FMO 2019: No contexto da Revolução Francesa, os jacobinos, por suas características peculiares

Quem foram os jacobinos europeus? Suspeitamos que não haja resposta simples a tal questão. Nos países onde a estrutura social era mais próxima da França (Bélgica, Países Baixos, Renânia, Suíça, Itália Setentrional), um recrutamento de domínio burguês tem um lugar importante junto aos intelectuais, por vezes aos nobres (Itália), mas pode abrir-se a elementos do artesanato e do comércio em meio urbano. [...] Mas, o jacobinismo guarda um caráter minoritário e se choca com fortes resistências populares...
(Disponível em: https://pt.scribd.com/document/343830845/ARevolucao-Francesa-e-seu-eco-pdf)

FMO 2019: No contexto da Revolução Francesa, os jacobinos, por suas características peculiares, desempenharam, entre outros, o papel de:

(A) Radicalizar os rumos da revolução, angariando a simpatia e o apoio, mesmo que temporário, de camponeses e trabalhadores urbanos.

(B) Manter a revolução nos moldes iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade; sem, contudo, propor mudanças na ordem hierárquica estabelecida.

(C) Fazer emergir, em toda sua opulência, os privilégios aristocráticos que constituíam o cerne da sociedade francesa estruturalmente estamental.

(D) Garantir a eficácia capitalista da revolução, atendendo às reivindicações máximas dos industriais e financistas que até então sustentavam a economia francesa.

QUESTÃO ANTERIOR:
FMO 2019: Certo professor de biologia, em sua aula de laboratório, separou os alunos em grupo, distribuindo entre eles espécies de invertebrados diferentes, conforme o quadro.

GABARITO:
(A) Radicalizar os rumos da revolução, angariando a simpatia e o apoio, mesmo que temporário, de camponeses e trabalhadores urbanos.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- FMO 2019: Os fragmentos de texto referem-se a dois movimentos sociais da República Brasileira que, além de guardarem semelhanças pelo messianismo que os caracteriza, foram considerados também

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova da FMO 2019.2 com Gabarito

REDAÇÃO DESTA PROVA:
Redação FMO 2019: Saúde ou obsessão? Nada mais além da imagem

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.