Prova FAGOC 2019; Questões e Gabarito

FAGOC
Prova FAGOC 2019; Questões e Gabarito
Faculdade Governador Ozanam Coelho

LÍNGUA PORTUGUESA E
LITERATURA BRASILEIRA

Principais ameaças à saúde em 2019

Rio – Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma lista com as principais ameaças à saúde para 2019. Como esperado, a lista fala de doenças perigosas como Ebola, Influenza e Dengue, mas também de temas que, embora não estritamente médicos, têm relação direta com a saúde de populações inteiras, como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade.

Outro item que chamou atenção foi o movimento antivacinas, um dos fatores por trás do ressurgimento de doenças como sarampo em países onde já estava controlado. A relutância a vacinar normalmente ocorre em países onde há acesso a vacinas.

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) atua no outro extremo, em locais onde faltam vacinas e é um desafio diário levá-las até as pessoas. Nesses contextos nossas equipes observam tanto o efeito devastador de doenças que podem ser prevenidas como a grande esperança e alegria em torno de uma campanha de vacinação.

Vacinas são uma importante ferramenta em crises humanitárias, como a crise migratória do Mediterrâneo, que pode ser encarada como o que a OMS chama de “contexto vulnerável”. Nessa crise, tal como em outros contextos, a pneumonia é a principal causa de morte entre as crianças.

Desde 2016, MSF busca ampliar a vacinação contra a pneumonia na Grécia, mas um dos obstáculos foi o preço da vacina, de U$ 210 por criança. Foi preciso uma campanha internacional para convencer os fabricantes a reduzirem o preço para organizações como MSF, que atuam em crises humanitárias. No final de 2018 avançou uma negociação para que MSF adquira a vacina na Grécia por U$ 9 por criança, o que vai permitir a vacinação de mais de 2 mil crianças nos próximos meses.

Superar a barreira dos preços é um esforço árduo, mas necessário. A cobertura da vacina de pneumonia ainda é inaceitavelmente baixa no mundo e muitos países já afirmaram que o preço é um dos motivos. Caso a vacinação chegasse para todos, haveria uma significativa redução no uso de antibióticos para tratar a pneumonia. Essa seria uma grande contribuição para enfrentar outra ameaça apontada pela OMS: a resistência a antibióticos, que surge em parte devido ao uso inadequado.

Mas para fazer com que as vacinas cheguem aonde precisam, não basta uma mudança na forma como os preços são definidos, é preciso também mudar o fato de que os investimentos em pesquisa se concentram em doenças que afetam países ricos. Em 2014 e 2015, por exemplo, o mundo assistiu em choque a uma devastadora epidemia de Ebola na África Ocidental. MSF estava na linha de frente do combate à doença, mas nossas equipes se viram de mãos vazias, pois não haviam vacinas e tratamentos a serem usados. Vacinas promissoras estavam em fase de pesquisa, mas a falta de interesse fez com que não fosse possível desenvolvê-las a tempo para enfrentar a epidemia. Sem contar que é bastante frequente vacinas serem desenvolvidas sem levar em conta as condições climáticas e infraestruturais dos países em desenvolvimento. A maioria das vacinas por exemplo não pode ser exposta ao calor, o que gera dificuldades enormes para organizações como MSF que realizam vacinação em áreas remotas e sem eletricidade.

As vacinas serão importantes para lidar com vários desafios apontados pela OMS, mas elas precisam ser desenvolvidas e distribuídas com foco em quem mais precisa. Muitos países apresentam recuo da cobertura vacinal, inclusive o Brasil, e as ameaças comportamentais, econômicas e políticas por trás desses dados precisam ser igualmente enfrentadas, lembrando sempre que nenhuma ameaça é insuperável se formos capazes de superar a indiferença com o sofrimento do outro.
(Felipe Carvalho, coordenador no Brasil da Campanha
de Acesso de Médicos Sem Fronteiras. Disponível em:
https://odia.ig.com.br/opiniao/2019/01/5616700-felipe-carvalho--
principais-ameacas-a-saude-em-2019.html#foto=1.


QUESTÃO 01
FAGOC 2019: Tendo em vista a produção de sentido do termo destacado em “embora não estritamente médicos” pode-se afirmar que seu emprego

(A) demonstra a expressão de um fato necessário para a realização de outro.

(B) estabelece uma relação hipotética acrescentando uma ideia a ser discutida.

(C) exprime o efeito da declaração anterior acrescentando uma nova informação.

(D) une orações estabelecendo uma ideia de contraste, uma quebra de expectativa.

GABARITO.

QUESTÃO 02
FAGOC 2019: “[...] mas também de temas que, embora não estritamente médicos, têm relação direta com a saúde de populações inteiras, como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade.” (1º§) A reescrita do trecho anterior mantém a correção quanto à norma padrão da língua e ao sentido original em:

(A) “[...] inclusive de temas que, não sendo estritamente médicos, têm relação direta com a saúde de populações inteiras, como também para a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade.”

(B) “[...] mas também de temas que têm relação direta com a saúde de populações inteiras, ainda que não sejam estritamente médicos, como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade.”

(C) “[...] mas também de temas que, embora não hajam estritamente médicos, mantêm relação direta com a saúde de populações inteiras, como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade.”

(D) “[...] e ainda também de tema que, embora não estritamente médicos, estabelecem relação direta com a saúde de populações inteiras, assim como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidades.”

GABARITO.

QUESTÃO 03
FAGOC 2019: Pode-se afirmar que em relação aos e parágrafos

(A) há uma divergência de informações que será esclarecida no desenvolvimento do texto.

(B) são apresentadas ideias e fatos que divergem entre si e demonstram a relevância do assunto tratado.

(C) é possível reconhecer o desenvolvimento de uma argumentação contrária à forma como ocorre a prevenção de doenças atualmente.

(D) demonstra-se uma sequenciação de ideias equivalentes de um no outro, numa continuidade de argumentação própria da coerência textual que é necessária.

GABARITO.

QUESTÃO 04
FAGOC 2019: “A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) atua no outro extremo, em locais onde faltam vacinas e é um desafio diário levá-las até as pessoas.” (3º§) Indique, a seguir, o trecho em que a forma verbal destacada possui a mesma classificação, verbo intransitivo, vista em “faltam”.

(A) Alfredo casou ontem, como havia anunciado dias atrás.

(B) Aos mais desfavorecidos a ajuda chegará como prioridade.

(C) Explicou que poderia realizar tal trabalho com a ajuda de todos.

(D) Precisamos de grandes investimentos em saúde e educação.

GABARITO.

QUESTÃO 05
FAGOC 2019: Alguns vocábulos/expressões são empregados no texto como conectivos e podem atuar retomando o discurso anterior; dentre os termos destacados a seguir só NÃO apresenta tal função:

(A) “levá-las até as pessoas.” (3º§)

(B) “doenças que podem ser prevenidas” (3º§)

(C) “as vacinas cheguem aonde precisam,” (7º§)

(D) “Nessa crise, tal como em outros contextos,” (4º§)

GABARITO.

QUESTÃO 06
Releia:

“Rio – Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma lista com as principais ameaças de saúde para 2019. Como esperado, a lista fala de doenças perigosas como Ebola, Influenza e Dengue, mas também de temas que, embora não estritamente médicos, têm relação direta com a saúde de populações inteiras, como a qualidade dos sistemas de saúde e contextos de extrema vulnerabilidade”.

FAGOC 2019: Considerando o contexto, a expressão “como esperado” indica

(A) uma expectativa frustrada.

(B) uma perspectiva distanciada da realidade.

(C) confirmação diante da realidade constatada.

(D) pessimismo diante dos resultados apresentados.

GABARITO.

QUESTÃO 07
FAGOC 2019: A expressão utilizada no texto “combate à doença” está estruturada de acordo com as regras de regência estabelecidas pela norma culta da língua.

Observe as imagens a seguir e indique a proposição correta.

sempre-e-hora-de-combater-a-dengue
dia-d-combater-a-dengue
multirao-de-combate-a-dengue

(A) A mudança de classe de palavras a que pertence o termo regente não influencia a regência que deverá ser aplicada.

(B) É possível reconhecer que em um dos textos apresentados a norma referente à regência não foi aplicada corretamente.

(C) Nos três textos apresentados há incorreções quanto à regência que não provocam prejuízo quanto à transmissão da mensagem.

(D) Tendo em vista que se trata de construções linguísticas diversas, a regência verbal foi empregada adequadamente em cada um dos textos apresentados.

GABARITO.

QUESTÃO 08
FAGOC 2019: Em alguns trechos do texto é possível reconhecer elementos subjetivos que atribuem pessoalidade diante dos fatos apresentados; pode-se afirmar que tais características se apresentam de modo predominante

(A) no terceiro parágrafo.
(B) nos dois parágrafos iniciais.
(C) nos dois últimos parágrafos.
(D) no quarto e quinto parágrafos.

GABARITO.

QUESTÃO 09
FAGOC 2019: A correção gramatical pode ser observada nos trechos a seguir, com EXCEÇÃO de:

(A) “Em 2014 e 2015, por exemplo, o mundo assistiu em choque a uma devastadora epidemia de Ebola na África Ocidental.” (7º§)

(B) “Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou uma lista com as principais ameaças à saúde para 2019.” (1º§)

(C) “MSF estava na linha de frente do combate à doença, mas nossas equipes se viram de mãos vazias, pois não haviam vacinas e tratamentos a serem usados.” (7º§)

(D) “Outro item que chamou atenção foi o movimento antivacinas, um dos fatores por trás do ressurgimento de doenças como sarampo em países onde já estava controlado.” (2º§)

GABARITO.

QUESTÃO 10
FAGOC 2019: “Muitos países apresentam recuo da cobertura vacinal, inclusive o Brasil, e as ameaças comportamentais, econômicas e políticas por trás desses dados precisam ser igualmente enfrentadas, lembrando sempre que nenhuma ameaça é insuperável se formos capazes de superar a indiferença com o sofrimento do outro.

Dentre as expressões destacadas anteriormente pode-se afirmar que

(A) todas possuem a mesma classificação sintática.

(B) cada uma exerce uma função sintática diferente.

(C) apenas uma delas exerce papel sintático na oração.

(D) apenas duas possuem a mesma classificação sintática.

GABARITO.

QUESTÃO 11
FAGOC 2019: Leia os versos a seguir de Carlos Drummond de Andrade.

A poesia é incomunicável.
Fique torto no seu canto.
Não ame.

Ouço dizer que há tiroteio
ao alcance do nosso corpo.
É a revolução? o amor?
Não diga nada.
(Carlos Drummond de Andrade – Obra completa.)

Considerando as escolhas poéticas apresentadas pode-se afirmar que os versos são:

(A) Brancos e livres.

(B) Redondilhas maiores.

(C) Redondilhas menores.

(D) Brancos e decassílabos.

GABARITO.

Texto para responder às questões 12 e 13.

A hora da estrela (fragmento)

Escrevo neste instante com algum prévio pudor por vos estar invadindo com tal narrativa tão exterior e explícita. De onde no entanto até sangue arfante de tão vivo de vida poderá quem sabe escorrer. [...]

Como é que sei tudo o que vai se seguir e que ainda o desconheço, já que nunca o vivi? É que numa rua do Rio de Janeiro peguei no ar de relance o sentimento de perdição no rosto de uma moça nordestina. Sem falar que eu em menino me criei no Nordeste. Também sei das coisas por estar vivendo. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe. [...]

Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei.
[...]

O que escrevo é mais do que invenção, é minha obrigação contar sobre essa moça entre milhares delas. É dever meu, nem que seja de pouca arte, o de revelar-lhe a vida. [...]

Sei que há moças que vendem o corpo, única posse real, em troca de um bom jantar em vez de um sanduíche de mortadela. Mas a pessoa de quem falarei mal tem corpo para vender, ninguém a quer, ela é virgem e inócua, não faz falta a ninguém. Aliás – descubro eu agora – também eu não faço a menor falta, e até o que escrevo, um outro escreveria. Um outro escritor, sim, mas teria que ser homem porque escritora mulher pode lacrimejar piegas.
(Clarice Lispector. A hora da estrela.
Rio de janeiro: José Olympio, 1981.)

QUESTÃO 12
FAGOC 2019: Indique C (certo) ou E (errado). O fragmento lido

( ) tem em sua construção marcas da metalinguagem sobre o ato de escrever e o texto.

( ) é de autoria de uma escritora que compõe o grupo dos principais escritores da terceira geração modernista.

( ) pertence ao grupo modernista por apresentar características da linguagem oral tais como repetições de palavras.

A sequência está correta em

(A) C, C, E.
(B) E, C, E.
(C) E, E, C.
(D) C, E, C.

GABARITO.

QUESTÃO 13
FAGOC 2019: Considerando o estilo peculiar de Clarice Lispector e o fragmento anterior de A hora da estrela pode-se afirmar que lhe são características próprias, EXCETO:

(A) Obra fundamentalmente introspectiva.

(B) Referência à intimidade dos personagens.

(C) Prosa marcada pelo fluxo psicológico dos personagens.

(D) Narrativa baseada em fatos isolados, mas de grande importância.

GABARITO.

QUESTÃO 14
“Os enunciados não são indiferentes uns aos outros, nem autossuficientes: são mutuamente conscientes e refletem um ao outro...”
(Mikhail Bakhtin.)

o vizinho serial killer

FAGOC 2019: Acerca da tirinha anterior, assinale a ocorrência que pode ser aplicada à sua construção textual.

(A) Efeito de humor produzido exclusivamente pela inserção da legenda no primeiro quadrinho.

(B) Fortalecimento do discurso crítico presente nos textos aos quais a tirinha recorre em sua produção.

(C) Alteração de sentido tendo em vista o emprego de enunciados pertencentes a um contexto anterior.

(D) Imitação intencional de outros textos de modo a promover a importância pertinente a cada um deles.

GABARITO.

QUESTÃO 15
FAGOC 2019: No século XVIII, o Arcadismo no Brasil acaba por apresentar características próprias que tornam os escritores brasileiros peculiares em determinados aspectos. Dentre as proposições a seguir, assinale a correta.

(A) A obediência aos princípios literários europeus é plena e determinante para toda a produção literária no Brasil do século XVIII.

(B) A divulgação das ideias políticas presentes no período era fortemente repudiada pelos escritores brasileiros no intuito de preservar a essência da finalidade literária.

(C) A influência anterior barroca é banida por completo da produção árcade, demonstrando que a novidade artística era de fundamental importância para a evolução literária.

(D) A produção literária apresenta aspectos bastante distintos; a influência europeia pode ser notada, porém, tal influência convive com uma produção que demonstra um sentimento nativista.

GABARITO.

QUESTÃO 16
FAGOC 2019: Tendo em vista que os movimentos literários não podem ser analisados e compreendidos de forma isolada, leia as afirmativas a seguir e indique a correta.

(A) Realismo e Romantismo são movimentos literários que preservam a contradição barroca.

(B) O Barroco tem como maior influência o Romantismo, demonstrando a contradição humana.

(C) A segunda geração modernista repete a primeira fase do modernismo em que a poesia foi predominante.

(D) A literatura informativa exerceu influência fornecendo temas e formas para períodos literários como o Romantismo e o Modernismo.

GABARITO.

QUESTÃO 17
FAGOC 2019: “Esse período é uma transição para o Modernismo e não possui os traços de uma escola literária. Vemos o início de tendências e temas que se firmam no Modernismo.”

A afirmativa anterior faz referência a um período denominado, na Literatura Brasileira, como:

(A) Parnasianismo.
(B) Pré-Modernismo.
(C) Primeira fase modernista.
(D) Semana de Arte Moderna.

GABARITO.

QUESTÃO 18
FAGOC 2019: Sabendo-se que a Literatura se constitui de três gêneros literários, leia as proposições a seguir e indique V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O gênero épico trata do mundo exterior e das relações do homem com este mundo.

( ) O gênero lírico trata-se de uma revelação subjetiva apresentando-se fixamente em versos.

( ) No gênero dramático os personagens falam diretamente, expondo seus dramas e conflitos.

A sequência está correta em

(A) F, F, F.
(B) V, F, V.
(C) F, V, V.
(D) V, V, V.

GABARITO.

QUESTÃO 19
FAGOC 2019: Assinale a característica a seguir que NÃO pode ser indicada como uma das principais características da terceira geração modernista brasileira.

(A) Retrocesso em relação às conquistas de 1922.

(B) Introdução de uma nova cultura internacional.

(C) Início da influência das vanguardas artísticas europeias.

(D) Valorização da rima, da métrica e do vocabulário erudito.

GABARITO.

QUESTÃO 20
Leia os textos a seguir.

Texto I

Buscas por desaparecidos na Muzema entram no segundo
dia, com a confirmação de 7 mortos e 10 feridos

As buscas por desaparecidos na tragédia da Muzema, comunidade na Zona Oeste do Rio, entram no segundo dia neste sábado (13). Ao menos 13 pessoas são consideradas desaparecidas no local onde dois prédios desmoronaram no início do dia.

Com a localização e retirada de mais dois corpos – de um homem e de uma mulher – nesta madrugada, sete pessoas morreram soterradas. Dez pessoas ficaram feridas. No final da noite de sexta-feira (12), os bombeiros resgataram com vida o menino de 12 anos que estava sob os escombros. Segundo a corporação, o resgate de Hilton Guilherme Sodré de Souza foi por volta das 23 horas. Com fratura em uma das pernas e ferimentos no rosto, mas consciente, o garoto deixou o local de ambulância e foi levado para o Hospital Miguel Couto, na Gávea. Os pais dele, Hilton Berto Rodrigues Souza e Maria de Nazaré Sá Sodré, estão entre os desaparecidos.
(Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-dejaneiro/noticia/2019/
04/13/buscas-por-desaparecidos-na-muzemaentram-no-segundo-dia.ghtml.)

Texto II

Congresso Internacional do Medo

Provisoriamente não cantaremos o amor, que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos. Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços, não cantaremos o ódio, porque este não existe, existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas, cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte. Depois morreremos de medo e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.
(Carlos Drummond de Andrade. Antologia Poética. 12ª edição.
Rio de Janeiro: José Olympio. 1978. Pag. 108 e 109.)

FAGOC 2019: Indique I ou II de acordo com as características textuais apresentadas.

( ) Trata-se de um texto utilitário.

( ) Emprego de linguagem pessoal.

( ) Estrutura textual voltada para o plano de expressão.

( ) Sua função de linguagem predominante é a referencial.

A sequência está correta em

(A) I, II, I, II.
(B) II, I, I, II.
(C) I, II, II, I.
(D) II, II, II, I.

GABARITO.

BIOLOGIA

QUESTÃO 21
FAGOC 2019: “Conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva – membrana que reveste o bulbo dos olhos – e se caracteriza por ser uma doença altamente contagiosa que, frequentemente, ocorre no verão e tem como principais sintomas coceira e olhos vermelhos. O principal agente causador da doença é conhecido por adenovírus, um vírus que se caracteriza pela presença de _________________ e ______________ de envelope viral.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

(A) ácido nucleico / presença

(B) nucleocapsídeo / ausência

(C) nucleocapsídeo / presença

(D) envelope lipoproteico / ausência

GABARITO.

QUESTÃO 22
FAGOC 2019: Alguns vírus necessitam de um hospedeiro, pois não conseguem sobreviver fora de um organismo. Outros são transmitidos por meio de vetores animais, principalmente insetos.

Porém, alguns mantêm sua capacidade infectante, mesmo depois de permanecer fora de um hospedeiro, e o seu habitat é um ambiente não vivo, como o solo e a água de esgoto. Dos vírus transmitidos por esses meios, podemos citar os que causam:

(A) HIV.
(B) Gripe.
(C) Poliomielite.
(D) Febre amarela.

GABARITO.

QUESTÃO 23
FAGOC 2019: Durante o ciclo menstrual, vários hormônios atuam tanto no processo de liberação do ovócito quanto na preparação do útero para uma possível gravidez. É correto afirmar que os hormônios responsáveis por preparar a parede uterina para receber o embrião são:

(A) LH e estrogênio.

(B) LH e progesterona.

(C) Progesterona e FSH.

(D) Progesterona e estrogênio.

GABARITO.

QUESTÃO 24
FAGOC 2019: Uma pessoa que apresenta o tipo sanguíneo do grupo AB pode receber sangue de todos os outros grupos, conhecidos como receptores universais. Isso só é possível, pois os indivíduos do grupo AB NÃO apresentam:

(A) Anticorpos no plasma.

(B) Antígenos nas hemácias.

(C) Aglutinogênio no plasma.

(D) Aglutinogênio nas hemácias.

GABARITO.

QUESTÃO 25
FAGOC 2019: “O caracol gigante africano (Achatina fulica) é originado do leste da África e foi introduzido no Brasil na década de 1980 como uma opção ao consumo de escargot. Sem inimigos naturais nas novas áreas onde têm sido introduzidos, os caracóis já se encontram disseminados por quase todos os estados brasileiros. Outra fonte de preocupação encontra-se no campo da saúde pública, por ser hospedeiros do verme Angiostrongylus cantonensis, causador de um tipo de meningite.”
(Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/
174/_arquivos/174_05122008111625.pdf.)

Esse caracol é uma espécie de molusco e tem como principais características ser:

(A) Exclusivamente marinho e sem conchas.

(B) De ambiente de terra firme e ter concha reduzida.

(C) De ambiente de água doce e ter concha espiralada.

(D) De ambiente de terra firme e ter concha espiralada.

GABARITO.

QUESTÃO 26
FAGOC 2019: Ensaios clínicossugerem que a terapia com sanguessuga é um tratamento adequado para doença comum das articulações como para as doenças cardíacas. Nos últimos anos, tanto nos EUA quanto na Europa utiliza-se esse tipo de terapia alternativa, que se tornou cada vez mais aceitável para pessoas comdoenças vasculares e tambémno pós-operatório de membros reimplantados, por ajudarem no restabelecimento da circulação sanguínea.
(Disponível em: http://areadelta4.com/o-tratamento-
comsanguessugas-promete-bons-resultados/.)

Isso só é possível devido às sanguessugas conterem em sua saliva uma substância anticoagulante conhecida por:

(A) Nácar.
(B) Hirudina.
(C) Heparina.
(D) Parapódios.

GABARITO.

QUESTÃO 27
FAGOC 2019: Se um homem daltônico casar-se com uma mulher heterozigótica para daltonismos, qual será a probabilidade desse casal ter um bebê do sexo feminino normal?

(A) 25%.
(B) 50%.
(C) 75%.
(D) 100%.

GABARITO.

QUESTÃO 28
FAGOC 2019: A espermatogênese é um processo de produção de espermatozoides que tem início na puberdade sob estímulos dos hormônios hipofisário, FSH e LH, e que segue por toda a vida.

Nos túbulos seminíferos ocorre a formação dos espermatozoides que, depois de formados, ficam temporariamente armazenados:

(A) Na próstata.
(B) No epidídimo.
(C) No ducto deferente.
(D) Nas vesículas seminais.

GABARITO.

QUESTÃO 29
FAGOC 2019: O ovócito II é liberado a partir de variações hormonais no corpo da mulher. O óvulo propriamente dito forma-se apenas após a penetração do espermatozoide nas barreiras que protegem o gameta feminino.

Antes do nascimento, os ovários apresentam, dentro dos folículos, ovócitos II paralisados em uma fase da divisão celular, em que seus cromossomos estão localizados no equador da célula. Essa fase é conhecida como:

(A) Prófase II.
(B) Anáfase II.
(C) Telófase II.
(D) Metáfase II.

GABARITO.

QUESTÃO 30
FAGOC 2019: No verão com temperaturas mais elevadas, as pessoas perdem muito líquido. Para evitar que o corpo desidrate é necessário ingerir muita água, pois trata-se de um período em que ocorre maior liberação de suor, pelas glândulas sudoríparas, responsáveis pela termorregulação do corpo.

As glândulas sudoríparas se caracterizam por liberar sua secreção através de ductos na superfície livre do corpo e serem constituídas pelo tecido:

(A) Epitelial.
(B) Nervoso.
(C) Muscular.
(D) Conjuntivo.

GABARITO.

QUÍMICA

QUESTÃO 31
FAGOC 2019: Propano, um alcano de três carbonos, algumas vezes é derivado de outros produtos do petróleo, durante processamento de óleo ou gás natural.

Quando comercializado como combustível, também é chamado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que é uma mistura de propano com pequenas quantidades de propileno, butano e butileno, mais etanotiol como odorizante para impedir que o normalmente inodoro propano seja inalado.

É usado como combustível para fogões e em motores de automóveis. Outro uso do propano é como propulsor para sprays aerossóis, especialmente após o banimento dos CFCs.
(Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br. Com adaptações.)

C3H8 + 5O2 → 3CO2 + 4H2O

Sabendo que vários fatores influenciam a reação química, assinale a alternativa correta.

(A) O aumento da concentração do reagente o torna mais lento.

(B) Aumentando a área de contato, a rapidez não será alterada.

(C) O propano, em um recipiente coberto, é possível que o fogo se apague.

(D) O aumento de temperatura influencia a reação, tornando-a sempre lenta.

GABARITO.

QUESTÃO 32
FAGOC 2019: Soro glicosado é uma solução isotônica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose (C6H12O6) em água destilada, ou seja, cada 100 mL de soro glicosado contém 5 gramas de glicose. A glicose é uma fonte de energia facilmente absorvida pelas células, daí ser extensivamente usada na medicina como nutriente energético, via endovenosa.

Existem soros glicosados com concentrações de 2,5% e 10% que são, respectivamente, hipotônico e hipertônico em relação ao sangue. O soro glicosado é um medicamento; portanto, só deverá ser usado sob prescrição médica.
(Disponível em: http://www.maueslobato.com.br/Home/?p=473.)

Considerando que em um paciente foi injetado 1 litro de soro glicosado 5%, qual a quantidade de glicose foi administrada?

(A) 5 g.
(B) 180 g.
(C) 1,67 . 10²³ moléculas.
(D) 16,7 . 10²³ moléculas.

GABARITO.

QUESTÃO 33
FAGOC 2019: Considere as seguintes informações:

- Previne gripes, fraqueza muscular e infecções. Este ponto é discutível, havendo estudos que não mostram qualquer efeito de doses aumentadas. Contudo, seus efeitos parecem ser mais evidentes em doentes já com escorbuto;

- Ajuda o sistema imunológico e a respiração celular, estimula as glândulas suprarrenais e protege os vasos sanguíneos;

- A vitamina C é importante para o funcionamento adequado das células brancas do sangue. É eficaz contra doenças infecciosas, sendo um importante suplemento em casos de câncer.

Vitamina C

É correto afirmar que estão presentes na estrutura:

(A) Enol e éter.
(B) Álcool e éster.
(C) Cetona e enol.
(D) Álcool e cetona.

GABARITO.

QUESTÃO 34
FAGOC 2019: A cor emitida pelos fogos de artifícios depende dos íons existentes na composição das substâncias utilizadas ou formadas na combustão da pólvora, como o estrôncio, Sr2⁺, cor avermelhada; sódio, Na⁺, amarelo. É correto afirmar que esse modelo atômico foi descrito por:

(A) Niels Bohr.
(B) Rutherford.
(C) John Dalton.
(D) Joseph John Thomson.

GABARITO.

QUESTÃO 35
FAGOC 2019: Fosfina é o nome comum para o hidreto de fósforo (PH3), também conhecido pelo seu nome IUPAC fosfano e, eventualmente, fosfamina. À pressão ambiente é um gás incolor inflamável, cujo ponto de ebulição é de –88° C. A fosfina pura é inodora, mas, em seu estado técnico, apresenta um cheiro bem desagradável de peixe podre.

A amônia ou amoníaco (NH3) pode ser um gás muito tóxico se inalado e/ou ingerido com ponto de ebulição –33° C, causando grande irritação nas vias respiratórias, boca, garganta e estômago. Sua inalação pode causar dificuldades respiratórias, inflamação aguda do sistema respiratório.
(Disponível em: https://www.conhecimentogeral.inf.br/fosfina/.
Adaptado.)

Sobre a geometria e as forças intermoleculares presentes nas moléculas citadas no trecho anterior, é correto afirmar que:

(A) A molécula de amônia faz ligação de hidrogênio.

(B) As moléculas piramidais trigonais são sempre apolares.

(C) Na molécula da amônia atua apenas a força de Van Der Waals.

(D) A molécula de fósforo, além da interação dipolo-dipolo, apresenta ligação de hidrogênio.

GABARITO.

QUESTÃO 36
FAGOC 2019: Como o corpo não é capaz de produzir sais minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidade adequada destas substâncias. Caso haja excesso, eles serão eliminados através das fezes e da urina.

Cálcio: importante constituinte dos ossos e dentes. Atua na coagulação sanguínea, na contração muscular e no funcionamento dos nervos. Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; age na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos; combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.

Ferro: é importante para o organismo porque é um dos componentes da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratórias, sendo de fundamental importância para a respiração celular. Indispensável na formação do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo.

Selênio: a falta do selênio causa dores musculares, fadiga e fraqueza muscular, além de manchas brancas nas unhas. O selênio é um mineral que participa da formação de enzimas de ação antioxidante. Também melhora a utilização da vitamina E, importante na neutralização dos radicais livres.

Assim, atua retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares.
(Disponível em: https://belezaesaude.com/. Adaptado.)

Sobre os elementos citados anteriormente, é correto afirmar que a ordem crescente de seus raios atômicos é:

(A) Se, Fe, Ca.
(B) Fe, Ca, Se.
(C) Ca, Se, Fe.
(D) Fe, Se, Ca.

GABARITO.

QUESTÃO 37
FAGOC 2019: Durante o funcionamento da pilha ocorre a formação de amônia gasosa, NH3(g), no cátodo, que acaba envolvendo a barra de grafita, dificultando o fluxo de elétrons. Isso faz com que a pilha pare de funcionar antes mesmo de toda a sua carga esgotar. Quando colocamos uma pilha nessas condições na geladeira, a temperatura baixa favorece a solubilidade da amônia na pasta interna, liberando a barra de grafita, permitindo, novamente, o fluxo de elétrons. Com isso, a pilha voltará a funcionar.
(Martha Reis. Pág. 251. Vol 2. Química. Disponível em:
https://docero.com.br/doc/xn0x1n. Adaptado.)

De acordo com as informações anteriores, assinale a alternativa correta.

(A) No cátodo ocorre a oxidação.

(B) O cátodo citado é o polo positivo.

(C) O cátodo citado é o polo negativo.

(D) O ânodo, polo positivo, é onde ocorre a redução.

GABARITO.

QUESTÃO 38
O paracetamol, também conhecido por acetaminofeno, é um fármaco com propriedades analgésicas e antipiréticas utilizado essencialmente para tratar a febre e a dor leve e moderada, embora existam poucas evidências de que o seu uso seja realmente eficaz no alívio da febre em crianças.

É geralmente vendido em combinação com outros princípios activos, como nos antitussígenos, ou em medicamentos para o alívio da dor com opiáceos, em que o paracetamol é usado para o alívio da dor severa, como a dor oncológica ou pós-operatória.
(Disponível em: https://www.emforma.net/artigo/
acetaminofeno. Adaptado.)


FAGOC 2019: Sobre a fórmula estrutural do paracetamol apresentada, é correto afirmar que:

(A) Possui 9 carbonos.

(B) Possui 3 ligações 𝜋.

(C) Trata-se de um álcool.

(D) Apresenta massa molecular 151.

GABARITO.

QUESTÃO 39
FAGOC 2019: Alguns comprimidos para dor de cabeça são tamponados, ou seja, contêm antiácido em sua composição que cria um ambiente alcalino, facilitando, assim, a sua dissolução, reduzindo o período de contato com a parede do estômago.
(Martha Reis. Vol 2. Química. Disponível em:
https://docero.com.br/doc/xn0x1n. Adaptado.)

Sobre uma solução tampão, é correto afirmar que trata-se de uma

(A) mistura de um ácido forte e um sal com o mesmo ânion do ácido.

(B) solução capaz de evitar que o pH e o pOH do meio sofra grandes variações.

(C) mistura formada por uma base fraca e um sal com o mesmo ânion da base.

(D) mistura formada por um ácido fraco e um sal com o mesmo cátion do ácido.

GABARITO.

QUESTÃO 40
FAGOC 2019: O dióxido de enxofre (SO2) é o responsável pelo maior aumento na acidez da chuva. É produzido diretamente como subproduto da queima de combustíveis fósseis como gasolina, carvão e óleo diesel. O óleo diesel e o carvão são muito impuros e contêm grande quantidade de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma excessiva parcela da emissão de SO2 para a atmosfera.

Atualmente, no Brasil, a Petrobras tem investido consideravelmente na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre. O dióxido de enxofre também pode sofrer oxidação na atmosfera e formar o trióxido de enxofre (SO3) que, por sua vez, em contato com a água da chuva, irá formar o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.

É correto afirmar que a soma dos coeficientes inteiros que balanceiam as equações mencionadas nas duas etapas é:

(A) 6.
(B) 8.
(C) 10.
(D) 10,5.

GABARITO.

FÍSICA

Considere, se necessário, as seguintes constantes para resolver as questões.

- 𝜋 = 3;
- densidade da água do mar: d = 1000 kg/m³;
- aceleração gravitacional: g = 10 m/s²;
- pressão atmosférica ao nível do mar: p0 = 10⁵ N/m²;
- carga elementar: e = 1,6 x 10⁻¹⁹ C; e,
- calor específico sensível da água: c = 1 cal/g° C.

QUESTÃO 41
FAGOC 2019: Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão de até três vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica.

Ela provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar.
(Disponível em: https://sbmh.com.br/medicina-hiperbarica/o-que-e/.
Adaptado.)

Considerando as informações anteriores, a situação de um paciente que se encontra na câmara hiperbárica é equivalente à de um mergulhador na seguinte profundidade no oceano:

(A) 10 m.
(B) 20 m.
(C) 30 m.
(D) 40 m.

GABARITO.

QUESTÃO 42
FAGOC 2019: Uma determinada equipe de laboratório coletou e levou certa amostra de sangue para uma análise detalhada.

Essa amostra foi colocada em uma centrífuga de laboratório para que o plasma se separasse da parte sólida. Durante o processo de centrifugação, o sangue foi colocado para girar em uma trajetória circular de raio 25 cm a uma velocidade de 75 m/s.

Quantas vezes essa aceleração centrífuga é maior que a aceleração da gravidade?

(A) 1250.
(B) 1500.
(C) 2250.
(D) 2750.

GABARITO.

QUESTÃO 43
FAGOC 2019: O ouvido humano comum é capaz de perceber ondas sonoras em um espectro de frequências que vai de 20 Hz a 20 kHz, aproximadamente. Os valores abaixo e acima dessa faixa são denominados infrassom e ultrassom, respectivamente.

Considerando que a velocidade do som no ar em determinado ambiente, onde a temperatura é 30° C, seja de 1260 km/h, qual é a razãoentre os comprimentos de onda máximo e mínimo perceptíveis ao ouvido humano nesse ambiente?

(A) 0,001.
(B) 0,01.
(C) 100.
(D) 1000.

GABARITO.

QUESTÃO 44
FAGOC 2019: Barney, renomado médico obstetra, está de folga em seu sítio localizado a 80 km do hospital onde trabalha. Durante a madrugada, às três horas da manhã, seu telefone tocou, informando que sua paciente Robin está em trabalho de parto, necessitando urgentemente do seu acompanhamento, pois apresenta riscos de perder o filho.

Considerando que o trajeto entre o sítio e o hospital é de 25 km de estrada de chão, cuja velocidade máxima permitida é de 60 km/h, e o restante de asfalto, com velocidade máxima permitida de 100 km/h, qual será o intervalo de tempo mínimo que Barney gastará para chegar ao hospital para atender Robin sem exceder os limites de velocidade mencionados?

(A) Entre 40 e 50 minutos.
(B) Entre 51 e 55 minutos.
(C) Entre 56 minutos e 1 hora.
(D) Mais de 1 hora.

GABARITO.

QUESTÃO 45
FAGOC 2019: O corpo humano, ao ser percorrido por uma corrente elétrica, pode sofrer diversos efeitos distintos, conforme os exemplos apresentados na tabela.


Considerando que uma pessoa receba uma corrente dada pela passagem de 6 x 10¹³ elétrons por seu corpo em 0,2 ms, qual dos efeitos citados na tabela estará sujeita?

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.

GABARITO.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 46
FAGOC 2019: Com relação às unidades de medida sabemos que há uma relação entre o dm³ e o litro. Dessa forma, é INCORRETO afirmar que:

(A) 1 dm³ = 1 litro
(B) 1 dm³ = 1000 ml
(C) 1 m³ = 1000 litros
(D) 10 m³ = 1000 litros

GABARITO.

QUESTÃO 47
FAGOC 2019: Dois irmãos têm 5 anos de diferença e a soma de suas idades é 45 anos. Pensando em termos algébricos, a opção que apresenta a equação usada para descobrir as idades dos dois irmãos é:

(A) x (x + 5) = 45
(B) x² + x + 5 = 45
(C) x + (x + 5) = 45
(D) x² + 5x + 5 = 45

GABARITO.

QUESTÃO 48
FAGOC 2019: Considerando o conjunto dos números inteiros, representado pela letra Z, analise as afirmativas a seguir.

I. –1 ∈ Z

II. Z* = Z – {0}

III. O conjunto dos números inteiros (Z) é um subconjunto dos números racionais: (Z ⊂ Q).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

(A) I, II e III.
(B) I, apenas.
(C) III, apenas.
(D) II e III, apenas.

GABARITO.

QUESTÃO 49
FAGOC 2019: Sabe-se que as idades de dois irmãos são dadas por x e y de forma que a soma delas seja 55 e que a razão entre elas seja.

Qual é a diferença entre as idades dos dois irmãos?

(A) 15 anos.
(B) 20 anos.
(C) 35 anos.
(D) 55 anos.

GABARITO.

QUESTÃO 50
FAGOC 2019: Uma área retangular tem comprimento medindo o quádruplo da largura. Sabendo que a área do quadrilátero é dada pela fórmula (base x altura) e que a área desse terreno mede 400 m², qual é a diferença entre o seu comprimento e a sua largura?

(A) 10 metros.
(B) 30 metros.
(C) 40 metros.
(D) 50 metros.

GABARITO.

Comentários