Questões de Português e Literatura FMO 2019 com Gabarito PORTUGUÊS E LITERATURA Reflexões sobre o filme “Extraordinário” Após ass...
Questões de Português e Literatura FMO 2019 com Gabarito
PORTUGUÊS E LITERATURA
Reflexões sobre o filme “Extraordinário”
Após assistir ao filme Extraordinário ouvi alguns comentários de amigos que me chamaram a atenção. Me disseram que ficaram com medo, que sentiam pena, ou que a imagem do menino no cartaz do filme era muito impressionante. Todas essas observações vieram de adultos que se sentiam impactados pela imagem, que vivenciavam um estranhamento e permaneciam nele. Senti então uma vontade de escrever e refletir aqui sobre as questões às quais o filme nos convoca.
Auggie Pullman é um garoto de 10 anos que carrega no rosto as marcas de sua história. Desde que nasceu sua família se dedica aos seus cuidados, buscando suprir suas necessidades afetivas, de saúde e escolares, mas também, protege-o dos olhares de estranhamento dos outros.
Chega então a hora dele encarar a vida fora do universo protegido da sua família e de suas fantasias, e ir para a escola se relacionar com as crianças, professores e todo o universo escolar. É momento de ele estar entre seus pares, de aprender a lidar com o olhar, as perguntas e a curiosidade dos outros. De estar mais perto, mesmo que a distância pareça intransponível.
Não dá para não se emocionar com o olhar aflito daquela mãe ao entregá-lo ao mundo. Todos naquela família precisam dar um grande passo no escuro, apostando que são capazes de sustentar as dificuldades, incertezas e o real limite: ele será quase sempre olhado primeiro pela sua diferença.
É um filme que encanta e emociona, que fala das relações e dos encontros. Encontro com o outro e com nós mesmos, encontro com as diferenças, tão humanas. Um filme que escancara a diferença, a diferença que existe entre todos nós e que tanto nos assusta e também nos fascina. Um filme que toca na ferida narcísica de todos os pais, do medo de gerar um filho que não seja perfeito, à sua imagem e semelhança, que necessite de cuidados especiais e, principalmente, que sofra bullying e tenha dificuldade para ser aceito. Um filme que dialoga com as crianças, as que possuem amigos e as que não possuem, e as que vivenciam alguma dificuldade, pois, em algum grau, todo mundo já sentiu o que aquele menino e sua família sentem no filme, medo de estarem “aprisionados” em uma condição física, social ou emocional.
O melhor do filme, na minha opinião, é a oportunidade que ele nos traz de olharmos através da perspectiva de vários dos personagens. Ali são contadas algumas histórias, todas carregam dores, aprendizados e superações. O filme é um grande exercício de empatia; ele desperta a capacidade de sentirmos o que o outro vivencia, fazendo mover as sensações para além do estranhamento e do medo. Abre espaço para que possam surgir identificações com os outros, ou simplesmente um encontro humano.
(Reflexões sobre o filme “Extraordinário”. Talita Pryngler, psicanalista.
Estadão, 20/12/2017. Disponível em: https://bora.ai/blog/reflexoes-sobre-ofilme-extraordinario. Adaptado.)
QUESTÃO 01
FMO 2019: Considerando-se a situação de produção, estrutura e conteúdo textual, assinale a alternativa correta.
(A) Trata-se de um texto formador de opinião que demonstra um ponto de vista baseado em conhecimento prévio e especializado sobre o assunto.
(B) A objetividade textual, como principal característica apresentada, possibilita a compreensão do assunto tratado de forma clara e coerente.
(C) A intensidade e predominância do emprego de termos técnicos no texto é um fator que contribui para a construção de uma linguagem culta que se apresenta em consonância com o assunto tratado.
(D) O texto apresentado estabelece uma análise avaliativa que tem como objetivo promover a formação completa de conhecimento acerca de algumas necessidades especiais relacionadas à saúde vivenciadas por algumas famílias.
GABARITO.
QUESTÃO 02
FMO 2019: Assinale, a seguir, o excerto selecionado que comprova a resposta correta indicada na questão anterior.
(A) “Me disseram que ficaram com medo, que sentiam pena, ou que a imagem do menino no cartaz do filme era muito impressionante.” (1º§)
(B) “Chega então a hora dele encarar a vida fora do universo protegido da sua família e de suas fantasias, e ir para a escola se relacionar com as crianças, professores e todo o universo escolar.” (3º§)
(C) “Desde que nasceu sua família se dedica aos seus cuidados, buscando suprir suas necessidades afetivas, de saúde e escolares, mas também, protege-o dos olhares de estranhamento dos outros.” (2º§)
(D) “Um filme que toca na ferida narcísica de todos os pais, do medo de gerar um filho que não seja perfeito, à sua imagem e semelhança, que necessite de cuidados especiais e, principalmente, que sofra bullying e tenha dificuldade para ser aceito.” (5º§)
GABARITO.
QUESTÃO 03
FMO 2019: Considerando a expressão das ideias e argumentos apresentados pela autora no texto em análise, pode-se afirmar que:
(A) O leitor é submetido a uma avaliação rígida e específica, de acordo com critérios técnicos, da obra “Extraordinário”.
(B) A partir da descrição e análise da obra citada, apresenta-se uma avaliação que expressa parcial aprovação segundo alguns critérios da autora.
(C) As comparações e referências a outros textos são empregadas como importante recurso textual para a fundamentação da tese exposta.
(D) No texto, a aprovação ou desaprovação do filme citado “Extraordinário” relaciona-se diretamente com o ponto de vista do leitor como agente atuante no processo de compreensão textual.
GABARITO.
QUESTÃO 04
FMO 2019: A regência vista em “Após assistir ao filme Extraordinário” demonstra a correta relação do verbo com seu complemento de acordo com a norma padrão da língua; tal correção só NÃO pode ser reconhecida em:
(A) É necessário responder a todas as questões que foram propostas.
(B) À regulamentação não obedece desde que assumiu o cargo de chefia.
(C) O discurso não foi tão interessante a ponto de agradar o público ali presente.
(D) Certo é que toda ação implica uma reação que pode apresentar resultados distintos.
GABARITO.
QUESTÃO 05
“Abre espaço para que possam surgir identificações com os outros, ou simplesmente um encontro humano.” (6º§)
FMO 2019: O trecho destacado anteriormente demonstra uma relação de sentido pretendida pelo enunciador a partir do emprego da conjunção “ou” que
(A) indica a importância de duas situações advindas da ação de “abrir espaço” expressa anteriormente.
(B) demonstra a existência de um contraste entre duas situações diferentes que são resultados de uma ação anterior.
(C) possibilita um questionamento acerca da validade da ação expressa a partir do filme em análise, “Extraordinário”.
(D) de forma explícita, demonstra a possibilidade de que haja uma alternância entre duas situações ou duas possibilidades.
GABARITO.
QUESTÃO 06
FMO 2019: Acerca das definições e características do texto literário, analise as afirmativas a seguir.
I. É fundamental que um texto literário apresente em sua construção versos, rimas e palavras diferentes das que usamos no dia a dia.
II. Dentre as características do texto literário, pode-se observar que o conteúdo tratado aproxima-se sempre do ficcional refletindo a realidade, mas não a retratando.
III. A linguagem literária diz respeito a uma linguagem em que se encontram recursos expressivos que demonstram uma linguagem pessoal.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
(A) I.
(B) III.
(C) I e II.
(D) II e III.
GABARITO.
QUESTÃO 07
FMO 2019: Observe, a seguir, o cartum de Laerte para resolver a questão proposta.
A periodização da literatura brasileira tem seu início marcado pelo chamado “Quinhentismo”, em que os textos escritos no Brasil tinham finalidades específicas relacionadas ao contexto das grandes navegações e exploração da terra recém-descoberta. Considerando-se tais aspectos, pode-se afirmar que no cartum de Laerte:
(A) É possível identificar que a visão do colonizado em relação ao colonizador é traduzida por meio das imagens apresentadas.
(B) Ocorre o registro do choque cultural entre colonizadores e colonizados por meio de uma construção negativa da imagem dos dois grupos relacionados.
(C) Há uma crítica em relação aos verdadeiros objetivos da colonização, principalmente o da catequização em que os jesuítas eram os principais agentes diante dos colonizados.
(D) É possível observar a herança temática deixada pela literatura quinhentista em que são demonstradas finalidades tais como a busca de riquezas pelos colonizadores.
GABARITO.
QUESTÃO 08
FMO 2019: O período anterior ao Modernismo, o chamado Pré-Modernismo, é uma época de sincretismo cultural em que, ainda que os autores apresentassem tendências realistas-naturalistas e simbolistas, em suas obras é possível observar, como novidades:
(A) A narrativa de ação e de aventura e as descrições e adjetivação idealizantes.
(B) A consciência trágica da efemeridade do tempo e a influência de ideias iluministas.
(C) O conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica e o gosto por raciocínios complexos.
(D) O interesse pela realidade brasileira e a busca de uma linguagem mais simples e coloquial.
GABARITO.
QUESTÃO 09
FMO 2019: Algumas características da linguagem da poesia modernista podem ser observadas no poema a seguir de Cassiano Ricardo. Considere-o para a questão proposta.
Metamorfose
Meu avô foi buscar prata
mas a prata virou índio.
Meu avô foi buscar índio
mas o índio virou ouro.
Meu avô foi buscar ouro
mas o ouro virou terra.
Meu avô foi buscar terra
e a terra virou fronteira.
Meu avô, ainda intrigado,
foi modelar a fronteira:
E o Brasil tomou a forma de harpa.
(Cassino Ricardo. Martim Cererê, José Olympio:
1974, Rio de Janeiro, 13ª edição.)
No poema “Metamorfose” de Cassiano Ricardo é possível identificar:
(A) A aproximação entre a língua literária escrita e a língua falada pelo povo brasileiro na busca de uma língua genuinamente brasileira.
(B) O nacionalismo dos primeiros modernistas, a valorização de nossas tradições e cultura, assim como nosso passado histórico-cultural.
(C) A valorização do passado mantendo características dos movimentos passadistas em geral como, por exemplo, a poesia parnasiana.
(D) O desprezo pelo rigor das regras gramaticais, principalmente aquelas ditadas pela gramática lusitana, mas distantes da realidade brasileira.
GABARITO.
QUESTÃO 10
Soneto de contrição
Eu te amo, Maria, eu te amo tanto
Que o meu peito me dói como em doença
E quanto mais me seja a dor intensa
Mais cresce na minha alma teu encanto.
Como a criança que vagueia o canto
Ante o mistério da amplidão suspensa
Meu coração é um vago de acalanto
Berçando versos de saudade imensa.
Não é maior o coração que a alma
Nem melhor a presença que a saudade
Só te amar é divino, e sentir calma...
E é uma calma tão feita de humildade
Que tão mais te soubesse pertencida
Menos seria eterno em tua vida.
(Vinicius de Morais. Obra poética.
Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1968.)
FMO 2019: A composição do poema demonstra o emprego de recursos tais como sonoridade, ritmo das palavras, função poética da linguagem, métrica, rima etc. Considerando-se alguns elementos poéticos é correto afirmar que:
(A) Os versos de Vinicius de Moraes são um exemplo da criação dos poetas modernos do século XX identificados como versos livres.
(B) A forma fixa demonstrada na composição do poema é denominada haicai, forma tradicional e muito utilizada na literatura brasileira.
(C) O poema é uma composição de forma fixa sendo formado por dois quartetos e dois tercetos, havendo semelhança sonora no final de pares de versos.
(D) Cada uma das estrofes apresenta um grupo de versos cuja métrica poética é única para cada um deles, não havendo nenhum que seja equivalente ao outro neste aspecto.
GABARITO.
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