FADIP 2019: A qualidade da água do São Francisco, que é navegável e poderia matar a sede de milhares de nordestinos

Rejeitos de Brumadinho chegam ao São Francisco e autoridades ainda não têm plano. Poderes municipais, estadual e federal ainda não sabem o que fazer para proteger o Velho Chico e as comunidades. Em 25 de janeiro deste ano, quando a barragem de Córrego do Feijão rompeu e devastou Brumadinho, poucos perceberam que a lama poderia afetar a região Nordeste do país. Mas não tardou até que os rejeitos de minério matassem o rio Paraopeba, afluente do São Francisco em Minas Gerais, comprometendo a vida vegetal e animal na zona de mata atlântica, e seguissem em direção ao Velho Chico.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2019/01/30/
vazamento-em-brumadinho-deve-atingir-a-bacia-do-rio-sao-franciscoem-duas-semanas/.)

FADIP 2019: A qualidade da água do São Francisco, que é navegável e poderia matar a sede de milhares de nordestinos nos próximos anos, está ameaçada pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão. Este rio é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul e, atualmente, vem sendo palco de muita polêmica devido à(ao):

(A) Exploração do pré-sal, que coloca em risco toda a sua biodiversidade, principalmente com a destruição da mata ciliar.

(B) Projeto de transposição, que engloba a tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro: a seca.

(C) Título de “rio da unidade nacional” que, segundo alguns, não procede, pois muitos conflitos territoriais e étnicos têm sido travados no seu entorno.

(D) Disputa de terras entre os índios e os moradores das margens do rio (“população ribeirinha”, normalmente descendentes dos quilombolas da região).

QUESTÃO ANTERIOR:
FADIP 2019: Sobre a expansão mundial do termo Fake News é correto afirmar que

GABARITO:
(B) Projeto de transposição, que engloba a tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro: a seca.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- mais questões de Vestibular.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FADIP 2019 com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.