4 e 5) apresenta o (a)

(A) motivo de o trabalho em equipe na área de saúde não pressupor abolir as especificidades dos trabalhos e, por isso, essa locução pode ser substituída por na medida que, sem que haja alteração de sentido e prejuízo gramatical.

(B) noção de que o trabalho em equipe na área de saúde está em conformidade com o aprimoramento do conhecimento e do desempenho técnico em determinada área de atuação, bem como maior produção. Dessa maneira, é correto substituir essa locução por à medida de.

(C) relação, quanto ao desempenho, entre o fato de as diferenças técnicas expressarem a possibilidade de contribuição da divisão do trabalho para a melhoria dos serviços e o fato de a especialidade permitir aprimoramento. Assim, a locução em destaque pode ser substituída por à proporção que, sem alteração de sentido e nem prejuízo gramatical.

(D) causa de o trabalho em equipe na área de saúde não pressupor abolir as especificidades dos trabalhos, assim, essa locução pode ser substituída por na medida em que, sem que haja alteração de sentido e prejuízo gramatical.

(E) explicação de por que as diferenças técnicas expressam a possibilidade de contribuição da divisão do trabalho para a melhoria dos serviços tanto quanto a especialidade permite aprimoramento. Assim, essa locução pode ser substituída por uma vez que, sem alteração de sentido e nem prejuízo gramatical.

GABARITO.

QUESTÃO 07
UCB 2019: Para o autor, no trabalho em equipe multiprofissional, a relação “entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais” (linhas de 23 a 25) configura-se como

(A) mútua.
(B) hierárquica.
(C) instantânea.
(D) amigável.
(E) solidária.

GABARITO.

QUESTÃO 08
UCB 2019: Em 1966, procurando retomar o controle sobre o partido, Mao Tsé-Tung promoveu na China, com a chamada Camarilha dos Quatro, um movimento que ficou conhecido como Revolução Cultural.
COTRIM, Gilberto. História global. Brasil e geral.
3º ano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Com base no exposto, assinale a alternativa que indica uma das principais características da Revolução Cultural na China.

(A) Implementar uma campanha contra a cultura e a educação, com a perseguição de intelectuais considerados reacionários e imperialistas.

(B) Difundir a cultura ocidental entre o povo chinês.

(C) Fortalecer o espírito revolucionário junto à classe burguesa.

(D) Criar novas universidades para difundir a cultura chinesa.

(E) Fortalecer a escola técnica com o objetivo de preparar mão de obra para as indústrias.

GABARITO.

QUESTÃO 09
UCB 2019: Nas baterias alcalinas, o ânodo, que se decompõe quimicamente durante a descarga, está dentro da célula. Isso evita a decomposição do revestimento externo metálico, que é o cátodo. Mas mesmo baterias alcalinas podem vazar, por exemplo, em razão da sobrepressão no interior, como resultado de um curto-circuito.

Como resultado, a membrana de ruptura abre na região da conexão negativa e o escape de hidróxido de potássio pode corroer componentes metálicos, como contatos e condutores impressos.

O hidróxido de potássio reage com o dióxido de carbono do ar para formar carbonato de potássio e forma depósitos brancos, cristalinos e higroscópicos.

2KOH + CO2 → K2CO2 + H2O

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

(A) Essa é uma reação de oxirredução.

(B) Se a reação fosse entre hidróxido de cálcio e dióxido de carbono, haveria formação de um sal solúvel em água.

(C) Essa reação é entre uma base forte e um óxido ácido, por isso há formação de sal e água.

(D) As moléculas de CO2 e H2O têm a mesma geometria angular.

(E) A solução de carbonato de sódio é ácida por causa da formação de ácido carbônico.

GABARITO.

Text 2 to answer questions 10 and 11.

Sea turtle

Sea turtles, sometimes called marine turtles, are reptiles of the order Testudines and of the suborder Cryptodira. The seven existing species of sea turtles are the green sea turtle, loggerhead sea turtle, Kemp's ridley sea turtle, olive ridley sea turtle, hawksbill sea turtle, flatback sea turtle, and leatherback sea turtle.

Sea turtles can be found in all oceans except for the polar regions. The flatback sea turtle is found only on the northern coast of Australia. The Kemp's ridley sea turtle is found solely in the Gulf of Mexico and along the East Coast of the United States.

Living in the ocean means they usually migrate over large distances. All sea turtles have large body sizes, which is helpful for moving large distances. Large body sizes also offer good protection against the large predators (notably sharks) found in the ocean.
Available at: <https://en.wikipedia.org>.
Access on: 6 May 2019, with adaptations.

QUESTÃO 10
UCB 2019: In “moving large distances” (line 14), the underlined word is a(n)

(A) adjective.
(B) adverb.
(C) noun.
(D) preposition.
(E) verb.

GABARITO.

QUESTÃO 11
UCB 2019: According to the text, sea turtles are also called

(A) Testudines.
(B) Cryptodira.
(C) marine turtles.
(D) predators.
(E) sharks.

GABARITO.

QUESTÃO 12

lupa simples consistindo de uma lente convexa

UCB 2019: Nessa figura, é mostrada uma lupa simples consistindo de uma lente convexa. O objeto a ser ampliado é posicionado de forma que a respectiva distância p da lente seja menor que a distância focal ݂f.

A ampliação linear M, é a relação entre o tamanho da imagem e o tamanho do objeto e é dada por M = f/(f - p). Caso se deseje uma ampliação linear mínima igual a 3, ou seja, uma imagem que seja pelo menos três vezes maior que o objeto, então deve-se ter

(A) f = 0,5p. ݂
(B) f ≤ 1,5p.
(C) f ≥ 1,5p.
(D) f ≥ 2,0p.
(E) f ≥ 2,5p.

GABARITO.

QUESTÃO 13
UCB 2019: Fernando Henrique foi eleito presidente (1995-2002) pregando o “fim da era Vargas”. Para ele, Getúlio tinha transformado o Estado em ator central no planejamento da economia e como fonte de investimentos para o desenvolvimento nacional, ou seja, tinha inaugurado políticas nacionalistas e estadistas.
VAINFAS, Ronaldo et al. História.
O mundo por um fio: do século XX ao
XXI. 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Entre as medidas adotadas por Fernando Henrique Cardoso para pôr fim ao modelo de estado getulista, é correto citar o (a)

(A) fortalecimento do Estado na economia.

(B) limitação da entrada de capital estrangeiro no País.

(C) monopólio estatal.

(D) adoção de políticas neoliberais.

(E) incentivo às políticas keynesianistas.

GABARITO.

QUESTÃO 14

Um circuito elétrico tem três chaves de ligamento e desligamento

UCB 2019: Um circuito elétrico tem três chaves de ligamento e desligamento S1, S2, e S3, como representado na figura. As chaves operam independentemente uma da outra, e a corrente fluirá de A para B se S1 estiver fechada ou se S2 e S3 estiverem ambas fechadas.

Seé a probabilidade de a chave ܵ݇ estar ligada para k = 1, 2, 3, então a probabilidade de uma corrente elétrica fluir do ponto A para o ponto B é igual a



GABARITO.

QUESTÃO 15
UCB 2019: Os metais alcalinos são constituídos pelos elementos lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio e formam a primeira família da tabela periódica. São metais reativos, prateados e brilhantes, que possuem um único elétron na respectiva camada de valência.

Embora o hidrogênio esteja no primeiro grupo principal na maioria das representações da tabela periódica e tenha propriedades químicas parcialmente similares aos metais alcalinos, ele não pode ser contado entre eles, uma vez que não é sólido e nem tem propriedades metálicas sob condições padrão.

Os metais alcalinos, M, reagem com o hidrogênio formando hidretos, substâncias semelhantes a sais, segundo a equação química a seguir.

p M + q H2r MHy

Nessa equação p, q e r são os menores coeficientes estequiométricos inteiros e x e y são índices que estruturam corretamente a fórmula dos hidretos. Acerca do exposto, assinale a alternativa correta.

(A) Os hidretos são substâncias moleculares, em que x = 1 e y = 2.

(B) Os hidretos são substâncias iônicas. Nesse caso, p = 2 e q = 1.

(C) Todos os metais com um único elétron em orbitais s são alcalinos.

(D) Os metais são substâncias que apresentam alta condutividade elétrica, porque os elétrons são fortemente ligados aos respectivos núcleos.

(E) Segundo a lei de conservação das massas, tem-se que p = rx e q = ry.

GABARITO.

QUESTÃO 16
UCB 2019: A respiração celular é o processo de liberação de energia dos compostos orgânicos, sendo a glicose a molécula mais utilizada pelos seres vivos para esse fim.

Várias enzimas e coenzimas participam da sequência de reações no processo de respiração celular, que tem como um dos resultados a formação de ATP. Com relação ao processo de respiração celular, assinale a alternativa correta.

(A) No ciclo de Krebs, seguem-se as reações de retirada de CO2 e hidrogênios do ácido cítrico, para novamente formar ácido oxalacético que, por sua vez, pode ligar-se a outra molécula de acetil-CoA.

(B) Na estrutura do FAD, constam dois nucleotídeos, em um dos quais entra a base nitrogenada adenina e, no outro, a substância nicotinamida, que é derivada de uma vitamina do complexo B, a niacina.

(C) O NAD é um dinucleotídeo que contém, na respectiva composição, uma vitamina do complexo B, a riboflavina.

(D) Em cada volta do ciclo de Krebs, a remoção de hidrogênios é feita por 3 NADH e por 1 FADH2, que ficam reduzidos, respectivamente, a. 3 NAD e 1 FAD.

(E) No final da cadeia respiratória, os elétrons passam para o último aceptor, o gás oxigênio, que, na forma iônica, reage com os íons H⁺ para formar H2O2.

GABARITO.

QUESTÃO 17
UCB 2019: Após a década de 1970, com a eliminação dos grupos de guerrilhas, a esquerda brasileira concentrou os próprios esforços na luta política, em busca da hegemonia no campo das ideias. A resistência à ditadura deve continuar, mas de forma silenciosa.

A estratégia de luta descrita é frequentemente associada ao pensamento de

(A) Vladimir Ilyich Ulyanov: leninismo – conselhos populares.

(B) Josef Stalin: stalinismo – luta armada.

(C) Antonio Gramsci: gramscismo – Revolução Cultural.

(D) Karl Marx: marxismo – Revolução Armada.

(E) Getúlio Vargas: getulismo – ditadura do proletariado.

GABARITO.

QUESTÃO 18
UCB 2019: Considere que três forças atuam sobre um corpo:


Sabendo que o corpo se desloca com velocidade constante, assinale a alternativa que apresenta os valores de x, y e z em Newtons.

(A) x = -5,0 y = 6,0 z = -30
(B) x = 5,0 y = -6,0 z = 30
(C) x = -50 y = 8,0 z = 200
(D) x = -2,0 y = 2,0 z = 2,0
(E) x = -6,0 y = -15 z = -8

GABARITO.

QUESTÃO 19
UCB 2019: A pesquisa com células-tronco é fundamental para entender melhor o funcionamento e o crescimento dos organismos e como os tecidos do nosso corpo se mantêm ao longo da vida adulta, ou mesmo o que acontece com o nosso organismo durante uma doença. As células-tronco fornecem aos pesquisadores ferramentas para modelar doenças, testar medicamentos e desenvolver terapias que produzam resultados efetivos.

A terapia celular é a troca de células doentes por células novas e saudáveis, e esse é um dos possíveis usos para as células-tronco no combate a doenças. Em teoria, qualquer doença em que houver degeneração de tecidos do nosso corpo poderia ser tratada por meio da terapia celular.

É grande a expectativa, nos meios científico e médico, de que as células-tronco poderão curar portadores de doenças degenerativas, como mal de Parkinson ou pessoas que ficaram imobilizadas em razão de lesões na medula espinal.
Disponível em: <http://celulastroncors.org.br>.
Acesso em: 10 maio 2019, com adaptações.

No que se refere à origem e às funções das células-tronco, assinale a alternativa correta.

(A) Células-tronco embrionárias podem ser facilmente obtidas de fontes como embriões congelados ou clonados, e utilizadas diretamente em tratamentos médicos.

(B) Segundo a nova Lei Brasileira de Biossegurança, no Brasil as células-tronco embrionárias não utilizadas durante os processos de fertilização in vitro podem ser, imediatamente após a comprovação do sucesso no processo de fertilização, doadas pelos genitores para experimentos científicos.

(C) As células-tronco embrionárias são retiradas da massa interna da blástula formada depois da fecundação do óvulo por um espermatozoide.

(D) As células-tronco obtidas de células de tecido adulto não podem ser diretamente utilizadas em tratamentos médicos, pois apresentam processo contínuo de diferenciação celular, provocando a formação de tumores.

(E) Nos laboratórios, cientistas fazem com que as células-tronco de tecido adulto se diferenciem e se transformem nas células dos tecidos de um organismo adulto, usando esses novos tecidos em transplantes regenerativos.

GABARITO.

QUESTÃO 20

é mostrado o projeto de um novo aeroporto com as respectivas pistas de táxi e de decolagem e pouso

UCB 2019: Na figura, é mostrado o projeto de um novo aeroporto com as respectivas pistas de táxi e de decolagem e pouso.

Os eixos dessas pistas são representados pelas retas coplanares , m, n, p, e r, tais que os pares de retas e p; n e r; m e q são pares de retas paralelas entre si, a reta n é perpendicular à reta e o maior ângulo formado pelas retas m e p tem medida igual a 105º.

Com base no exposto, é correto afirmar que o menor ângulo formado pelas retas r e q é igual a

(A) 5º.
(B) 15º.
(C) 25º.
(D) 30º.
(E) 35º.

GABARITO.

QUESTÃO 21
UCB 2019: A pressão P (em  milímetros de mercúrio) contra as paredes dos vasos sanguíneos de um paciente é modelada pela funçãoem que t é o tempo dado em segundos.

Se um ciclo desse modelo é equivalente a um batimento cardíaco, então o pulso do paciente, ou seja, a respectiva frequência cardíaca, corresponde a

(A) 60 batimentos/minuto.
(B) 65 batimentos/minuto.
(C) 70 batimentos/minuto.
(D) 75 batimentos/minuto.
(E) 80 batimentos/minuto.

GABARITO.

QUESTÃO 22
UCB 2019: De acordo com o critério de regionalização que divide os países conforme a importância no cenário internacional e o poder nas decisões globais, assinale a alternativa correta.

(A) O Brasil é um país central, tendo em vista a respectiva importância nas decisões globais.

(B) O BRICS é formado por economias semiperiféricas.

(C) O Japão é um país cuja economia situa-se na periferia do sistema capitalista.

(D) O Brasil é um país periférico, restringindo a própria atuação ao setor agrícola.

(E) Os países africanos são considerados países emergentes.

GABARITO.

QUESTÃO 23
UCB 2019: O modelo atômico de Bohr é o primeiro modelo de átomo amplamente reconhecido, que contém elementos da mecânica quântica. Foi desenvolvido em 1913 por Niels Bohr. Nesse modelo, os átomos consistem em um núcleo pesado, carregado positivamente, e elétrons leves, carregados negativamente, que orbitam o núcleo atômico em órbitas fechadas.

Por meio de três postulados, Bohr parcialmente substituiu a física clássica dentro do modelo. Ao contrário dos modelos de átomos mais antigos, o modelo atômico de Bohr mostra muitas das propriedades observadas no átomo de hidrogênio. Por outro lado, muitos detalhes das medidas espectroscópicas não são capturados por ele.

As ligações químicas não podem explicá-lo. O conceito de elétrons em caminhos estreitos ao redor do núcleo está em contradição com o princípio da incerteza.

Tendo em vista o exposto, assinale a alternativa correta.

(A) O modelo atômico de Bohr assegura que os elétrons podem ocupar quaisquer regiões ao redor do núcleo.

(B) É possível encontrar elétrons sobre o núcleo, uma vez que este é positivamente carregado, enquanto os elétrons possuem carga negativa.

(C) Ao receberem energia, elétrons em órbitas mais afastadas transferem-se para órbitas mais internas, mais energéticas.

(D) Bohr considera os elétrons como ondas massivas, só não assumindo o princípio da incerteza.

(E) Enquanto um elétron circula o núcleo em uma mesma órbita, não há nenhuma mudança na respectiva energia.

GABARITO.

Texto 3 para responder às questões de 24 a 26.

Importância da vacinação

A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, o indivíduo está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença porque uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva.

Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo, devendo ser utilizada antes do contágio. Ela é considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula nosso organismo, que passa a produzir substâncias de defesa.

À medida que toda a população vai sendo vacinada, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, pois toda a população está protegida. Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo. Em nosso País, já ocorreu a erradicação da poliomielite e da varíola graças à utilização de vacinas.

Além disso, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, ocorreu a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo em 2000 e da rubéola desde 2009. Outras doenças que também tiveram seus casos reduzidos aparecem nos estudos, como é o caso do tétano neonatal.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br>.
Acesso em: 9 maio 2019, com adaptações.

QUESTÃO 24
UCB 2019: Em “Apesar de parecer, muitas vezes, impossível proteger toda a população, a imunização tem dado resultados no Brasil e no mundo.” (linhas de 14 a 16), justifica-se o emprego dos sinais de pontuação porque

(A) há orações coordenadas em posição inversa e a expressão “muitas vezes”, que sempre deve estar acompanhada por vírgula.

(B) há uma inversão sintática em período composto por subordinação, bem como expressão intercalada em “Apesar de parecer impossível”.

(C) a oração principal inicia-se por conjunção concessiva, estabelecendo, assim, essa relação com a respectiva subordinada. Além disso, “muitas vezes” sempre está entre vírgulas, independentemente da respectiva posição no período.

(D) períodos mistos, ou seja, aqueles que têm relação de coordenação e subordinação, apresentam orações e termos separados por vírgulas.

(E) períodos compostos por relação de subordinação entre os termos e as orações utilizam-se de vírgulas para evitar falta de clareza e possíveis ambiguidades.

GABARITO.

QUESTÃO 25
UCB 2019: Para defender a ideia de que a vacinação vai muito além da prevenção individual, o autor

(A) cita doenças já erradicadas no mundo todo, tais como a poliomielite e a varíola.

(B) aponta resultados da imunização da população no Brasil e no mundo.

(C) cita doenças erradicadas no Brasil, como o sarampo, a rubéola e o tétano neonatal.

(D) apresenta dado da Fundação Oswaldo Cruz acerca de vírus oriundos do local onde foram encontrados.

(E) argumenta por meio de exemplos de doenças que já foram erradicadas no Brasil e no mundo.

GABARITO.

QUESTÃO 26
UCB 2019: Assinale a alternativa em que a palavra “que” apresenta a mesma função morfológica que no trecho “Ao vacinar a população, diminui-se a incidência de determinada doença porque uma pessoa vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida” (linhas de 4 a 7).

(A) “evitando que a doença se desenvolva” (linha 7)

(B) “que passa a produzir substâncias de defesa” (linhas 10 e 11)

(C) “À medida que toda a população vai sendo vacinada” (linhas 11 e 12)

(D) “os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado” (linhas 12 e 13)

(E) “Outras doenças que também tiveram seus casos reduzidos aparecem nos estudos” (linhas de 20 a 22)

GABARITO.

QUESTÃO 27
UCB 2019: A cartilha do Consenso de Washington foi elaborada pelo economista inglês John Williamson (1937), que articulou os interesses das grandes instituições financeiras (FMI, Banco Mundial, Bird) e do governo dos Estados Unidos.
BOLIGIAN, Levon. Geografia–espaço e identidade. 3. 1. ed.
São Paulo: Editora do Brasil, 2016.

Entre as medidas sugeridas pelo Consenso de Washington, está o (a)

(A) protecionismo econômico.

(B) restrição à participação do capital estrangeiro.

(C) estatização das empresas.

(D) ampliação da participação do Estado na economia.

(E) reforma fiscal.

GABARITO.

QUESTÃO 28
UCB 2019: O cloro é frequentemente adicionado às piscinas para controlar microrganismos. Se o nível de cloro subir acima de 3 ppm (partes por milhão), os nadadores sentirão ardor nos olhos e desconforto na pele.

Se o nível cair abaixo de 1 ppm, existe a possibilidade de a água ficar verde. O cloro deve ser adicionado à água da piscina em intervalos regulares. Se nenhum cloro for adicionado a uma piscina durante um período de 24 horas, então 20% do cloro se dissiparão para a atmosfera e 80% permanecerão na água.

Considerando essas informações, se uma piscina tiver inicialmente 3,75 ppm de cloro, então o tempo mínimo para que o nível de cloro esteja abaixo de 3 ppm será igual a

(A) 4 dias.
(B) 2 dias.
(C) 3 dias.
(D) 1 dia.
(E) 5 dias.

GABARITO.

Text 4 to answer questions 29 and 30.

When marine biologist Christine Figgener filmed her team removing a plastic straw stuck in a sea turtle’s nose in August 2015, she says she had no idea how much it would resonate with the world. She also had no idea nearly three years later, the video would help galvanize a larger movement, which now includes companies like Starbucks and American Airlines, to eliminate plastic straws from our day-to-day lives.

The 34-year-old marine conservation biologist, who is currently finishing her PhD at Texas A&M University, says she was “celebrating” last week after several companies followed Starbucks’ lead in announcing plastic straw bans.

Figgener says she doesn’t want to claim “this video is the one that did it all,” but she did admit it is a good tool for environmental activists and lobbyists to use at presentations that elicits compassion.
Available at: <http://time.com>. Access on: 6 May 2019, with adaptations.

QUESTÃO 29
UCB 2019: In “but she did admit it is a good tool” (line 15), the underlined word refers to

(A) “she” (line 15).
(B) “this video” (line 14).
(C) “Figgener” (line 14).
(D) “want” (line 14).
(E) “claim” (line 14).

GABARITO.

QUESTÃO 30
UCB 2019: According to the text, Christine Figgener

(A) removed a straw from a sea turtle’s nose.

(B) banned plastic straws from restaurants.

(C) doesn't want to stop using plastic straws in restaurants.

(D) says her video did all the work.

(E) made a video of her team helping a turtle in 2015.

GABARITO.

QUESTÃO 31

A forma da primeira espaçonave do programa Apollo era um tronco de cone circular reto

UCB 2019: A forma da primeira espaçonave do programa Apollo era um tronco de cone circular reto – um sólido formado pelo truncamento de um cone por um plano paralelo à respectiva base.

O tronco de cone mostrado na figura, cujos raios medem α e b e a altura mede h, foi obtido de um cone que foi seccionado a uma distância y do respectivo vértice, tal que



GABARITO.

QUESTÃO 32
UCB 2019: As rodovias federais no Brasil recebem uma nomenclatura própria, que é definida pela sigla BR seguida de três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação. Os dois outros algarismos definem a posição a partir da orientação geral da rodovia, relativamente à capital federal e aos limites do País.
ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Fronteiras da globalização. 3. ed.
São Paulo: Ática, 2016, com adaptações.

Em conformidade com o critério estabelecido no Plano Nacional de Viação, assinale a alternativa correta.

(A) Rodovias diagonais: apresentam orientação nordeste-sudoeste ou noroeste-sudeste.

(B) Rodovias de ligação: aquelas que partem da capital federal em direção aos extremos do País.

(C) Rodovias transversais: que não apresentam direção determinada.

(D) Rodovias radiais: apresentam orientação noroeste-sudeste.

(E) Rodovias longitudinais: que cortam o País na direção leste-oeste.

GABARITO.

QUESTÃO 33

Pirâmide Ecológica

UCB 2019: Considerando os componentes da pirâmide numérica invertida apresentada, assinale a alternativa que indica o(s) organismo(s) que pode(m) ocupar as posições I, II, III e IV, respectivamente.

(A) Árvore, aves, humanos e besouros.

(B) Fitoplâncton, zooplâncton, peixes e humanos.

(C) Árvore, cupins, parasitas e ave.

(D) Planta, besouros, ave e protozoários.

(E) Planta, besouros, protozoários e bactérias.

GABARITO.

QUESTÃO 34
UCB 2019: As ondas de rádio emitidas pelo primeiro buraco negro a ter uma imagem formada por cientistas da Terra foram obtidas com aproximadamente 200 GHz. Admitindo-se a velocidade da luz como 3,0.10⁸ m/s, assinale a alternativa que indica o valor do tamanho das ondas captadas.

(A) 6,7 mm
(B) 0,67 mm
(C) 6,0 mm
(D) 1,5 mm
(E) 2,0 mm

GABARITO.

Texto 5 para responder às questões de 35 a 37.

Tecendo a manhã

Um galo sozinho não tece a manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro: de outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzam
os fios de sol de seus gritos de galo
para que a manhã, desde uma tela tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
NETO, João Cabral de Melo.
Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br>.
Acesso em: 9 maio 2019.

QUESTÃO 35
UCB 2019: Acerca do autor de Tecendo a manhã, do contexto e do movimento literário a que pertence, assinale a alternativa correta.

(A) João Cabral de Melo Neto integra a geração de 45, representando uma continuidade à concepção literária nacional, sobretudo em razão da respectiva busca consciente da construção do verso, semelhante à dos poetas parnasianos.

(B) João Cabral de Melo Neto cria um novo modo de fazer poesia na literatura brasileira. A essência da respectiva atividade poética mostra a tentativa de desvendar os elementos abstratos da realidade, como os realistas.

(C) Sempre guiados pela lógica, pelo raciocínio, os poemas de João Cabral de Melo Neto constroem análise subjetiva do eu, voltando-se para o universo do sentimentalismo romântico.

(D) Os poemas de João Cabral de Melo Neto apresentam pouco rigor formal, como era comum aos poetas modernistas.

(E) A obra de João Cabral de Melo Neto rompe com o lirismo tradicional; entretanto, essa relação do poeta com o mundo concreto, objetivo, não produz apenas textos descritivos. As descrições adquirem valor simbólico, fazendo, muitas vezes, crítica social.

GABARITO.

QUESTÃO 36
UCB 2019: Quanto aos recursos estilísticos e aos sentidos do poema, assinale a alternativa correta.

(A) O emprego do neologismo “entretendendo” (linha 13) exemplifica o descuido formal em poemas do segundo tempo modernista.

(B) Observa-se abordagem metalinguística no texto, pois o poema aproxima o canto do galo “tecendo a manhã” com o canto do poeta tecido verso a verso, fio a fio.

(C) O eu lírico transita por três dimensões de tempo – passado, presente e futuro – e duas situações – individual e coletiva.

(D) Um único canto é capaz de trazer a luz e anular a escuridão, pois um único galo pode convocar todos os galos e invocar a manhã, ou melhor, um amanhã, considerando a sonoridade do verso.

(E) Percebe-se que o aspecto formal é menos importante que o social nesse poema, o que fica evidente com o emprego da repetição acidental de palavras.

GABARITO.

QUESTÃO 37
UCB 2019: Considerando o emprego da conotação no poema de João Cabral de Melo Neto, assinale a alternativa correta em relação à figura de linguagem utilizada.

(A) “os fios de sol de seus gritos de galo” (linha 8) – anáfora.

(B) “que apanhe o grito que um galo antes” (linha 5) – antítese.

(C) “que, tecido, se eleva por si: luz balão" (linha 16) – eufemismo.

(D) “Um galo sozinho não tece a manhã” (linha 1) – prosopopeia.

(E) “se entretendendo para todos, no toldo” (linha 13) – hipérbato.

GABARITO.

QUESTÃO 38
UCB 2019: A mobilização estudantil francesa talvez tenha sido a mais impactante da década de 1960. Iniciou-se com protesto de alguns estudantes parisienses, em maio de 1968, contra os métodos de ensino conservadores e autoritários que predominavam nas universidades.
CAMPOS, Flávio de. Oficina de história. V. 3. 2. ed.
São Paulo: Leya, 2016.

Acerca desse assunto, um importante tema colocado em cena e defendido pelos estudantes nessas manifestações refere-se à(s)

(A) desigualdade entre os sexos.

(B) ações beligerantes da França.

(C) libertação do corpo e à liberdade sexual.

(D) Revolução Industrial.

(E) manutenção da ordem tradicional na política francesa.

GABARITO.

QUESTÃO 39
UCB 2019: Certas características hereditárias são determinadas por genes localizados nos cromossomos sexuais. Considerando os casos relacionados à herança sexual, assinale a alternativa correta.

(A) A hemofilia é condicionada por genes recessivos ligados ao cromossomo Y e caracteriza-se por hemorragias após traumatismos, por vezes insignificantes, e é causada pela má-formação ou pela ausência dos fatores que participam da coagulação do sangue.

(B) Na herança influenciada pelo sexo, os genes localizam-se na parte homóloga do par XY, mas têm manifestação diferente em machos e fêmeas. Um exemplo é a calvície, que tem expressão dominante em machos e recessiva em fêmeas.

(C) O daltonismo é condicionado por genes recessivos presentes no cromossomo Y e consiste na inaptidão para distinguir certas cores, principalmente o vermelho do verde, por falta de cones, células da retina sensíveis às radiações do verde e do vermelho.

(D) A herança restrita ao sexo ou ligada ao cromossomo Y refere-se aos genes holândricos, ou seja, genes localizados no segmento do cromossomo X, sem homologia no cromossomo Y.

(E) A herança com efeito limitado ao sexo ocorre em genes localizados em certos cromossomos e se manifesta nos dois sexos, como a retinite pigmentosa, que degenera a retina, ou a incapacidade para ver as cores, chamada acromatopsia total.

GABARITO.

QUESTÃO 40
UCB 2019: Sabe-se que, para a formação de metanol a partir de monóxido de carbono, dióxido de carbono e gás hidrogênio, podem ser utilizadas as reações a seguir.

CO + 2H2CH2OH               ∆H(300K) = -90,8 kj/ml
CO + 3H2 → CH3OH + H2O    ∆H(300K) = -49,6 kj/mol

Com base nesses dados, assinale a alternativa que indica a entalpia da seguinte reação:

CO + H2OCO2 + H2

(A) ∆H(300 K) = -41,2 kj/mol.
(B) ∆H(300 K) = +41,2 kj/mol.
(C) ∆H(300 K) = -140,4 kj/mol.
(D) ∆H(300 K) = +140,4 kj/mol.
(E) ∆H(300 K) = 0 kj/mol.

GABARITO.

QUESTÃO 41
UCB 2019: A Revolução Cubana incentivou a esquerda em toda a América Latina. Para muitos, ela era o primeiro passo de um ciclo de revoluções sociais no continente. Em vários países, surgiram movimentos que pregavam a luta pela igualdade social por caminhos institucionais ou armados.
CAMPOS, Flávio de. Oficina de história. V. 3. 2. ed.
São Paulo: Leya, 2016.

A respeito da influência socialista na América Latina, desde a Revolução Cubana até os dias de hoje, assinale a alternativa correta.

(A) Salvador Allende (1908-1973), no Chile, impediu a ascensão da esquerda, alinhando-se com os Estados Unidos da América (EUA).

(B) Os setores sociais hegemônicos nos países latino-americanos viam Cuba como uma ameaça às liberdades e à propriedade privada.

(C) A Guatemala, desde o início da década de 1950, buscou proteção norte-americana contra a invasão socialista no respectivo território.

(D) Para apoiar os revolucionários latino-americanos, Cuba instalou a Operação Condor com o objetivo de dar suporte aos movimentos socialistas em luta.

(E) Hugo Chávez coordenou o golpe militar na Venezuela, em 1950, recebendo apoio direto dos EUA.

GABARITO.

QUESTÃO 42

Partícula Núcleo

UCB 2019: Em 1911, o físico Ernest Rutherford (1871-1937) descobriu que, se partículas alfa são disparadas em direção ao núcleo de um átomo, elas são repelidas para longe do núcleo ao longo de caminhos parabólicos.

A figura apresentada ilustra o caminho de uma partícula disparada em direção ao núcleo de um átomo, localizado na origem de um sistema de coordenadas cartesianas. Nesse sistema, a partícula alfa aproxima-se de 3 unidades do núcleo.

Se a curva que representa o caminho percorrido pela partícula é tangente à reta de equaçãoentão o caminho descrito pela partícula alfa está sobre a parábola de equação igual a



GABARITO.

Texto 6 para responder à questão 43.

Cabimento

como uma agulha cabe numa caixa de fósforos
ou num caixão
num palheiro num jardim no bolso de uma pessoa
na multidão
caminhão montanha tudo cabe em seu tamanho
tudo no chão
hoje eu caibo nesse mesmo corpo que já coube
na minha mãe

minha mãe
minha avó
e antes delas minha tataravó
e antes delas um milhão de gerações distantes
dentro de mim

um lugar
num porão
uma cama num colchão
como um átomo num grão
uma estrela na galáxia

como a bala de revólver cabe no revólver
cabe também
numa caixa num buraco bem no centro do alvo
ou em alguém
onde cabem coração cabeça tronco e membros
soltos no ar
como cada gesto cabe no seu movimento
muscular

só nós dois
meu amor
não cabemos em mim ou em você
como toda gente tem que não ter cabimento
para crescer
ANTUNES, Arnaldo. Disponível em:
<https://www.letras.mus.br>. Acesso em: 9 maio 2019.

QUESTÃO 43
UCB 2019: Considerando a polissemia da palavra “Cabimento” e dos respectivos cognatos, assinale a alternativa correspondente à figura de linguagem que explica a relação entre os últimos versos da canção e o título desta.

(A) Eufemismo: a intensidade do amor o faz ter cabimento.

(B) Hipérbole: o conceito de amor é amenizado por ele não ter cabimento.

(C) Paradoxo: não ter cabimento tem cabimento, pois gera crescimento.

(D) Metonímia: o todo cabe nas partes, mas as partes não cabem no todo.

(E) Prosopopeia: crescer é, ao mesmo tempo, ter e não ter cabimento.

GABARITO.

QUESTÃO 44


UCB 2019: Assinale a alternativa que equivale à potência dissipada pelo resistor 3 quando uma ddp de 12 V é aplicada sobre os terminais do circuito apresentado.

(A) 6 W
(B) 8 W
(C) 12 W
(D) 16 W
(E) 4 W

GABARITO.

QUESTÃO 45

A reação representada é um fenômeno produzido por um reagente orgânico e outro inorgânico, produzindo espécies essencialmente orgânicas

UCB 2019: A reação representada é um fenômeno produzido por um reagente orgânico e outro inorgânico, produzindo espécies essencialmente orgânicas. É exemplo de uma reação clássica.

A respeito desse processo químico, assinale a alternativa correta.

(A) O reagente orgânico tem as funções cetona e éter na respectiva estrutura, além de apresentar uma cadeia ramificada.

(B) Nessa reação, o hidróxido de sódio atua como uma base fraca.

(C) O produto hidroxilado é denominado glicerol e representa uma base orgânica.

(D) Essa é uma reação de saponificação, na qual os produtos iônicos atuam como tensoativos.

(E) Essa é uma reação de esterificação, na qual os produtos principais são os ésteres iônicos.

GABARITO.

QUESTÃO 46
UCB 2019: Após a morte de Hugo Chávez, em 2013, a Venezuela vem sofrendo com os desdobramentos de uma crise política, econômica e humanitária cada vez mais grave. Nicolás Maduro, atual presidente do país, é questionado não só pela oposição, mas também por grande parte da comunidade internacional.

Entre os motivos alegados pela oposição venezuelana para que Maduro deixe o poder, está a (o)

(A) ocorrência de crimes contra a humanidade.
(B) impedimento constitucional de renovar o mandato.
(C) ocorrência de crimes fiscais.
(D) incapacidade administrativa.
(E) legitimidade do pleito.

GABARITO.

QUESTÃO 47
UCB 2019: Um adulto de 100 kg sobe 10 andares pelas escadas (aproximadamente 42 m). Comparando o gasto calórico dessa pessoa para compensar apenas o trabalho exercido pela força gravitacional (g = 10 m/s) durante a subida com o gasto médio medido para esse esforço, que é de aproximadamente 40 kcal (1 cal = 4,2 J), é correto afirmar que

(A) o gasto de energia pelo corpo é aproximadamente quatro vezes maior que o trabalho da força gravitacional.

(B) o gasto de energia pelo corpo é aproximadamente metade do trabalho da força gravitacional.

(C) um adulto com 50 kg teria um gasto energético maior para compensar o trabalho da força gravitacional.

(D) o gasto de energia pelo corpo é, na maior parte, para compensar o trabalho da força gravitacional.

(E) o gasto de energia pelo corpo é igual ao trabalho da força gravitacional.

GABARITO.

QUESTÃO 48
UCB 2019: Ao analisar a modernização da agricultura brasileira, é comum pensar apenas na modernização das técnicas – substituição de trabalhadores por máquinas, uso intensivo de insumos e desenvolvimento da biotecnologia – e se esquecer de observar as consequências dessa modernização nas relações sociais de produção e na qualidade de vida da população.
MOREIRA, João Carlos. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e
globalização. Ensino médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016.

Quanto à modernização da agricultura brasileira e às respectivas consequências, assinale a alternativa correta.

(A) O campo brasileiro foi dominado, ao longo da história, por atividades de policulturas.

(B) A agricultura familiar, desde o início, foi incentivada e financiada pelos agentes do governo.

(C) A alta produtividade nas pequenas propriedades agrícolas revela o ritmo de inovações tecnológicas agregadas ao campo.

(D) A concentração de terras, os baixos salários e o desemprego representam fatores de repulsão do homem do campo.

(E) A reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar são responsáveis pela modernização da produção agrícola no País.

GABARITO.

QUESTÃO 49
UCB 2019: Um sistema de gases hospitalares faz uso de nitrogênio líquido para entregar gás nitrogênio nos leitos. A transformação do líquido em gás é normalmente feita em radiadores na parte externa da instituição.

Admitindo-se o gás como ideal, qual é a razão entre o volume final do gás a 300 K e o volume inicial Vi com uma temperatura de 100 K (Vf/Vi), tendo em vista que o processo aconteceu à pressão constante?

(A) 1
(B) 6
(C) 3
(D) 2
(E) 4

GABARITO.

QUESTÃO 50
UCB 2019: O transporte de materiais no interior dos animais é realizado pelo sistema circulatório, cuja função é permitir a distribuição de nutrientes, gases e substâncias reguladoras, como os hormônios, a todas as células do corpo, além de remover os resíduos do metabolismo celular e hidratar os tecidos. Entretanto, muitas são as diferenças observadas nos sistemas circulatórios dos diferentes grupos de animais.

Quanto às características do sistema circulatório dos animais, assinale a alternativa correta.

(A) No sistema circulatório aberto (ou lacunoso), a hemolinfa, impulsionada pelas contrações do coração, passa para os vasos sanguíneos, que terminam em lacunas ou cavidades do corpo, onde a hemolinfa se mistura com os líquidos intercelulares, os quais realizam as trocas diretas de substâncias com as células. Das lacunas, a hemolinfa volta ao coração nos artrópodes e anelídeos.

(B) Fazem parte do sistema circulatório dos moluscos vasos longitudinais, um ventral e um dorsal, interligados por vasos transversais. Alguns desses vasos transversais são contráteis e funcionam como corações laterais, cinco ou quatro pares desses.

(C) Pelo coração dos peixes só passa sangue venoso, e a circulação é considerada simples, pois, em um circuito completo, o sangue passa uma única vez pelo coração.

(D) No sistema circulatório fechado, o sangue circula por uma rede de vasos que se intercomunicam com os órgãos. Nesse tipo de sistema circulatório, não ocorre a mistura do sangue venoso com o arterial, e é o tipo de circulação sanguínea encontrada nos anelídeos, moluscos e vertebrados.

(E) Os peixes têm o coração semelhante ao dos anfíbios, o coração em forma de cone, com dois átrios e um ventrículo. Ambos possuem circulação considerada dupla por possuir dois circuitos: o pulmonar ou branquial e o corporal.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,384,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1414,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,383,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgqt9kKzX5YlyqeoM7N1eZBAzV8uUaZ8rNyWlCddAcPmQbztPefUCardpfACd743Gra2Ek5OhibKzJ9gHBUYftON0wRgr840szIhGW3vs5_kVlJrRicXG0NuOIQuecwCy6s3vu1HxLioA/s1600/ucb-indagacao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjgqt9kKzX5YlyqeoM7N1eZBAzV8uUaZ8rNyWlCddAcPmQbztPefUCardpfACd743Gra2Ek5OhibKzJ9gHBUYftON0wRgr840szIhGW3vs5_kVlJrRicXG0NuOIQuecwCy6s3vu1HxLioA/s72-c/ucb-indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2019/07/prova-da-ucb-2019-medicina-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2019/07/prova-da-ucb-2019-medicina-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo