FUVEST 2020: Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade

FUVEST 2020
(QUESTÃO 090 - V / 011 - K / 085 - Q / 048 - X / 050 - Z)

FUVEST 2020: Se muita gente hoje enxerga a Terra como um sistema dinâmico de conexões entre atmosfera, águas, rochas e biodiversidade, isso se deve, em larga medida, a Alexander von Humboldt (1769 – 1859).

O vulcão Chimborazo (6.268 m de altitude), no atual Equador, foi utilizado por Humboldt como exemplo para apresentar com clareza, pela primeira vez, como cada faixa altitudinal em regiões montanhosas é um microcosmo de climas e biodiversidade.
Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/. Adaptado.

Representação esquemática do vulcão Chimborazo

Representação esquemática do vulcão Chimborazo
Disponível em https://www.pinterest.com/. Adaptado. 2019.

Considerando a relação entre vegetação e altitude, da base até o topo das zonas do vulcão representado, é possível obter a sequência:

(A) Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Floresta Tropical, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

(B) Floresta Temperada, Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Exposição de Rocha, Tundra, Neve e Gelo.

(C) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Floresta Temperada, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

(D) Floresta Tropical, Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

(E) Floresta Tropical, Floresta de Coníferas, Tundra, Floresta Temperada, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

QUESTÃO ANTERIOR:
FUVEST 2020: No Brasil, várias cidades registram ocupação irregular de encostas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra (também chamados de escorregamentos).

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo)
Regiões montanhosas apresentam diferentes fatores de formação vegetal relacionados a condições climáticas, como temperaturas, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio e umidade, quando essas montanhas se situam em regiões de baixas latitudes.

Em áreas mais baixas, o ar mais quente, denso e úmido favorece a formação da floresta tropical mais diversificada, latifoliada e perenifólia; altitudes médias revelerão formações vegetais caducifólias típicas das florestas temperadas; na sequência, em altitudes maiores, aparecem formações homogêneas tais como se apresentam as coníferas.

Em regiões superiores a 3000 metros, geralmente, não são identificadas coberturas vegetais, permitindo a exposição de rochas. Em seguida, ocorre a neve que responde a uma forma de precipitação em temperaturas muito baixas; por fim, o gelo, o estado sólido da água cristalizada em aspecto vítreo e semitransparente, em áreas em que raramente as temperaturas sobem acima de 0°C.

GABARITO:
(D) Floresta Tropical, Floresta Temperada, Floresta de Coníferas, Tundra, Exposição de Rocha, Neve e Gelo.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova FUVEST 2020 com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários