UNIFENAS 2019: Sobre herança quantitativa e tipagem sanguínea, assinale a alternativa INCORRETA

UNIFENAS 2019: Sobre herança quantitativa e tipagem sanguínea, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Um homem mulato escuro (AABb) casa-se com uma mulher mulata clara (Aabb). A possibilidade de nascimento de duas meninas mulatas médias em duas gestações consecutivas e independentes é de 6,25%.

b) O lócus H (lócus gênico) é responsável pela produção de um fator responsável pela expressão do fenótipo do sistema ABO. Então, indivíduos HH ou Hh sintetizam uma enzima que é responsável pela formação do antígeno H que é transformado em antígeno A ou B, responsável pela determinação dos grupos sanguíneos A, B e AB. Quando esse lócus gênico não está presente (homozigotos recessivos), será manifestado um fenótipo sanguíneo do tipo O, ou seja, a pessoa com o falso O (fenótipo de Bombaim) não produz nenhum antígeno, nem A, nem B e nem H.

c) A doença hemolítica do recém-nascido consiste na destruição das hemácias do feto Rh positivo pelos anticorpos da mãe Rh negativa. Para que exista risco de uma mãe Rh negativa dar à luz a uma criança Rh positivo com a doença, deverá ter sido previamente sensibilizada com sangue Rh positivo, por transfusão de sangue errônea ou, ainda, por uma gestação de uma criança Rh positivo, cujas hemácias passaram para a circulação materna.

d) Um homem e uma mulher, ambos mulatos médios e duplo heterozigóticos planejam ter filhos e filhas. Nesse caso, a probabilidade de nascimento de crianças mulatas escuras é maior que o nascimento de mulatas claras.

e) Indivíduos do grupo A não podem doar sangue para indivíduos do grupo B, porque as hemácias A, ao entrarem na corrente sanguínea do receptor B, são imediatamente aglutinadas pelo anti-A nele presente. A recíproca é verdadeira: indivíduos do grupo B não podem doar sangue para indivíduos do grupo A. Tampouco indivíduos A, B ou AB podem doar sangue para indivíduos O, uma vez que estes têm aglutininas anti-A e anti-B, que aglutinam as hemácias portadoras de aglutinogênios A e B ou de ambos.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: Sobre protozoários e protozooses, considere

GABARITO:
d) Um homem e uma mulher, ambos mulatos médios e duplo heterozigóticos planejam ter filhos e filhas. Nesse caso, a probabilidade de nascimento de crianças mulatas escuras é maior que o nascimento de mulatas claras.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: Sobre os tecidos vegetais, marque a alternativa CORRETA.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.2 com Gabrito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários