Sobre a cidadania romana, assinale a alternativa correta

"Como entre os gregos, as mulheres romanas não podiam tomar parte dos cargos no governo. Os homens cidadãos da República romana se reuniam em assembleias e escolhiam os tribunos da plebe, magistrados que tinham direito a veto sobre as decisões do Senado e dos outros magistrados.

Os romanos utilizavam-se da sigla SPQR (Senatus Populusque Romanus) para se referir ao seu próprio Estado: "O Senado e o povo de Roma". Embora o poder estivesse, em termos formais, dividido entre Senado e Povo, a influência dos senadores predominava, pois as assembleias populares mais importantes eram aquelas que reuniam os homens em armas e nas quais os poderosos tinham muito mais votos do que os simples camponeses [...]"
FUNARI, Pedro Paulo, Grécia e Roma.
São Paulo: Contexto, 2001, p. 85.

Sobre a cidadania romana, assinale a alternativa correta.

a) O conceito de cidadania romana era muito mais amplo e flexível do que o ateniense, tendo as mulheres, no final do império, obtido plenos direitos políticos.

b) Com a Lei das XII Tábuas, passou a exibir igualdade entre os cidadãos romanos.

c) Tornavam-se romanos, por exemplo, os ex-escravos alforriados, chamados libertos, os quais obtinham direitos plenos de cidadania.

d) Os romanos concediam a cidadania a indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras.

e) Através da política de "pão e circo", os imperadores romanos garantiam à plebe amplos direitos sociais, minimizando a miséria que atingia amplas parcelas da população.

QUESTÃO ANTERIOR:
Ao caracterizar o funcionamento da democracia ateniense, no século X a.C., o texto afirma

RESOLUÇÃO:
Os romanos concediam a cidadania a aliados e pessoas, conforme as conveniências do Estado romano.

GABARITO:
d) Os romanos concediam a cidadania a indivíduos aliados e, até mesmo, a comunidades inteiras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- Século XVII é decisivo na história da Inglaterra [...]. Toda a Europa enfrentava uma crise em meados do século XVII e ela se expressava por meio de uma série de conflitos, revoltas e guerras civis.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Atividade História e Cidadania com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários