UCB 2019: A Revolução Cubana incentivou a esquerda em toda a América Latina

UCB 2019: A Revolução Cubana incentivou a esquerda em toda a América Latina. Para muitos, ela era o primeiro passo de um ciclo de revoluções sociais no continente. Em vários países, surgiram movimentos que pregavam a luta pela igualdade social por caminhos institucionais ou armados.
CAMPOS, Flávio de. Oficina de história. V. 3. 2. ed.
São Paulo: Leya, 2016.

A respeito da influência socialista na América Latina, desde a Revolução Cubana até os dias de hoje, assinale a alternativa correta.

(A) Salvador Allende (1908-1973), no Chile, impediu a ascensão da esquerda, alinhando-se com os Estados Unidos da América (EUA).

(B) Os setores sociais hegemônicos nos países latino-americanos viam Cuba como uma ameaça às liberdades e à propriedade privada.

(C) A Guatemala, desde o início da década de 1950, buscou proteção norte-americana contra a invasão socialista no respectivo território.

(D) Para apoiar os revolucionários latino-americanos, Cuba instalou a Operação Condor com o objetivo de dar suporte aos movimentos socialistas em luta.

(E) Hugo Chávez coordenou o golpe militar na Venezuela, em 1950, recebendo apoio direto dos EUA.

QUESTÃO ANTERIOR:
UCB 2019: Sabe-se que, para a formação de metanol a partir de monóxido de carbono, dióxido de carbono e gás hidrogênio, podem ser utilizadas as reações a seguir.

GABARITO:
(B) Os setores sociais hegemônicos nos países latino-americanos viam Cuba como uma ameaça às liberdades e à propriedade privada.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UCB 2019: Em 1911, o físico Ernest Rutherford (1871-1937) descobriu que, se partículas alfa são disparadas em direção ao núcleo de um átomo, elas são repelidas para longe do núcleo ao longo de caminhos parabólicos.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da UCB 2019 Medicina com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários