UCB 2019: A respiração celular é o processo de liberação de energia dos compostos orgânicos

UCB 2019: A respiração celular é o processo de liberação de energia dos compostos orgânicos, sendo a glicose a molécula mais utilizada pelos seres vivos para esse fim.

Várias enzimas e coenzimas participam da sequência de reações no processo de respiração celular, que tem como um dos resultados a formação de ATP. Com relação ao processo de respiração celular, assinale a alternativa correta.

(A) No ciclo de Krebs, seguem-se as reações de retirada de CO2 e hidrogênios do ácido cítrico, para novamente formar ácido oxalacético que, por sua vez, pode ligar-se a outra molécula de acetil-CoA.

(B) Na estrutura do FAD, constam dois nucleotídeos, em um dos quais entra a base nitrogenada adenina e, no outro, a substância nicotinamida, que é derivada de uma vitamina do complexo B, a niacina.

(C) O NAD é um dinucleotídeo que contém, na respectiva composição, uma vitamina do complexo B, a riboflavina.

(D) Em cada volta do ciclo de Krebs, a remoção de hidrogênios é feita por 3 NADH e por 1 FADH2, que ficam reduzidos, respectivamente, a. 3 NAD e 1 FAD.

(E) No final da cadeia respiratória, os elétrons passam para o último aceptor, o gás oxigênio, que, na forma iônica, reage com os íons H⁺ para formar H2O2.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: Os metais alcalinos são constituídos pelos elementos lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio e formam a primeira família da tabela periódica.

GABARITO:
(A) No ciclo de Krebs, seguem-se as reações de retirada de CO2 e hidrogênios do ácido cítrico, para novamente formar ácido oxalacético que, por sua vez, pode ligar-se a outra molécula de acetil-CoA.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: Após a década de 1970, com a eliminação dos grupos de guerrilhas, a esquerda brasileira concentrou os próprios esforços na luta política, em busca da hegemonia no campo das ideias. A resistência à ditadura deve continuar, mas de forma silenciosa.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários