ENEM 2019: Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim

QUESTÃO 01  - FILOSOFIA - Kant ENEM 2019 (QUESTÃO 070 -  AMARELA  / 078 -  AZUL  / 087 - BRANCA / 082 -  ROSA ) TEXTO I ENEM 2019...
QUESTÃO 01 - FILOSOFIA - Kant

ENEM 2019
(QUESTÃO 070 - AMARELA / 078 - AZUL / 087 - BRANCA / 082 - ROSA)

TEXTO I

ENEM 2019: Duas coisas enchem o ânimo de admiração e veneração sempre crescentes: o céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim.
KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa:
Edições 70, s/d (adaptado).

TEXTO II

Duas coisas admiro: a dura lei cobrindo-me e o estrelado céu dentro de mim.
FONTELA, O. Kant (relido). In: Poesia completa.
São Paulo: Hedra, 2015.

A releitura realizada pela poeta inverte as seguintes ideias centrais do pensamento kantiano:

a) Possibilidade da liberdade e obrigação da ação.

b) Aprioridade do juízo e importância da natureza.

c) Necessidade da boa vontade e crítica da metafísica.

d) Prescindibilidade do empírico e autoridade da razão.

e) Interioridade da norma e fenomenalidade do mundo.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENEM 2019: De quantas maneiras diferentes podem ser formadas essas quatro duplas?

RESOLUÇÕES:

RESOLUÇÃO 01 (Cussos Objetivo):
O poeta inverte a fala de Kant, ao dizer que a Lei pesa sobre sua cabeça e o céu estrelado se encontra dentro dele. Nesse sentido, critica-se o conceito de interioridade da norma e a fenomenologia do mundo.

RESOLUÇÃO 02 (Oficina do Estudante):
O poeta inverte o conceito de interioridade da norma moral, característica central da deontologia kantiana, ao afirmar que a lei “cobre o individuo”, ou seja, é externa a ele. Ademais, ao afirmar que “o céu estrelado está dentro de mim, o poeta nega a exterioridade do mesmo, característica da fenomenologia kantiana.

RESOLUÇÃO 03 (ETAPA):
No texto I, o filósofo alemão Immanuel Kant destaca, de um lado, a exterioridade do mundo fenomênico com a metáfora do céu estrelado; por outro lado, a lei moral representa a interioridade da norma presente no sujeito. Essas ideias centrais do pensamento kantiano são, no texto II, invertidas pela poeta Orides Fontela.

RESOLUÇÃO 04 (COC):
“O céu estrelado sobre mim e a lei moral em mim”. A famosa frase de Immanuel Kant (1724-1804), convertida em seu epitáfio e parodiada pelo poema de Orides Fontela, associa-se a duas contribuições de tal pensador. A primeira é conhecida como revolução kantiana, ou seja, uma perspectiva filosófica que apregoa a primazia do sujeito do conhecimento em relação ao objeto do conhecimento. A segundo, por sua vez, remete- se ao que Kant chama de imperativo categórico, isto é, um conjunto de princípios morais interiorizados em todo ser humano.

GABARITO:
e) Interioridade da norma e fenomenalidade do mundo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
As 10 questões mais difíceis do ENEM 2019 com resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo