PUC-RJ: Em relação aos grupos funcionais (I), (II) e (III), presentes no composto orgânico abaixo, é correto afirmar que

PUC-RJ: Em relação aos grupos funcionais (I), (II) e (III), presentes no composto orgânico abaixo, é correto afirmar que


(A) (III) é um grupo funcional mais ácido que (I).

(B) (III) é um grupo funcional tão básico quanto (II).

(C) (III) é um grupo funcional tão ácido quanto (I).

(D) (III) é o grupo funcional mais básico.

(E) (I) é o grupo funcional mais ácido.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-RJ: O rádio (Ra) é um elemento usado em medicina nuclear, na forma de cloreto de rádio, para formar, por decaimento radioativo, o radônio (Rn), gás usado no tratamento do câncer.

RESOLUÇÃO:
(I) é um fenol, (II) é uma amina e (III) é uma amida. Dentre os três grupos funcionais, o fenol é o mais ácido. Isso se deve ao efeito do anel aromático que estabiliza a sua base conjugada, facilitando o processo de dissociação.

O grupo funcional mais básico é a amina (II). Isso se deve ao par de elétrons isolados do nitrogênio, que pode ser doado para um próton. (III) não apresenta caráter básico pelo efeito retirador de elétrons da carbonila, que torna o par de elétrons isolados do nitrogênio menos disponível para a doação.

A) INCORRETA. Dentre os três grupos funcionais, o fenol é o mais ácido.
B) INCORRETA. (II) é uma amina, portanto é mais básica que (III), que é uma amida.
C) INCORRETA. (I) é o grupo funcional mais ácido dentre os três.
D) INCORRETA, (II) é o grupo funcional mais básico.

CORRETA. Dentre os três grupos funcionais, (I) é o mais ácido. Isso se deve ao efeito do anel aromático que estabiliza a sua base conjugada, facilitando o processo de dissociação.

GABARITO:
(E) (I) é o grupo funcional mais ácido.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-RJ: O hexafluoreto de urânio (UF6) é um composto volátil de urânio que pode ser manipulado de forma a separar fisicamente o ²³⁵U do ²³⁸U por difusão gasosa.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-RJ 2019.1 com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários