UNIFENAS 2019: Sobre protozoários e protozooses, considere

UNIFENAS 2019: Sobre protozoários e protozooses, considere;

( ) Após sucessivas esquizogonias, aparecem no ciclo evolutivo os gametócitos, formas sexuadas que permanecem no sangue até serem ingeridas pelos mosquitos; se isto não ocorrer, elas degeneram-se e morrem. Os gametócitos são absorvidos com os merozoítos; enquanto estes morrem, os primeiros evoluem para macrogametas (gametas femininos) e microgametas (gametas masculinos). Ocorrendo a fecundação, forma-se o zigoto, que se encista na parede estomacal do inseto, gerando o oocisto. A divisão do oocisto dá origem aos esporozoítos, que são inoculados no homem. O ciclo reprodutivo parcial refere-se a protozoários apicomplexos do gênero Plasmodium.

( ) No paramécio, verificamos a existência de uma depressão: a goteira ou sulco oral, que leva as partículas alimentares até uma abertura (o citóstoma) que continua pela citofaringe, um canal que forma, na extremidade, o vacúolo digestório. O citopígeo é uma abertura usada para eliminar restos alimentares existentes no vacúolo digestório. Além dos vacúolos contrácteis, evidenciamos dois núcleos: o macronúcleo, relacionado com a nutrição, e o micronúcleo, envolvido com a reprodução. O paramécio reproduz-se assexuadamente por bipartição e, sexuadamente, pela conjugação. Esse protozoário rizópodo ou sarcodíneo provoca intensa diarreia em humanos, a qual pode levar à desidratação crônica e posterior óbito. O tratamento é feito com nitazoxanida sendo extremamente eficiente na erradicação do microrganismo.

( ) Muitas mulheres que são infectadas pelo protozoário não desenvolvem sintomas. Quando os sintomas surgem, são principalmente corrimento abundante juntamente com um prurido (coceira) vaginal. Em outros casos a mulher pode apresentar um corrimento fluido com pouca cor e ainda um certo desconforto na micção. A maioria dos homens não apresenta sintomas, e quando estes existem consistem em uma irritação na glande do pênis. O Trichomonas é um protozoário ciliado que apresenta sintomas similares aos da candidíase (doença fúngica).

( ) A giardíase se manifesta por azia e náusea, que diminuem de intensidade quando ocorre ingestão de alimentos, cólicas seguidas de diarreia, perda de apetite e irritabilidade. As fezes do indivíduo com giardíase possuem odor fétido, são do tipo explosiva e acompanhadas de gases. Em alguns casos o estado agudo da doença pode durar meses, levando à má absorção de várias substâncias, inclusive de vitaminas como as lipossolúveis, por exemplo. A Giardia é um protozoário mastigóforo ou flagelado que se locomove através do movimento de seus flagelos.

Indique V (verdadeiro) e F (falso) na sequência de cima para baixo:

a) F-F-F-F.
b) F-F-V-V.
c) F-V-V-F.
d) V-F-F-V.
e) V-V-V-V.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNIFENAS 2019: Sobre os vegetais, são feitas as seguintes afirmações

GABARITO:
d) V-F-F-V.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNIFENAS 2019: Sobre herança quantitativa e tipagem sanguínea, assinale a alternativa INCORRETA.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFENAS 2019.2 com Gabrito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários