UNICAMP 2020: Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929

UNICAMP 2020: Na Era da Catástrofe (1914-1945), com a Grande Depressão desencadeada pela crise de 1929, tornava-se cada vez mais claro que a paz, a estabilidade social, a economia, as instituições políticas e os valores intelectuais da sociedade liberal burguesa entraram em decadência ou colapso.
(Adaptado de E. J. Hobsbawm, Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991.
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 112.)

A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre o período histórico que vai de 1914 a 1945, é correto afirmar:

a) A crise de 1929 e as guerras mundiais levaram ao colapso do liberalismo político e econômico na Europa e, ao mesmo tempo, à expansão das democracias liberais em países africanos e do Oriente Médio.

b) As soluções para a crise de 1929 centraram-se em um aprofundamento das políticas liberais do New Deal, que promoviam responsabilidade fiscal e diminuição do papel do Estado como motor de desenvolvimento.

c) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.

d) Verificou-se nesse período o colapso das democracias liberais, com a ascensão do totalitarismo na Europa, e o aumento das liberdades econômicas, com a diminuição do papel do Estado como solução para a crise de 1929.

QUESTÃO ANTERIOR:
UNICAMP 2020: Os números indicam que antes da abolição de 1888 restavam pouco mais de setecentos mil escravos no Brasil.

RESOLUÇÃO:
Alternativa cita alguns aspectos importantes da conjuntura compreendida pelo Período Entreguerras (acrescentando-lhe as duas Guerras Mundiais), a saber: colapso de algumas democracias europeias (Itália, Alemanha e Espanha, embora esse regime tenha se mantido na maior parte da Europa Ocidental), a ascensão dos totalitarismos de esquerda e de direita e a busca da autarquia econômica, como meio de assegurar a independência das nações.

GABARITO:
c) São marcos da crise do liberalismo na Europa: o colapso das principais democracias, a ascensão de governos totalitários e autoritários e a descrença no livre-mercado após a crise de 1929.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- UNICAMP 2020: A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico extravagante ganha força no Brasil.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNICAMP 2020 (1ª Fase) com Gabarito e Resolução

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários