FAGOC 2019: O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva

FAGOC 2019: O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. É produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros e contêm grande quantidade de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma excessiva parcela da emissão de SO2 para a atmosfera.

Atualmente, no Brasil, a Petrobras tem investido consideravelmente na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre. O dióxido de enxofre também pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3) que, por sua vez, em contato com a água da chuva, irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.

É correto afirmar que a soma dos coeficientes inteiros que balanceiam as equações mencionadas nas duas etapas é:

(A) 6.
(B) 8.
(C) 10.
(D) 10,5.

QUESTÃO ANTERIOR:
FAGOC 2019: Alguns comprimidos para dor de cabeça são tamponados, ou seja, contêm antiácido em sua composição que cria um ambiente alcalino, facilitando, assim, a sua dissolução, reduzindo o período de contato com a parede do estômago.

GABARITO:
(B) 8.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FAGOC 2019: Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão de até três vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FAGOC 2019; Questões e Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários